A louca?
De Alexandre Maximino | Em cena: Sandra Incutto
Realização: Donna Cena Investigação Artística
direção: Marcia Salgueiro
Personagem notória da História do Brasil, a rainha D. Maria I, que ficou mais conhecida entre os brasileiros desde os tempos de escola como D. Maria Louca, foi o ponto de partida para Alexandre Maximino construir A Louca?. “Fui desafiado a escrever uma peça que localizasse o Rio de Janeiro nos 200 anos da Independência do Brasil. Para esse recorte, depois de muitas pesquisas, resolvi buscar na figura de D. Maria I, a Rainha de Portugal que veio em tempos napoleônicos para a ex-capital do Brasil e passou seus últimos dias de vida sendo considerada louca. O fim da sua dinastia imperial ocorre através de seu neto, portanto, eu tinha o cenário ideal para essa finalidade. A partir daí, busquei na vida dessa mulher as implicações de ser herdeira legítima ao trono do seu país e suas colônias num momento extremamente machista e marquei esse primeiro paralelo com o Brasil atual”, explica Alexandre.
Na peça, D. Maria está em franca expiação da sua existência, uma autoanálise sem retornos. É ela por ela mesma, o que torna a dramaturgia mais significativa, pois é dela que virão as soluções sem nenhum apoio externo, sem mesmo da ajuda de Deus.
Para a diretora Marcia Salgueiro, falar sobre uma mulher que foi considerada louca numa sociedade machista e misógina é fundamental, sobretudo quebrando paradigmas. “Evoluímos pouco. Estamos numa sociedade onde a permanência de rótulos que desqualificam o papel da mulher é constante, principalmente se ela atinge pontos de destaque ou poder. Trazer essa fala num recorte da nossa própria história utilizando o olhar de D. Maria sobre pontos de sua vida aproxima a reflexão sobre esse posicionamento, principalmente quando promovemos o comparativo com os dias de hoje. Como diretora e mulher, poder dirigir esse monólogo e criar espaço para que um olhar feminino conduza essa vivência de D. Maria só fortalece a visceralidade deste posicionamento”, atesta a diretora.
Serviço
14 a 23 de fevereiro | sexta-feira e sábado às 20h e domingo às 19h
Local: Casa de Cultura Laura Alvim
Endereço: Av. Vieira Souto, 176 – Ipanema
Cidade: Rio de Janeiro (RJ)
Duração: 70 minutos
Tipo de evento: pago
preço: R$ 40 (inteira) R$ 20 (meia-entrada)
Informações: (21) 2332-2016
Classificação indicativa: 14
Ficha Técnica
Dramaturgia: Alexandre Maximino
Direção Artística: Marcia Salgueiro
Atriz: Sandra Incutto
Cenografia: Cachalote Mattos
Desenho de Luz e Vídeo Mapping: Paulo Denizot
Figurino: Ticiana Passos
Designer: Gil Alves
Assessoria de Imprensa: Marrom Glacê Comunicação
Produção Executiva: Tatjana Vereza
Realização: Donna Cena Investigação Artística
As informações aqui prestadas são de responsabilidade de Bruno Morais
Caso encontre um erro ou divergência de dados, favor entrar em contato enviando mensagem para brunomorais.assessoria@gmail.com