ACORDA ADERBAL
Grupo Armatrux (MG)
Direção: Paulinho Polika
Estreia: 1991
Atualizada em 18/02/2025
Acorda Aderbal foi o primeiro espetáculo criado pelo Armatrux. Os atores encenam em quadros rápidos, várias situações do cotidiano, utilizando-se de três tapadeiras. Um espaço mágico que transporta o público para uma diferente experiência de visualização cênica.
O espetáculo diverte e desperta o público para uma linguagem em que o lúdico e a ilusão se misturam à técnica dos atores.
Galeria de fotos
Fotos realizadas por Guto Muniz em 1991, na Praça da Liberdade, durante a realização do
2º Festival Internacional de Teatro de Rua de Belo Horizonte.
Equipe
Direção: Paulinho Polika
Autores: Paulinho Polika e Armatrux
Elenco: Inês Gastelois, Paula Manata, Paulinho Sérgio Cavalcanti, Ricardo Macedo e Paulinho Polika.
Cenário: Paulinho Polika e Roberto Manata
Figurino: Sérvulo Felipe
Iluminação: Paulinho Polika
Sonoplastia: Armatrux
Cenografia: Paulinho Polika
Preparação de ator: Paulinho Polika
O Armatrux
O Grupo de Teatro Armatrux, que nasceu em 1991, destaca-se pela construção de uma estética que alinha o trabalho físico, a manipulação de objetos e bonecos, a construção de imagens e os recursos circenses. Através de várias parcerias artísticas, o Grupo desenvolveu uma linguagem própria, aberta à diversas possibilidades de encenação.
São 19 espetáculos encenados, construindo uma trajetória e um repertório rico, que levou o Armatrux a se apresentar em vários países, em todos os estados brasileiros e em mais de 50 cidades do interior do estado de Minas Gerais. Assim, o Armatrux corre o Brasil e o mundo, consolidando a importância das artes cênicas mineiras e totalizando um público de mais de meio milhão de pessoas em suas apresentações e oficinas. Entre o teatro físico e o musical, entre o infantil e o absurdo, entre tradição e revolução.
Texto retirado do site do Grupo Armatrux: https://armatrux.com.br/
As fotografias deste espetáculo de autoria de Guto Muniz foram feitas em filme e digitalizadas a partir de recursos do projeto “O teatro em BH no final do século XX – digitalização do acervo de Guto Muniz”. Projeto nº 0821/2020

A atualização dos dados desta página bem como a veracidade das informações nela contidas são de responsabilidade de Guto Muniz. Caso encontre um erro ou divergência de dados, favor entrar em contato pelos canais acima ou enviando mensagem para gutomuniz@focoincena.com.br

Acesse via celular ou tablet e compartilhe.
Compartilhe esta página em outro dispositivo móvel.
Esta página é mantida provisoriamente online pelo Trilhas da Cena. Para que ela faça parte do acervo permanente do portal, ela precisa de recursos gerados através do apoio de nossos colaboradores via campanha de financiamento coletivo recorrente do Trilhas da Cena na plataforma Catarse. Sem esse apoio, ela poderá deixar o acervo em breve.
O Trilhas da Cena é um projeto construído sem patrocínios e é viabilizado através da contribuição dos artistas e do público em geral. Participe de nossa campanha e ajude a preservar a história das artes cênicas brasileiras.
Acesse: catarse.me/trilhasdacena
QUER TER PÁGINAS NO TRILHAS DA CENA?