Trilhas da Cena

Mostra Cena 3x4 2025

Realização: Maldita Cia. de Investigação Teatral

AGORA SOU EU QUE ENTARDEÇO | Cia da Farsa | Foto: Igor Cerqueira
POST FESTUM: SOBRE A VIOLÊNCIA MÍTICA | [conjunto vazio] e Contraponto | Foto: Igor Cerqueira

De 6 a 14 de dezembro de 2025, Belo Horizonte recebe a Mostra Cena 3×4 2025, etapa final do projeto que, ao longo do ano, reuniu artistas e grupos teatrais em um processo intenso de partilha, investigação e criação colaborativa. Nesta edição, três grupos mineiros – Cia. da Farsa, Breve Cia. e [conjunto vazio] e Contraponto <experiência> – apresentam seus trabalhos inéditos, após meses de convivência, trocas e experimentações propostas pela Maldita Cia. de Investigação Teatral, idealizadora do projeto, por meio dos artistas Anderson Feliciano, Lenine Martins, Mário Rosa e Amaury Borges.

 

No espetáculo “Agora sou eu que entardeço”, a Cia. da Farsa aborda com sensibilidade poética os desafios do envelhecimento em uma sociedade marcada pelo etarismo, propondo uma reflexão afetiva sobre o tempo, a memória e a resistência.

 

A peça “Post Festum: sobre a violência mítica” marca a participação do [conjunto vazio] e Contraponto <experiência> nesta edição do Cena 3×4. A partir da pesquisa em teatro físico, a companhia investiga os limites entre violência e festa, criando um espetáculo que provoca e mobiliza o corpo como linguagem.

 

Fechando a programação, a Breve Cia. faz a estreia de “assoviá pra chamar o vento”, em comemoração aos 10 anos de existência da companhia. Com atuação de Anair Patrícia e Renata Paz, a peça explora com humor e empatia questões como infância, masculinidade e afeto.

 

Todos os trabalhos têm dramaturgias inéditas, desenvolvidas durante o percurso do projeto, em diálogo constante entre atuação, dramaturgia e direção. Uma das novidades de 2025 foi a parceria entre o Cena 3×4 e os Núcleos de Cenografia e Figurino do Galpão Cine Horto, que acompanharam de perto as etapas de concepção e execução visual dos espetáculos.

 

A Mostra Cena 3×4 2025 foi fomentada pelo programa Funarte de Ações Continuadas 2023. Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Serviço

Datas e horários: 06 e 07 de dezembro de 2025 | sábado, às 20h e  domingo, às 19h

Local: ZAP 18

Endereço: Rua João Donada, 18, Santa Terezinha, Belo Horizonte (MG)

 

Tipo de espetáculo: Gratuito com ingresso

Preços: Gratuito

Informações sobre compra ou retirada de ingressos aqui ou na bilheteria

Ficha artística e técnica

Idealização e realização: Maldita Cia. de Investigação Teatral

Artistas responsáveis: Anderson Feliciano, Lenine Martins, Mário Rosa e Amaury Borges

Coordenação: Elba Rocha

Parceria: Galpão Cine Horto (Núcleos de Cenografia e Figurino)

Grupos participantes: Cia. da Farsa, Breve Cia. e [conjunto vazio] e Contraponto <experiência>

Fomento: Funarte de Ações Continuadas 2023

Realização: Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte

Responsável pelas informações aqui apresentadas: Cristina Sanches

Caso encontre um erro ou divergência de dados, favor entrar em contato enviando mensagem para cristinasanches@cscomunicacao.com.br.

QUER TER PÁGINAS NO TRILHAS DA CENA?