Trilhas da Cena

Casa

Com: Andréia Quaresma, Gláucia Vandeveld, Kelly Crifer, Mariana Maioline e Talita Braga

Realização: Zula Cia. de Teatro

Foto: André Veloso
Foto: André Veloso

A Zula Cia. de Teatro apresenta nos dias 22 e 23 de novembro o espetáculo Casa, o último trabalho do grupo mineiro, que se notabilizou pela criação teatral acerca do teatro documentário e por trazer à cena histórias, reflexões e personagens ligados ao universo feminino. A montagem traz relatos autobiográficos das atrizes-criadoras Andréia Quaresma, Gláucia Vandeveld, Kelly Crifer, Mariana Maioline e Talita Braga, que transbordam para o pensamento coletivo.

 

Criado coletiva e colaborativamente durante o período pandêmico, Casa contempla cinco monólogos, cada um protagonizado por uma das atrizes e que acontecem ao mesmo tempo dentro da casa. Cada uma ocupa um cômodo – cozinha, copa, quartos, sala ou quintal – e a travessia por essas histórias só será possível a partir do encontro entre elas e o público que, a cada apresentação, se divide nos espaços e assiste à narrativa de uma das personagens.

 

Embora a dramaturgia tenha como ponto de partida histórias pessoais, ela transborda para um pensamento mais coletivo. Muitas vivências que permeiam questões humanas pelo olhar das mulheres são compartilhadas no espetáculo, com temas como envelhecimento, luto, maternidade, abusos de várias ordens, divórcio e outras questões existenciais. A dramaturgia deixa espaço para a participação do público, criando uma relação de intimidade e construção coletiva. Como só é possível assistir a um monólogo por vez, não é raro as pessoas voltarem cinco vezes, até que consigam passar por todos os cômodos.

 

A Zula tem como ponto de partida para a criação teatral histórias e depoimentos reais de mulheres, como em seus primeiros espetáculos “As Rosas no Jardim de Zula” (2012), com direção de Cida Falabella, e “MAMÁ!” (2015), com direção de Grace Passô. A Cia. se firmou em Belo Horizonte como um grupo de pesquisa de Teatro Documentário e teatros do real, com foco no feminino e na condição da mulher na sociedade atual.

Serviço

Datas e horários: 22 e 23 de novembro de 2025 | sábado às 20h;  domingo às 19h

Local: Galpão Cine Horto

Endereço: Rua Pitangui, 3613 – Horto, Belo Horizonte (MG)

 

Tipo de espetáculo: Pago

Preços: R$30 inteira | R$15 meia

Informações sobre compra ou retirada de ingressos aqui ou na bilheteria

 

Duração: 1h30m

Classificação indicativa: 14 anos

Ficha artística e técnica

Realização: Zula Cia. de Teatro

Criação, Textos e Direção: Andréia Quaresma, Gláucia Vandeveld, Kelly Crifer, Mariana Maioline e Talita Braga

Dramaturgia: Talita Braga

Iluminação: Cristiano Araújo

Trilha Sonora e Audiovisual: André Veloso

Cenário e Figurino: Alexandre Tavera

Preparação Vocal: Iaiá Drumond

Direção e Dramaturgia de Movimento: Lívia Espírito Santo

Design e Produção Executiva: Alexandre Tavera

Responsável pelas informações aqui apresentadas: Cristina Sanches – CS Comunicação e Arte

Caso encontre um erro ou divergência de dados, favor entrar em contato enviando mensagem para cristinasanches@cscomunicacao.com.

QUER TER PÁGINAS NO TRILHAS DA CENA?