Espião silenciado - um ensaio
De João Alves
direção: João Alves
Realização: Teatro D'agua
O Grupo Teatro d’Água estreia em maio “Espião Silenciado: Um Ensaio”, peça que investiga a misteriosa morte do agente duplo José Nogueira em 1963 – episódio obscuro que antecedeu o golpe militar. Com dramaturgia baseada na pesquisa do historiador Raphael Alberdi, o espetáculo revela os bastidores da Guerra Fria no Brasil, onde milícias anticomunistas e desinformação pavimentaram a ditadura. A montagem acontece em São Paulo, com direção de João Alves e elenco formado por Arô Ribeiro, Manuel Boucinhas, Rodrigo Ramos e Luiz Campos.
Mais que reconstituição histórica, a peça estabelece diálogos urgentes com o presente. Através de linguagem investigativa, o público é convidado a desvendar o “acidente” que silenciou Nogueira, enquanto paralelos com a atualidade emergem: fake news, radicalização política e ataques à democracia. “É sobre como fantasmas do passado continuam assombrando nosso hoje”, explica a produção. A trilha sonora original de Danilo Pinheiros e cenários de Julio Dojcsar recriam a tensão dos anos 1960.
O Grupo Teatro d’Água consolida com esta obra seu compromisso com teatro político e investigativo. A montagem – que integra livro e podcast sobre o caso – expõe mecanismos de manipulação que, ontem como hoje, corroem instituições. “Revisitar 1963 não é exercício de nostalgia, mas alerta sobre jogos de poder que se repetem”, destaca João Alves. Uma provocação cênica necessária em tempos de polarização extrema.
Serviço
03/05 à 01/06 | sexta e sábado às 20h e domingo às 18h
Local: Teatro de Arena Eugênio Kusnet
Endereço: Rua Dr. Teodoro Baima, 94 Vila Buarque
Cidade: São Paulo (SP)
Duração: 60 minutos
Tipo de evento: pago
preço: R$40 inteira, R$20 meia e gratuidade para estudantes e professores da rede pública
ingressos antecipados aqui ou na bilheteria do teatro.
Classificação indicativa: 10
Ficha Técnica e artística
Dramaturgia e direção: João Alves
Atores criadores: Arô Ribeiro, Luiz Campos, Manuel Boucinhas e Rodrigo Ramos
Cenário e figurino: Júlio Dojcsar
Iluminação: João Alves e Lívia Nunes
Trilha original: Danilo Pinheiro
Arte e fotografia: Paulo Brazyl
Produção: Teatro D’água
Apoio: Funarte
As informações aqui prestadas são de responsabilidade de Luiz Campos
Caso encontre um erro ou divergência de dados, favor entrar em contato enviando mensagem para luiz_antonio_campos@yahoo.com