Trilhas da Cena

Helena Blavatsky, A Voz do Silêncio

De: Lúcia Helena Galvão

Com: Beth Zalcman

Direção: Luiz Antônio Rocha

Realização: Teatro em Conserva | Espaço Cênico Produções Artísticas e Mímica em Trânsito Produções Artísticas

Foto: Flavia Canavarro
Foto: João Athaíde

Após mais de 200 apresentações em todo o Brasil para mais de 100 mil espectadores, Helena Blavatsky, A Voz do Silêncio — monólogo com a aclamada interpretação de Beth Zalcman, sob a direção de Luiz Antônio Rocha, a partir de texto da filósofa Lúcia Helena Galvão — retorna ao Rio de Janeiro. É a oportunidade de descobrir ou rever a peça cujo sucesso confirma a atualidade de Blavatsky e o vigor artístico da encenação. O texto traz ciência, religião, história, filosofia, a busca pelo conhecimento, a condição feminina e os pensamentos transformadores da filósofa em meio às adversidades de todas as épocas.

 

Profunda conhecedora de Blavatsky, Lúcia Helena marcou sua estreia no teatro ao criar um texto que resgata a atemporalidade da personagem, eliminando estereótipos que lhe foram associados. “A peça enfatiza a dimensão filosófica e humanista de Helena Blavatsky – sua busca incessante pelo conhecimento, o diálogo entre culturas, a defesa de uma fraternidade universal e a coragem de desafiar dogmas e preconceitos do seu tempo”, afirma o diretor.

 

Beth Zalcman transmite à plateia o que a personagem lhe trouxe como ensinamento: determinação, entrega e escutar a voz do silêncio para melhor enxergar a si mesma e a humanidade. “Blavatsky me fez refletir, me despir de minhas certezas absolutas do mundo contemporâneo, para poder mergulhar na potência da alma humana, do feminino, nas reflexões profundas sobre a existência que deixamos adormecida dentro de nós. Trata-se de um texto belíssimo, um convite para que possamos escutar a nossa voz do silêncio”, afirma a atriz, que recebeu o Prêmio CENYM de Teatro Nacional, da ATEB – Academia de Artes no Teatro do Brasil, como Melhor Atriz de 2023 pela interpretação de Blavatsky.

 

Durante 60 minutos, a atriz magnetiza a plateia em um ambiente que procura conduzir o irreal para o real, as ilusões à verdade espiritual, a ignorância à sabedoria que ilumina o propósito da existência. O ponto de partida para a direção de arte, cenário e figurinos foram baseados em algumas pinturas do artista impressionista Édouard Manet, que traduz com beleza a solidão do último instante de vida de Helena Blavatsky.

Serviço

Datas e horários: 28, 29e 30 de novembro de 2025 | sexta e sábado, às 20h30;  domingo, às 19h

Local: Teatro Clara Nunes – Shopping da Gávea

Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 52 – Gávea – Rio de Janeiro (RJ)

 

Tipo de espetáculo: Pago

Preços: R$160 inteira | R$80 meia

Informações sobre compra ou retirada de ingressos aqui ou na bilheteria

 

Duração: 60 minutos

Classificação indicativa: 12 anos

Ficha artística e técnica

Texto original: Lúcia Helena Galvão

Interpretação: Beth Zalcman

Encenação: Luiz Antônio Rocha

Cenário e Figurino: Eduardo Albini

Iluminação: Ricardo Fujii

Assistente de Direção: Ilona Wirth

Visagismo: Mona Magalhães

Fotos: Daniel Castro

Consultoria de movimento (gestos): Toninho Lobo

Técnico de luz e som: Gabriel Oliveira

Idealização e Produção: Beth Zalcman e Luiz Antônio Rocha

Parceria: Organização Internacional Nova Acrópole do Brasil

Realização: Teatro em Conserva / Espaço Cênico Produções Artísticas e Mímica em Trânsito Produções Artísticas

Responsável pelas informações aqui apresentadas: Mario Camelo

Caso encontre um erro ou divergência de dados, favor entrar em contato enviando mensagem para mario@prismacolab.com.br ou mariocamelo@gmail.com.

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