MPB - Amor, Guerra e Paz
De: Daniel Cortez
Direção: Daniel Cortez
Realização: Laboratório de Dança Daniel Cortez
Ao som de músicas populares e traduzindo em corpo e movimento a alma do povo brasileiro, o espetáculo “MPB – Amor, Guerra e Paz” revela um Brasil que resiste, sonha e canta, apesar das adversidades. O espetáculo estreia no dia 3 de setembro (quarta-feira), às 19h, no Teatro Raul Cortez. A entrada é gratuita e a sessão conta com tradução em libras e audiodescrição.
Partindo de um recorte histórico que se inicia nos anos de chumbo, a obra revisita o passado para pensar o presente, revelando a força de um povo que canta mesmo diante da censura, dança mesmo em meio à dor, e se reinventa a cada batida. E assim, a peça propõe uma travessia poética e rítmica, em que cada dança é um capítulo da trajetória desta nação. “É também um convite à nostalgia, a revisitar músicas e momentos, bons e ruins, de uma época que perdura até os dias atuais”, conta Daniel Cortez, coreógrafo e diretor da companhia Laboratório de Dança Daniel Cortez.
Do samba à tropicália, da canção de protesto ao canto de amor, o espetáculo convida o público a se reconhecer na pluralidade que é ser brasileiro — com suas alegrias, contradições e afetos. “O espetáculo descreve um pouco do povo brasileiro que, mesmo enfrentando tantos problemas políticos, culturais e sociais, nunca perdeu a fé por dias melhores.”
Inspirado por grandes nomes da música popular brasileira, Chico Buarque e Geraldo Vandré são pilares de um repertório que marcou época e serviu de base para a criação. “Eles foram de grande mestria para a MPB e para a construção dessa peça. A música popular brasileira é mais que trilha sonora: é memória coletiva, é grito de liberdade, é celebração da vida”, destaca o coreógrafo.
Serviço
Datas e horários: 3 de setembro | quarta-feira, às 19h
Local: Teatro Raul Cortez
Endereço: Praça do Pacificador, s/n, Centro, Duque de Caxias (RJ)
Tipo de espetáculo: Gratuito sem ingresso
Compra ou retirada de ingressos na bilheteria
Classificação indicativa: 14 anos
Ficha artística e técnica
Coreografia e Direção: Daniel Cortez
Assistência de Direção: Estêvão Freitas
Elenco: Andressa Rodrigues, Beatriz Otília, Beatriz Nascimento, Daniel Cortez, Estêvão Freitas, Kaylane Graciano, Juliano Costa, Patrini Sales
Figurino: Beatriz Otília
Visagismo: Andressa Rodrigues
Trilha Sonora: Daniel Cortez e Estêvão Freitas
Cenografia: Estêvão Freitas e Daniel Cortez
Iluminação: David Israel
Operação de Som: Igor Munhóz
Produção: Luciana Ezarani
Assistência de Produção: Angel Beatriz
Consultor em Acessibilidade: Gilson Moreira
Intérprete de Libras: Yolan Fernandes
Fotografia: Aline Baptista
Social Media: Rebeca Pereira
Filmagem: Alexandre Guimarães
Assessoria de Imprensa: Monteiro Assessoria
Responsável pelas informações aqui apresentadas: Higor de Souza – Monteiro Assessoria
Caso encontre um erro ou divergência de dados, favor entrar em contato enviando mensagem para higordesouzasantana@gmail.com.