Trilhas da Cena

Traças

De: Daniella Rougemont

Com: Tenca Silva

Direção: Marcela Rodrigues

Realização: Troupp Pas D’argent

Foto: Guto Cesar
Foto: Guto Cesar

A premiada diretora Marcela Rodrigues assina a direção de Traças, o 6º espetáculo da Troupp Pas D’argent, que estreia dia 20 de novembro, no Mezanino do Sesc Copacabana. Há 19 anos em atividade no cenário teatral brasileiro, a companhia carioca desenvolve uma pesquisa cênica e corporal que aborda importantes questões sociais, e, desta vez, volta o olhar para as raízes e a realidade do subúrbio do Rio de Janeiro em uma eletrizante tragicomédia que explora segredos, crimes e a fragilidade das relações familiares.

 

Com inspiração no cinema latino-americano, a peça constrói um thriller de humor ácido e ritmo pulsante. Traças apresenta uma multinarrativa dinâmica onde a cena se desdobra em primeiro, segundo e terceiro plano simultaneamente, exigindo um trabalho visceral e latente do elenco de 8 atores, que em cena, dão vida a personagens que se despem de conceitos morais desafiando as noções de “família tradicional”, tão enraizadas no discurso moralista e conservador da sociedade brasileira, especialmente nos discursos extremistas e de setores religiosos fundamentalistas.

 

A trama central gira em torno da Família Machado, recém-chegada a Inhaúma, que tem um jantar de comemoração interrompido pela visita inesperada da Família Soares. O que era para ser uma noite comum se transforma em pesadelo quando os visitantes descobrem um segredo devastador guardado pelos anfitriões.

 

A peça usa a imagem da traça como uma poderosa metáfora: “Assim como as traças destroem silenciosamente por onde se infiltram, segredos escondidos podem gradualmente corroer o tecido familiar, levando a consequências devastadoras”, explica a diretora. “Traças” vai além do drama familiar ao abordar temas urgentes como sequestro, desaparecimento e inversão de valores, fazendo uma crítica incisiva à banalização da violência e à moralidade seletiva.

Serviço

Datas e horários: 20 de novembro a 14 de dezembro de 2025 | quintas, sextas, sábados e domingos, às 20h30

Local: Sesc Copacabana – Mezanino

Endereço: R. Domingos Ferreira, 160 – Copacabana, Rio de Janeiro – RJ, 22050-012

 

Tipo de espetáculo: Pago

Preços: R$30 inteira | R$15 meia

Informações sobre compra ou retirada de ingressos aqui ou na bilheteria

Classificação indicativa: 16 anos

Ficha artística e técnica

Idealização e Direção: Marcela Rodrigues

Dramaturgia: Daniella Rougemont

Elenco: Beatriz Freitas, Carolina Garcês, Isabela Catão, Jorge Florêncio, Natalíe Rodrigues, Perla Carvalho, Raffaele Casuccio e Tenca Silva

Iluminação: Luiz Paulo Nenen

Figurino: Tiago Ribeiro

Trilha Sonora: Federico Puppi

Cenografia: Marcela Rodrigues

Direção de Produção: Natalíe Rodrigues, Beatriz Freitas e Jorge Florêncio

Produção: Florêncio’s Produções

Produção Executiva: Patrícia Oliveira

Cenotécnica: Utopia Produções Artísticas e Culturais

Arte Gráfica, fotos e vídeos: Guto César

Assessoria de Imprensa: Alessandra Costa

Apoio e Realização: Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar e Troupp Pas D’argent

Responsável pelas informações aqui apresentadas: Alessandra Costa

Caso encontre um erro ou divergência de dados, favor entrar em contato enviando mensagem para alessandracostadivulga@gmail.com.

QUER TER PÁGINAS NO TRILHAS DA CENA?