Trilhas da Cena

Caio Lírio

Candomblé da Barroquinha

Em uma celebração à ancestralidade e à força do candomblé Ketu, O Candomblé da Barroquinha convida o público a adentrar um terreiro de candomblé e viajar pelos tempos. A peça conta a história de Marcelina, uma jovem abian que cresceu acompanhando sua mãe nas festas da roça que fazem parte de sua vida. Agora, Marcelina vive um dia de descobertas transformadoras, compreendendo seu papel dentro da comunidade e na salvaguarda cultural e espiritual de seu povo.

Enquanto nos transporta para o cotidiano do fictício Terreiro da Barroquinha, com suas atividades simples e sagradas – como cozinhar, cuidar da terra e saudar os mais velhos –, o espetáculo também nos leva por uma jornada histórica, explorando o chão simbólico onde o candomblé floresceu na Bahia.

Candomblé da Barroquinha Read More »

MONSTRA!

Após uma frequência radioativa ser descoberta em um dos polos da Terra, uma equipe de cientistas é enviada pelo governo para investigar a radiação. Ao longo da pesquisa uma presença monstruosa emerge entranhada nas relações e nos acontecimentos, esse corpo estranho e mal compreendido em seu ato mais atroz nos desvela a humanidade e nos deixa a sensação de que nada será como antes. A proposta do espetáculo MONSTRA! é criar um encontro entre mito, ficção, e realidade, onde a figura da MONSTRA se estabelece como um arauto de crises.

MONSTRA! Read More »

A desafortunada história do romance de Julieta e Romeu

Uma trupe composta por sete corpos da rua apresenta a peça A Desafortunada História do Romance de Julieta e Romeu. Nesta montagem carnavalesca e repleta de referências musicais brasileiras, o dramaturgo se vale de uma poética de encruzilhadas, em que se inspira em textos e cenas emblemáticas de outros gêneros literários e autores: o drama de William Shakespeare, a poesia do poeta Arthur Brooke, a prosa de Matteo Bandello e a poesia popular de João Martins de Athayde, sendo esta última, a base principal para a encenação.

A desafortunada história do romance de Julieta e Romeu Read More »

Sonho de Uma noite de Verão na bahia

Em 2019 o dramaturgo e diretor João Falcão (Gabriela / Gonzagão – a lenda) estreou nacionalmente o musical Sonho de uma noite de verão na Bahia, no Teatro Gregório de Mattos. Na versão de Adriana Falcão para a centenária comédia de Shakespeare, os reis Titânia e Oberon, o debochado duende Puck e quatro fadas organizam uma excursão do Olimpo em direção à Terra para investigar a existência de humanos.

Sonho de Uma noite de Verão na bahia Read More »

Teatro La Independencia

O Teatro La Independencia está sendo vendido para um empreendimento e o grupo que reside nele terá de concordar em abandonar o espaço ou permitir que sejam relocados num outro. No meio disso, os atores estão ensaiando o novo espetáculo que fala sobre América Latina. O espetáculo transita entre a realidade que se impõe e as nossas utopias, sonhos, desejos, onde essa utopia é transportada para essa América Latina que também é utópica. O que é ser latino-americano? Vendemos ou não vendemos La Independência? Eis a questão!

Teatro La Independencia Read More »

Medeia Negra

Medeia é vista, por nós, como a fundação de uma exclusão fundamental para o patriarcado: a invisibilização da voz feminina. Sob o nome de “bárbaro” se justifica o exílio e a divisão do mundo entre civilização e barbárie. A peça vai então revelar, para o público, outras possíveis leituras do mito.

Medeia Negra Read More »

Namíbia, Não!

O espetáculo narra a história dos advogados André e Antônio. Eles são surpreendidos por uma Medida Provisória do governo que obriga os cidadãos com características de ascendência africana a regressarem aos seus países de origem.Todos devem ser capturados e devolvidos à África, sob o pretexto de “corrigir” o erro da escravização. Sua narrativa se desenrola em torno de uma realidade distópica em um Brasil do futuro.

Namíbia, Não! Read More »

Dolly

DOLLY é adaptação teatral do conto homônimo de Lygia Fagundes Telles. A história é ambientada nos anos de 1920 e o conto de Lygia é inspirado no episódio real do assassinato da atriz Virginia Rappe, ocorrido na Hollywood de 1921, e recontado no encontro das personagens Dolly e Adelaide, vividas em cena pela atriz Alethea Novaes.

Dolly Read More »

Jacinto Morto

Quais são as nossas prisões? Quem nos colocou nelas? É na busca por respostas para essas perguntas que o espetáculo “Jacinto Morto” mergulha em uma jornada de reflexão sobre a condição humana. Completando 100 dias em uma cela dois homens tentam entender o que os levou até ali. A peça levanta debates cruciais sobre a condição humana e as lutas por aceitação e igualdade para discutir questões sociais contemporâneas tendo como base a história de um casal LGBTQIAPN+.

Jacinto Morto Read More »