Recomendado por Daniele Avila Small (Questão de Crítica)
Minha Vó Ri
De: Julia Bernat
Com: Julia Bernat
Direção: Débora Lamm
Realização: Julia Bernat e Débora Lamm (Cia OmondÉ)
Minha Vó Ri é resultado de uma pesquisa de três anos e aborda a busca por aceitação, visibilidade e pertencimento da comunidade LGBTQIAPN+. Julia Bernat constrói uma atuação que dialoga com fatos marcantes da história. São citadas personalidades centrais, como a cineasta Chantal Akerman e a ativista brasileira Rosely Roth — uma das realizadoras do Levante do Ferro’s Bar, que marca a criação do Dia do Orgulho Lésbico, e primeira lésbica assumida a aparecer na TV brasileira nos anos 1980. A peça também resgata momentos históricos como a liberdade LGBT que marcou a República de Weimar, período anterior ao nazismo, na Alemanha. A ancestralidade também é um tema forte no monólogo, que inclui a participação, em vídeo, de sua mãe e tia, as cantoras Soraya Ravenle e Ithamara Koorax, interpretando uma canção em iídiche. A trilha sonora é um elemento dramático à parte e complementa a narrativa com canções de grandes artistas lésbicas brasileiras, como Ângela Ro Ro, Leci Brandão, Cássia Eller, Marina Lima e Ludmilla. Com referências consistentes e uma partilha sensível, Minha Vó Ri transcende a experiência pessoal, transformando-se em um poderoso ato de resistência e afirmação. O espetáculo utiliza a autoficção e o conceito de palestra-performance para costurar as memórias pessoais da artista — que celebra 18 anos de carreira — com um aprofundamento histórico sobre o ativismo lésbico no Brasil e no mundo.
Serviço
Local: Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro – Teatro III
Endereço: Rua Primeiro de Março 66, Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Datas e horários: 08 de janeiro de 2026 até 09 de fevereiro de 2026 | quinta, sexta, sábado e segunda às 19h; domingo às 18h. Todas as apresentações com acessibilidade em Libras
Tipo de espetáculo: pago
Preços: R$30 inteira | R$15 meia (estudantes, maiores de 65 anos, demais beneficiários por Lei e clientes com cartões BB pagam meia entrada)
Informações sobre compra ou retirada de ingressos: bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB
Duração: 70 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Ficha artística e técnica
Dramaturgia: Julia Bernat
Direção: Débora Lamm
Direção de movimento: Denise Stutz
Direção de produção: Aninha Barros
Assistente de direção e produção executiva: Kaká Guimarães Rosa
Cenografia: Elsa Romero
Iluminação: Lara Siqueira
Fotos e projeções: Camilla Lapa
Figurino: Debora Crusy
Direção musical: Rodrigo Marçal
Assessoria de imprensa: Cristiana Lobo (CÍRCULO Comunicação)
Intérprete de libras: Claudia Chelque
Interlocutor artístico: Biño Sauitzvy
Designer: Lucas Botelho
Mídias sociais: Nice Chagas
Responsável pelas informações aqui apresentadas: Cristiana Lobo (CÍRCULO Comunicação)
Contato: cristiana@circulocomunicacao.