Trilhas da Cena

Incidente - tudo pode acontecer

De Afonso Henrique Soares

direção: Afonso Henrique Soares

Realização: Grupo Alerta Pesquisa Dramática

Foto: Vanessa Ataliba
Foto: Vanessa Ataliba

A peça “Incidente – tudo pode acontecer”, escrita e dirigida por Afonso Henrique Soares, ganha montagem no histórico Teatro Dulcina, na Cinelândia, para celebrar 20 anos do grupo ALERTA – PESQUISA DRAMÁTICA, cuja marca é levar aos palcos textos densos e recheados de suspense. 


“Incidente – tudo pode acontecer” aborda o cotidiano árido das metrópoles. Com ênfase na fisicalidade, a peça é dotada de uma dinâmica que envolve um intenso jogo de luz, sons e músicas para contar a história de uma mulher – Joany – atravessada por fatos do dia a dia que se repetem na rua, no trabalho, no transporte público, em uma espiral cada vez mais sufocante. São recortes de drama, tragédia e momentos pitorescos que retratam temas como caos urbano, violência, racismo, crise climática, notícias falsas, a vida controlada pela internet.

O ALERTA, criado pelo ator e dramaturgo Afonso Henrique Soares, surgiu em 2005 na cidade do Rio de Janeiro como um projeto de pesquisa e desenvolvimento de uma dramaturgia singular provocadora, levada à cena em peças como “anticontemporâneo? ou chupa essa manga!”, “Vermelho Sangue” e “Boi” – a peça mais longeva do grupo, com montagens de 2014 a 2019 no Rio de Janeiro e em São Paulo.

O grupo é formado, atualmente, pelo diretor Afonso Henrique Soares e pela atriz e fotógrafa Cristina Froment, que tem no currículo trabalhos com os maiores expoentes do teatro contemporâneo. Ambos integram o elenco, formado ainda por: Soraia Arnoni, que desde 2016 protagoniza ao lado de Deo Garcez o espetáculo “Luiz Gama: uma voz pela liberdade”; Rafael Schmitt, que atua desde 2015 no espetáculo “A Cripta de Poe”, da Cia Nova de Teatro, apresentado em São Petersburgo em maio deste ano; Claudio Bastos, egresso da Companhia Ensaio Aberto; e Cecília Terrana, bailarina, atriz e diretora. Vale destacar na equipe também a bailarina e pesquisadora Fernanda Nicolini, diretora de movimento. O resultado dessa soma de talentos é uma linguagem híbrida de dança e teatro que se traduz em movimentos e gestos marcados e criteriosos.

Serviço

Datas e Horários: 31 de julho a 17 de agosto | quinta a sábado, às 19h e domingo, às 18h

 

Local: Teatro Dulcina

Endereço: R. Alcindo Guanabara, 17 – Centro, Rio de Janeiro – RJ

 

Valor: R$30 (inteira) e R$15 (meia)

Ingressos antecipados aqui

 

Duração: 80 minutos

Classificação indicativa: 14 anos

Ficha Técnica e artística

Texto e direção geral: Afonso Henrique Soares
Direção de movimento e coreografias: Fernanda Nicolini
Elenco: Soraia Arnoni; Cristina Froment; Claudio Bastos; Rafael Schmitt; Cecília Terrana e Afonso Henrique Soares
Cenário, concepção sonora e seleção de trilha: Afonso Henrique Soares
Figurinos: Fernanda Nicolini
Costureiro: Carlos Aleixo
Iluminação e operação de luz: Mônica Ann Diniz
Suporte técnico sonoro e operação de som: Waleska Arêas
Assessoria de imprensa: Luciana Guerra Malta
Fotografias e filmagens: Vanessa Ataliba
Produção executiva: Cristina Froment

As informações aqui prestadas são de responsabilidade de Luciana Guerra Malta.
Caso encontre um erro ou divergência de dados, favor entrar em contato enviando mensagem para guerramalta@gmail.com