Histórias Veladas
Direção: Marta Paret
com atuação de Ângela Câmara, Beatriz Marques, Dayse Pozato, Flávia Fafiães e Marta Paret
O espetáculo é construído a partir de temáticas do universo feminino, como assédio e sexualidade, relacionamentos abusivos, aborto, bullying, maternidade e transição de gênero. “Quando idealizei a peça eu tinha acabado de ler o livro Explosão Feminista, da Heloísa Buarque de Holanda, ela ainda assinava assim.
O livro me provocou de maneira vigorosa. E eu percebi que era muito importante trazer pro teatro nosso universo feminino, a partir das nossas vivências. Por outro lado, venho pesquisando, há 15 anos, a arte dramática fora do espaço convencional”, pontua Marta, que em 2020 recebeu uma indicação ao Prêmio APTR.
O espaço cênico é formado por uma instalação de luz, que também delimita o contato com o público. A proximidade de atrizes e público contribui para o tom intimista do espetáculo e convida o espectador a uma experiência sensitiva, que vai além do assistir, tornando-o um cúmplice. A iluminação de Paulo Denizot, indicada ao Prêmio Shell (2020), é o fio condutor do espetáculo, quase uma personagem, que mistura a realidade das histórias reveladas ao tom onírico do lugar da lembrança.
Serviço
Datas e Horários: 19 de julho a 08 de agosto | sábados, às 19h30
Local: Retrato Espaço Cultural
Endereço: Rua Benjamin Constant, 117 – Glória, Rio de Janeiro – RJ
Valor: R$ 60,00 (inteita) e R$ 30,00 (meia)
Ingressos antecipados aqui ou na bilheteria
Ficha Técnica e artística
Direção: Marta Paret
Elenco: Ângela Câmara, Beatriz Marques, Dayse Pozato, Flávia Fafiães e Marta Paret (atrizes que também assinam seus textos)
Desenho de luz: Paulo Denizot
Vídeo: Luciana Maia
Fotos: Fernando Ocazione