Medeia Carimbó
De Ana Schaefer
direção: Cátia Costa
Realização: Ana Schaefer
Em uma intrigante fusão entre a tragédia clássica e a vida contemporânea, um espetáculo em cartaz no Rio de Janeiro mergulha nas dores e memórias de uma atriz paraense. Incapaz de abrir um pote de comida antes do ensaio de uma peça sobre Medeia, ela se vê refletida nos dilemas da personagem, desencadeando uma jornada de humor, música e carimbó. Com dramaturgia de Ana Schaefer e direção de Cátia Costa, a montagem explora temas como pertencimento, raiva e identidade, revelando como uma mulher encontra força e resiliência longe de sua terra natal.
No palco, cinco atrizes dão vida a essa narrativa que transforma a tragédia em dança. O carimbó, elemento de resistência e afirmação cultural, integra a encenação como linguagem cênica, com trilha sonora original de Aline Castro. A peça, que subverte a vingança em movimento e a dor em humor, apresenta um coro de vizinhas que, de preconceituosas, são cativadas pela potência da protagonista. É nessa dança de identidade e força feminina que a atriz encontra sua libertação, provando que nem toda tragédia precisa de um final sombrio.
Atriz, dramaturga e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da UFRJ, Ana Schaefer nasceu em São Paulo e é radicada no Rio. É idealizadora do solo autoral “O ceú provoca o espírito trágico”, que compõe sua pesquisa de mestrado. Atriz formada pela Escola SESC de Artes Dramáticas (ESAD) e graduada em Artes pela Universidade Federal Fluminense (UFF), é também autora da peça “Ato com Palavras”, que recebeu o prêmio Dramaturgas em Cena da CiaSenhas em 2022, e é coautora e atriz do espetáculo “Super Zezinho e o terrível mistério do espelho” (2024). É cocriadora dos filmes “O céu provoca o espírito trágico” e “Aqui Jaz quem daqui tanto escapou”, ambos premiados pela FUNARJ em 2022, junto com uma obra radiofônica também premiada e distribuída pela Rádio Roquete Pinto. Seu texto “Plano Sequência” integra a coletânea do Prêmio OFF Flip 2021. Participou com seus trabalhos de festivais e mostras de teatro em diferentes estados brasileiros, como Movimentos de solo (RJ), Satyrianas (SP), Ocupação Ovárias (RJ) e FETUBA (MG). Atualmente, desenvolve sua pesquisa no PPGAC-UFRJ sobre autoficção e escrita performativa a partir do espetáculo “O céu provoca o espírito trágico”, sob orientação de Lígia Tourinho, e é proponente do espetáculo “Medeia Carimbó”, contemplado pelo Edital Pró-carioca Linguagens da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.
Serviço
Datas e Horários: 25 de julho a 17 de agosto | sextas, sábados e domingos, às 19h30
Local: Teatro Cacilda Becker
Endereço: Rua do Catete, 338 – Catete, Rio de Janeiro – RJ
Valor: R$30 (inteira) /15 (meia-entrada)
Ingressos antecipados aqui
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Ficha Técnica e artística
Direção: Cátia Costa
Idealização e dramaturgia: Ana Schaefer
Artistas da cena: Ana Rosa, Ana Schaefer, Bárbara Vento, Lívia Prado, Luiza Manhães
Percussionista: Mônica Poty
Figurino, cenografia e iluminação: Lara Aline
Composição musical e direção musical: Aline Castro
Interlocução artística: Natasha Corbelino
Contação de história: Ana Rosa
Relatos adaptados: Bárbara Vento
Letras: Ana Schaefer, Bárbara Vento e Aline Castro
Assistente de direção: Lívia Prado
Produção Executiva e social mídia: Ana Cláudia Rezende
Identidade visual: Gio Vaz
Registros fotográficos: Guará Siqueira
Operação de luz: Lara Aline
Assessoria de imprensa: Lyvia Rodrigues (Aquela Que Divulga)
Direção de produção: Ana Schaefer