Aproximando Danças
De Alysson Amancio e Camila Fersi
direção: Alysson Amancio e Camila Fersi
Realização: FUNARTE
O projeto “Aproximando Danças: redes que se fortalecem” nasceu da parceria entre os artistas Alysson Amancio (Ceará) e Camila Fersi (Rio de Janeiro), que desde 2017 colaboram para transpor distâncias geográficas e desterritorializar espaços tradicionais da dança. Com a missão de difundir a arte e fortalecer mutuamente suas criações, o projeto percorre as cinco regiões do Brasil com uma programação gratuita, que inclui os solos “Coisa” e “O cheiro da Lycra”, o duo “Isso não é uma coreografia” e oficinas abertas. A iniciativa visa estreitar laços e fomentar novas conexões entre artistas e espaços de dança em todo o país, promovendo a união entre o Nordeste e o Sudeste.
“Coisa” é uma paisagem sonora virtual. Trata do campo de forças entre frequências sonoras, temperaturas das cores e os movimentos do corpo. A Concepção, criação e interpretação é de Camila Fersi, a direção de arte de Natália Quinderé e trilha sonora de Bela Com Som. Segundo Camila, “COISA é uma paisagem sonora temperada, uma experiência sinestésica tanto para quem dança quanto para quem assiste. Trata daquilo que não conseguimos dar nome, mas sentimos concretamente no peito. Fala do movimento da memória dos sentidos: um cheiro que lembra uma música, um som que lembra um lugar, um espaço que dispara uma sensação, um humor que gera movimento, ou ao contrário e pelo avesso.”
“O cheiro da Lycra” se faz a partir das memórias do intérprete-criador Alysson Amancio e seus enfrentamentos ao assumir-se como gay/bailarino/negro, tendo nascido “macho” no interior do Ceará, onde as expectativas são marcadas por estereótipos de gênero. O solo traz a constante e árdua luta por descolonizar-se da branca-cis-
“Isso não é uma coreografia” é o duo de Alysson Amancio e Camila Fersi que parte de imagens e corporalidades do interior mineiro e do interior cearense para ativar as movimentações e descrições de movimentos dos artistas. O trabalho propõe uma fricção entre o que se vê e o que se pode falar sobre o que é visto e assim, brinca com a elasticidade dos sentidos e o embate com as palavras que muitas vezes não dão conta dos acontecimentos.
Oficinas: “Corpos de Enfrentamento” busca uma experiência descolonizadora, com experimentos de educação somática, dança contemporânea, improvisação e o diálogo entre corpo e visualidade em processos criativos, na perspectiva de proporcionar aos participantes uma ampliação de seu repertório artístico e seu processo de criação.
“Jogos e improvisações em Dança” é um compartilhamento de táticas sobre produção de danças e dramaturgias através de noções sobre improvisação e composição. As aulas acontecem a partir do cruzo entre diferentes temas que orientam as improvisações e jogos propondo maneiras de compor com o espaço tanto individualmente quanto no coletivo.
Serviço
Dia 13 de agosto:
- Oficinas em seguida | 9h às 12h
- Apresentações | 19h
Coisa – Duração: 30 minutos | Classificação: Livre
O Cheiro da Lycra – Duração 45 minutos | Classificação 14 anos
Local: Teatro Cacilda Becker
Endereço: R. do Catete, 338 – Catete, Rio de Janeiro – RJ
Dia 14 agosto:
- Apresentação com bate-papo | 19h
Isso Não é Uma Coreografia – Duração 40 minutos + bate-papo com Alysson Amancio e Camila Fersi
Local: Teatro Cacilda Becker
Endereço: R. do Catete, 338 – Catete, Rio de Janeiro – RJ
Ficha Técnica e artística
Direção, produção e performance: Alysson Amancio e Camila Fersi
Técnicos de Luz: Cristiano Teodoro e Luiz Renato
Técnica de Som: Érica Supernova
Intérprete de libras: Davi Vasconscelos
Assessoria de Imprensa: Marcella Freire – Mar Comunicação
Arte gráfica: Gabi Jung
Mídias sociais: Eduardo Esper
Diretores artísticos dos espetáculos: COISA- Natália Quinderé; O CHEIRO DA LYCRA – Fauller