Trilhas da Cena

Atuação (atriz/ator)

Foto: Rafael Freire

Rejane Faria

Rejane Faria é uma artista multitalentos de BH que divide seu ofício entre ser atriz, diretora, professora, dubladora e apresentadora.

Na juventude já mostrava sua inclinação artística cantando numa banda de garagem (formada por amigos do bairro Lagoinha) que se apresentava em barzinhos à noite e participava de festivais de música no interior de Minas.

Mais tarde, já casada e mãe de dois filhos, viu- se encantada pelo grupo de teatro dos Correios, empresa onde trabalhou na área cultural e descobriu que ser atriz era seu verdadeiro destino.

Mesmo tendo começado sua carreira cênica na idade adulta, nunca se deixou desanimar e buscou oportunidades para atuar e integrar-se no meio artístico.

Procurando sempre a aprendizagem e o aperfeiçoamento, Rejane estudou Artes Cênicas no Uni-BH e depois formou-se em Teatro pela Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG.

Rejane Faria Read More »

Retrato de Yara. Foto: Fábio Audi

Yara de Novaes

Sou atriz, fundamentalmente atriz. Daí vem minha a imaginação para dirigir um espetáculo, montar uma aula, pensar um projeto.

Escolhi ser atriz desde que, aos 14 anos, levada por minha irmã, Denise, assisti a um espetáculo no auditório da Universidade Católica de Minas gerais, em que uma atriz (que infelizmente não sei quem é) num foco amarelado, feito por um refletor ordinário, conseguia, sozinha, criar matéria, energia, espaço e tempo.

Em 1982, entrei como bolsista na oficina de teatro de Pedro Paulo Cava e nunca mais deixei de trabalhar com aquilo que me salvou, libertou, soltou, melhorou.

Fundei e participei de três companhias de teatro: Grupo Teatral Encena e Odeon Companhia Teatral, em Belo Horizonte; e Grupo 3 de Teatro, em São Paulo. Nelas pude me experimentar em diversos papéis, nelas me formei como diretora e tive grandes parceiros e parceiras. Também fora delas tudo isso aconteceu.

Também sou professora de teatro, desde 1992. Trabalhei na PUC Minas, UNI-BH, UFPE e FAAP-SP.

Yara de Novaes Read More »

Denise Stutz

Denise Stutz iniciou seus estudos de dança em Belo Horizonte. Em 1975, fundou o Grupo Corpo ao lado de outros 10 bailarinos. Trabalhou com Lia Rodrigues como bailarina, professora e assistente de direção. Também foi professora do curso técnico da Escola Angel Vianna.

Denise Stutz Read More »

Cecilia Ripoll

Cecilia Ripoll é dramaturga, diretora, atriz e professora. Formou-se em Licenciatura em Artes Cênicas pela UNI-RIO.

De 2016 para cá se intensificou na atividade como autora, escrevendo diversos textos para teatro, dentre adultos e infantis, dentre os de idealização própria e também a convite de coletivos parceiros.

Foi indicada ao Prêmio Shell RJ 2023 pelo texto PANÇA (Dir. Cecilia Ripoll / Codireção Amanda Piava) e ao Shell RJ 2018 pelo texto ROSE (Dir. Vinicius Arneiro).

Cecilia Ripoll Read More »

Foto: Guto Muniz

Daniele Avila Small

Daniele Avila Small (Rio de Janeiro, 1976) é Doutora em Artes Cênicas pela UNIRIO (2019), Mestra em História Social da Cultura pela PUC-Rio (2013) e Bacharel em Teoria do Teatro pela UNIRIO (2009). É idealizadora e editora da Questão de Crítica, projeto indicado ao Prêmio Shell em 2023 pelos 15 anos da revista e atividades voltadas ao teatro durante a pandemia.

