Os Griôs
De Loly Nunes
Com: Ricardo Lopes, Hugo Germano, Éder Martins de Souza, Flávia Enne, Taty Aleixo, Natan Garcia, Eurico Nascimento
Direção: Loly Nunes
Realização: Cia. Fanfarra Carioca
A Cia. Fanfarra Carioca, que completa quatro décadas de atividades, apresenta Os Griôs, espetáculo musical infantojuvenil que dá continuidade à pesquisa para uma dramaturgia decolonial iniciada em 2013 pela diretora e dramaturga Loly Nunes. A montagem visa ampliar a inclusão, o protagonismo de artistas negros e construir uma educação antirracista baseada na pluralidade.
Na África, os griôs são considerados bibliotecas vivas, guardiões de histórias passadas de geração em geração através da tradição oral. No espetáculo, os artistas cantam e contam histórias sobre os Impérios Africanos, a origem dos Griôs e a força das tradições orais, com 80% das músicas autorais, como “Ciranda dos Griôs da Alegria”, “Anansi – o Homem Aranha”, “O Império do Mali”, “Tia Ciata” e “Dom Obá”.
O enredo ressalta a rica contribuição dos africanos para a construção da cultura brasileira e o surgimento da capoeira, do samba e do carnaval. A narrativa inicia nos antigos Impérios da África Ocidental, na região do Sahel, e termina na Pequena África, situada na extinta Praça Onze no Rio de Janeiro.
As histórias trazem personagens reais raramente mencionados nos livros de história, como Dom Obá II, que se dizia herdeiro de um reino na África. Seu pai, Bemvindo da Fonseca Galvão, era filho do Rei Alafin Abiodun Atiba do Império de Oyo. Entre as narrativas estão os Contos de Ananse – o Homem Aranha – sobre a origem dos Griôs, e o Épico de Sundiata Keita e o Império do Mali, que superou uma deficiência física para unificar os reinos fragmentados da região.
Serviço
Datas e horários: 9 a 31 de agosto | sábados e domingos, às 16h
Local: Teatro Glaucio Gill
Endereço: Praça Cardeal Arcoverde, s/n, Copacabana, Rio de Janeiro (RJ)
Tipo de espetáculo: Pago
Preços: R$ 40 (inteira), R$ 20 (meia)
Compra ou retirada de ingressos na bilheteria
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: Livre – indicado a partir dos 6 anos
Acessibilidade: Apresentação com intérprete de LIBRAS no domingo. Bate-papo sobre acessibilidade com Sidney Mattos no dia 10 de agosto.
Ficha artística e técnica
Roteiro e direção: Loly Nunes
Figurino e cenário: Marcos Arruzzo
Adereços: Márcia Marques
Coreografias: Arthur Rosas
Direção Musical: Célio Maia
Iluminação: Djalma Amaral
Produção Executiva: Suelem Santos
Atores: Ricardo Lopes, Hugo Germano
Dançarino: Éder Martins de Souza
Músicos: Flávia Enne, Taty Aleixo, Natan Garcia, Eurico Nascimento
Assessoria de imprensa: Alessandra Costa
Responsável pelas informações aqui apresentadas: Alessandra Costa
Caso encontre um erro ou divergência de dados, favor entrar em contato enviando mensagem para alessandracostadivulga@gmail.