Na Quinta Dor
De Dora de Assis
direção: Joana Dória e Lara Coutinho
Realização: Dora de Assis
Em “Na Quinta Dor”, Dora de Assis revisita um período traumático de sua vida: em menos de dois meses, enfrentou um abscesso retrofaríngeo, uma sutura no pé e uma apendicite que revelou um câncer — episódios agravados por negligência médica. Longe de ser um relato sombrio, a peça usa ironia e leveza para explorar como o corpo armazena memórias e como a criação artística pode ser um antídoto contra a violência.
A narrativa entrelaça histórias pessoais com reflexões sobre educação (Dora é professora de artes) e herança familiar (filha dos artistas Lucília de Assis e Alexandre Dacosta). O cenário, composto por 70 sacos que gotejam fluidos, e o figurino fragmentado (feito por sua mãe) materializam a fragilidade e a resiliência humana. A trilha sonora, assinada por Bruno Fidalgo (namorado de Lucília) e com uma música de Tomás Dacosta (seu irmão), completa essa experiência sensorial.
Dora de Assis é atriz, dramaturga, artista visual e escritora. Filha dos multiartistas Lucília de Assis e Alexandre Dacosta (da dupla satírica Claymara Borges & Heurico Fidélis), herdou o olhar crítico e o humor ácido que marcam seus trabalhos. No teatro, coescreveu e atuou em Felicidade à Venda (2024) com seus pais, e estreou como autora em ponto ZER0 (2023). No cinema, destacou-se em Homem com H (Esmir Filho) e Mário de Andrade, O Turista Aprendiz (Murilo Salles). Publicou os livros Poesia Rouca (2020) e Lagartixa Sem Rabo (2025), e na TV integrou o elenco de Malhação: Toda Forma de Amar. Formada em Artes Visuais (UERJ) e Licenciatura em Artes Cênicas (Célia Helena), une em Na Quinta Dor suas vivências como artista, educadora e sobrevivente.
Serviço
Temporada: 4 a 26 de julho de 2025 – sextas e sábados, às 19h
Local: Centro Cultural da Justiça Federal
Endereço: Av. Rio Branco, 241, Centro, Rio de Janeiro
Valor dos ingressos: R$ 60 (inteira) e R$30 (meia)
Venda de ingressos online aqui
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
Ficha Técnica e artística
Dramaturgia e atuação: Dora de Assis
Direção: Joana Dória e Lara Coutinho
Direção de movimento: Henrique Arruda
Figurino: Rui Cortez e Lucília de Assis
Trilha sonora: Bruno Fidalgo e Tomás Dacosta
Luz: Gabriel Rochlin
Técnica de palco: Giulia Padovan e Fernanda Cabral
Assessoria de imprensa: Catharina Rocha
Operador de som: Bruno Fidalgo
Operadora de luz: Julia Morais