Pular para o conteúdo

Trilhas da Cena

Festflum - Festival Fluminense de Monólogos - Edição Afro-Brasileira

Realização: Companhia Teatral Queimados

Uma mulher em um quarto escuro, usando um vestido sem alças, aparece em um efeito de imagem espelhada. O espaço tem iluminação fraca, criando um brilho suave ao redor dela. Foto: Cami Boher
Foto: Cami Boher
Um artista se senta no palco com um boneco sobre uma mesa. O pano de fundo é um quadro negro com "Morfologia Vegetal" escrito nele. O artista veste uma camisa estampada, e o boneco tem cabelo trançado e uma roupa colorida.
Foto: Cami Boher
Realizado pela Companhia Teatral Queimados Encena, o Festflum – Festival Fluminense de Monólogos – Edição Afro-Brasileira anunciou a lista das 10 obras escolhidas para apresentação na 4ª edição do Festival. As 10 apresentações teatrais de monólogos com temática Afro-Brasileira selecionadas pela ordem de apresentação foram: Lótus, de Danielle Anatólio, que se apresentará dia 25 de março; no dia 26 de março é a vez de Eu, Romeu – Protagonismo Periférico, monólogo interpretado por Marcos Camelo; com dramaturgia e atuação de Karla Muniz Ribeiro, Vanessa é o monólogo apresentado no dia 27 de março; Festa, Fé e Luta será a obra apresentada no dia 28 de março, com João Pessanha; no dia 29 de março é a vez de Faltou Ar pra Dizer, de Jeff Fagundes e interpretação de Well Pádua.
Já no dia 30 de março, o escolhido foi Preta no Branco, com texto e atuação de Camí Boher; Quebrando Paradigmas, com interpretação de Lucas Popeta, se apresenta no dia 1º de abril; dia 2 de abril se apresenta Travessias da Filha do Ganga por Pindorama, de Ruan Bertolino; Rosa Egipcíaca será interpretado por Claudia Leopoldo, no dia 3 de abril; Carukango, monólogo interpretado por Darling Mendonça, encerra as apresentações da 4ª edição do Festflum no dia 4 de abril.
Ao final das apresentações serão realizadas discussões sobre os temas apresentados em cada um dos espetáculos e a “convocação” para esse grande debate se dará por chamada pública, nas redes sociais. As obras disputarão uma premiação de R$3.500 para melhor intérprete e a escolha será feita por um júri, formado por profissionais de notório conhecimento da área para compor as duas semanas de apresentações gratuitas para o público e convidados. A organização também oferecerá, gratuitamente, uma oficina teatral sobre encenação solo, com Hilton Cobra, e um debate sobre escolhas estéticas e temáticas, com Carmen Luz. Nos últimos tempos, a sociedade acompanha os debates sobre a ausência de intérpretes negros no audiovisual de um Brasil com 54% de pessoas autodeclaradas negras.

Serviço

Apresentações sempre às 19h

Lótus – 25/03

Eu, Romeu – Protagonismo Periférico – 26/03

Vanessa – 27/03

Festa, Fé e Luta – 28/03

Faltou Ar Pra Dizer – 29/03

Preta no Branco – 30/03

Quebrando Paradigmas – 01/04

Travessias da Filha do Ganga por Pindorama – 02/04

Rosa Egipcíaca – 03/04

Carukango – 04/04

Local: Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira
Endereço: R. Pedro Ernesto, 80 - Gamboa
Cidade: Rio de Janeiro (RJ)
Tipo de evento: gratuito sem ingresso
preço: gratuito
Classificação indicativa: 14
As informações aqui prestadas são de responsabilidade de Alessandra Costa
Caso encontre um erro ou divergência de dados, favor entrar em contato enviando mensagem para alessandracostadivulga@gmail.com