Trilhas da Cena

MITsp - Mostra Internacional de Teatro de São Paulo - 11ª Edição

 

Direção Artística: Antonio Araujo

Direção Geral de Produção: Guilherme Marques

Realização: Olhares Instituto Cultural, ECUM Central de Produção, Itaú Cultural, Sesc São Paulo, Sesi SP, Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura de São Paulo, Funarte e Ministério da Cultura – Governo Federal

TA | SOBRE SER GRANDE | Foto: Pati Guimarães
TRANSCRIÇÕES CONSANGUÍNEAS | Foto: Germania Heibe

MITsp acontece entre 06 e 15 de março de 2026, com apresentação do Ministério da Cultura, Laranjinha Itaú e Olhares Instituto Cultural, patrocínio da Vale e copatrocínio do iBT – Instituto Brasileiro de Teatro. O espetáculo História da Violência, adaptação do livro de Édouard Louis, com direção de Thomas Ostermeier e produção da Schaubühne (Berlim), faz a abertura no Teatro Liberdade.

 

A programação conta com cinco espetáculos e uma abertura de processo internacionais, oficinas, mesas de debates e conversas. A MITbr – Plataforma Brasil apresenta três espetáculos selecionados via convocatória nacional, seis espetáculos da parceria Conexões Centro-Oeste com o Itaú Cultural, duas aberturas de processos, dois espetáculos convidados e uma virada performativa inédita, o PERFORMA12h.

 

Entre os destaques internacionais estão Quem Matou Meu Pai, também de Édouard Louis dirigido por Thomas Ostermeier, com o próprio autor em cena; Do Lado de Cá, solo do dramaturgo congolês Dieudonné Niangouna sobre exílio e teatro político; Vigiada e Punida, do Théâtre Prospero (Canadá), dirigida por Philippe Cyr com Safia Nolin; e A Carta, de Milo Rau, produção do Festival de Avignon.

 

Ao longo de onze edições, a MITsp já apresentou 189 espetáculos de 49 países a um público de mais de 215 mil pessoas. As Ações Pedagógicas trazem oficinas com temas como processo criativo, corpo, fronteira e reinvenção da linguagem. Os Olhares Críticos, com curadoria de Helena Vieira, apresentam encontros e conversas sobre as obras e contextos da cena contemporânea.

 

A mostra acontece em diversos locais de São Paulo, incluindo CCSP, Sesc Pinheiros, Sesc Vila Mariana, Teatro Liberdade, Sesi SP, iBT, Itaú Cultural, Teatro Sérgio Cardoso e TUSP.

Serviço

Datas e horários: 06 a 15 de março de 2026
Ingressos: a partir de 12 de fevereiro em www.mitsp.org

Programação completa no site www.mitsp.org

Ficha artística e técnica

Apresentação: Ministério da Cultura, Laranjinha Itaú e Olhares Instituto Cultural

Patrocínio: Vale

Copatrocínio: iBT – Instituto Brasileiro de Teatro

Parceria institucional: Instituto Goethe, Consulado Geral da Alemanha em São Paulo, Consulado Geral da França em São Paulo e Instituto Francês

Direção Artística: Antonio Araujo

Direção Geral de Produção: Guilherme Marques

Curadoria Ações Pedagógicas: Alexandra G. Dumas

Curadoria Olhares Críticos: Helena Vieira

Curadores convidados MITbr: Carmen Luz, Francis Madson e Quito Tembe

Curadoria Conexões Centro-Oeste: Galiana Brasil e Carlos Gomes (Itaú Cultural)

Curadoria PERFORMA12h: Rodrigo Severo

Edição Cartografias: Ferdinando Martins

Realização: Olhares Instituto Cultural, ECUM Central de Produção, Itaú Cultural, Sesc São Paulo, Sesi SP, Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura de São Paulo, Funarte e Ministério da Cultura – Governo Federal

Responsável pelas informações aqui apresentadas: Press Office Canal Aberto Comunicação

Caso encontre um erro ou necessite de mais informações, envie mensagem para marcia@canalaberto.com.br | daniele@canalaberto.com.br | flaviafontes@canalaberto.com.br | caribordalo@gmail.com.