Cavalleria Rusticana
De Pietro Mascagni
com direção musical da maestra Ligia Amadio e direção cênica de Menelick de Carvalho
direção: Menelick de Carvalho
Realização: Fundação Clóvis Salgado e Instituto Unimed-BH
“Cavalleria Rusticana”, a aclamada ópera em um ato de Pietro Mascagni, retorna a Belo Horizonte para encerrar a temporada de óperas. Considerada um marco do movimento Verismo, a obra explora com crueza e paixão temas universais como amor, traição, ciúme, vingança e honra, ambientados no vibrante cenário rural da Sicília. Sua música intensa e a dramática narrativa cativaram audiências desde a estreia, ressoando com a verdade humana por trás das paixões mais profundas.
Nesta nova montagem, a direção musical está a cargo da maestra Ligia Amadio, titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, e a concepção cênica é assinada por Menelick de Carvalho. O espetáculo ganha vida com a Orquestra Sinfônica e o Coral Lírico de Minas Gerais, além de um elenco de solistas que prometem emoções à flor da pele. “Cavalleria Rusticana” é um convite imperdível para experienciar a força e a beleza de uma obra que, com sua tensão dramática e árias cativantes, continua a mover corações e a explorar a essência da ópera.
A Fundação Clóvis Salgado (FCS), ligada à Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, é uma instituição vital para a arte e cultura no estado. Com a missão de fomentar criação, formação, produção e difusão artística, a FCS gerencia importantes espaços como o Palácio das Artes, CâmeraSete e Serraria Souza Pinto. É responsável por renomados corpos artísticos como a Cia de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, além do Cine Humberto Mauro, galerias e o Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação também gere o Circuito Liberdade. Celebrando 50 anos em 2021, ampliou sua atuação para plataformas virtuais, consolidando-se como um espaço público acessível e para todos.
O Instituto Unimed-BH, que em 2025 completa 22 anos, é uma associação sem fins lucrativos criada em 2003, contando com o apoio de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. O instituto desenvolve projetos socioculturais e socioambientais que visam à formação da cidadania, ao estímulo do bem-estar e da qualidade de vida, e ao fomento da economia criativa. Suas ações geram trabalho e renda, valorizam espaços públicos e o meio ambiente, com iniciativas nas áreas de Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, todas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
Serviço
Datas e Horários: 6 a 10 de agosto | quarta e sexta às 20h; sábado, às 19h e domingo, às 18h
Local: Grande Teatro Cemig Palácio das Artes
Endereço: Avenida Afonso Pena, 1537 – Centro, Belo Horizonte – MG
Valor: R$60,00 a inteira e R$30,00 a meia-entrada
Ingressos antecipados aqui
Classificação indicativa: 10 anos
Ficha Técnica e artística
Direção Musical e Regência: Ligia Amadio
Concepção e Direção Cênica: Menelick de Carvalho
Cenografia: William Rausch
Figurinos: Marcela Moreira
Iluminação: Régelles Queiróz
Preparação do Coral Lírico: Lucas Viana
Direção Geral: Cláudia Malta
ELENCO – ÓPERA “CAVALLERIA RUSTICANA”
Eiko Senda (Soprano): Santuzza
Sylvia Klein (Soprano): Lola
Bárbara Brasil (Mezzosoprano): Mamma Lucia
Matheus Pompeu (Tenor): Turiddu
Stephen Bronk (Baixo-barítono): Alfio