Daniele Avila Small Read More »

Foto: Daniel Barboza

Miwa Yanagizawa

Nascida na zona sul da capital paulista, mora na cidade do Rio de Janeiro desde 1985. Artista amarela, de ancestralidade japonesa, é atriz, diretora e professora de teatro. Graduada em Artes Cênicas pela Faculdade da Casa de Artes de Laranjeiras (RJ). Fundadora do Areas Coletivo (2012), juntamente, com Maria Silvia Siqueira Campos, Liliane Rovaris e Camila Márdila. Integrou a ciateatroautônomo, dirigida por Jefferson Miranda, por 17 anos (1996-2013). Participou, ainda, nos anos 90, da Cia Ensaio Aberto e da Cia Ser Tão Criação Cênica, dirigidas por Luiz Fernando Lobo e Ticiana Studart, respectivamente. Iniciou os estudos em Artes Cênicas na Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO) assim que chegou à cidade, porém, o curso ficou incompleto para se profissionalizar. Estreou nos palcos em 1988 com Cinderela Chinesa, uma peça infantil dirigida por Luiz Duarte, no Teatro Nelson Rodrigues. Na direção, o primeiro espetáculo foi Camarim 571 (2004), uma peça de formatura da Escola de Teatro do Sated que ficava no Retiro dos Artistas. Eram histórias colhidas de artistas-residentes do Retiro e contava com a participação delas/deles. No audiovisual, o primeiro trabalho foi em Filhos do Sol, série produzida pela TV Manchete (1991). Trabalhou como diretora-pedagoga no Grupo Nós do Morro, de 2000 a 2010, e, ainda, participou da formação inicial e da criação de espetáculos do Grupo Código, na cidade de Japeri (RJ), pelo Tempo Livre, projeto em parceria do Nós do Morro com o SESC/RJ. Lecionou na Escola SESC de Arte Dramática (ESAD/RJ) e no Núcleo de Formação em Expressões Artísticas, do SESC Niterói (2021/22). Desde 2013, ministra cursos e oficinas a partir de uma pesquisa sobre a escuta para atrizes e atores desenvolvida pelo Areas Coletivo. Premiada em diversas categorias, criou parcerias artísticas fecundas como diretora e atriz. Atua em novelas, séries e filmes.

Miwa Yanagizawa Read More »

ROHAN BARUCK | Foto: Stephany Lopez

Rohan Baruck

Produtor de Teatro, atualmente colabora com as companhias de teatro Contra Bando de Teatro (Complexo do Alemão -RJ), Cia Cerne (São João de Meriti-RJ) e é cofundador do Grupo Raiz (São João de Meriti – Rio de Janeiro – Rio Grande do Sul). Foi responsável pela direção do espetáculos “Querido, Eu”, “Na Moral”, “Bolor”, “No seu andar”, “Maldita” e “João Caetano ou Morte – Um ensaio com Luiz Gama”.

Rohan Baruck Read More »

Foto: Leandro Miranda

Carolina Correa

Atriz, diretora, performer e idealizadora do Encontro Latinoamericano de Teatro (ELA). Dirige, investiga e atua em obras auto-ficcionais.

Dirigiu o curta “ANA” ganhador do prêmio de melhor atriz e curta-metragem autoficcional em “Cannes World Film Festival 2022”.

Mestranda em Artes pela UEMG, Pós-Graduada em “Teatro de los Sentidos” 2021 / Universidad de Girona / Espanha e Pós- Graduada em Performance e Arte pela Faculdade Angel Vianna – 2013 – Rio de Janeiro.

Graduada em Comunicação Social pela PUC MG – 1998 e Professora de Língua Espanhola – Colégio Rudolf Steiner MG – Waldorf.

Fundadora do Grupo Dos Dois, da Soller Centro de Artes e Coordenadora Internacional do Corredor Latinoamericano de Teatro.

É curadora internacional do Festival “Tiradentes em Cena” e produtora internacional do FIT BH / 2022.

Nas artes cênicas, Carolina Correa foi indicada ao prêmio de melhor atriz / Prêmio Sinparc 2011. Participou do Laboratório de Ator e do Grupo Tá na Rua, de Amir Haddad, no Rio de Janeiro em 2006 e se juntou ao “Núcleo de Treinamento do Ator”, sob a direção de Pedro Paulo Cava, em Belo Horizonte. E foi sob a direção de Cava que realizou algumas de suas obras como “As Rosas do Rosa” de 2005 e “Mulheres de Hollanda”, de 2007 a 2009.

Atua desde abril de 2013 nos solos autoficcionais “Carolina, Lorca”, TROMBO, ROMA e 999 apresentados em diversos festivais no Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Cuba e Espanha. Participa também de documentários, curtas-metragens e campanhas publicitárias.

Carolina Correa Read More »