Trilhas da Cena

O Auto do Fim do Tempo

De: Fernanda Zancopé

Com: Eduardo Leoni, Fernando Aveiro e Fernanda Zancopé

Direção: Dante Passarelli

Realização: Manás Laboratório de Dramaturgia

Foto: Jamil Kubruk
Foto: Jamil Kubruk

O Auto do Fim do Tempo cria uma parábola dos dias atuais ao imaginar como seria o Velho Testamento escrito nos anos 2020. Com dramaturgia de Fernanda Zancopé e direção de Dante Passarelli, a peça utiliza um coro para contar 12 histórias sobre culpa, guerra, poder, fome e julgamento de um estado que não sabe que está em guerra.

 

A dramaturga Fernanda Zancopé partiu da ideia de imaginar como seria o Velho Testamento escrito nos anos 2020 – quais histórias estariam lá? – inspirada por uma leitura de Leandro Karnal que defende esse texto milenar como obra artística e mítica, capaz de registrar um modo de vida. Com essa ideia em mente e com observações do cotidiano, Zancopé escreveu 12 histórias sobre culpa, guerra, poder, fome e julgamento.

 

“São relatos de situações ordinárias, tanto na esfera privada quanto na pública. Elas também tratam de relações interpessoais e dilemas econômicos”, explica a autora. As narrativas são transmitidas ao público por meio de um coro formado por Eduardo Leoni, Fernando Aveiro e a própria Fernanda.

 

A oralidade e a fisicalidade são centrais na condução do espetáculo. “Utilizamos dispositivos de coralidade físicos, vocais e cênicos para criar uma paisagem urbana que evoca uma procissão, uma tribuna, um show de música, uma peça teatral e outras tantas situações que apresentam um local em guerra que não sabe que está em guerra. É uma experiência sensorial”, explica o diretor Dante Passarelli.

 

Organizada em quatro grandes movimentos, como em uma sinfonia, a encenação representa a jornada da Heroína, uma menina que testemunhou todos episódios narrados e vai propor uma saída para aquela sociedade violenta.

Serviço

Datas e horários:  1º de setembro a 4 de novembro | segundas e terças, às 21h

Local: Teatro Manás Laboratório

Endereço: Rua Treze de Maio, 222 – Bixiga, São Paulo (SP)

 

Tipo de espetáculo: Pago

Preços: R$50 inteira | R$25 meia

Compra ou retirada de ingressos aqui ou na bilheteria 

 

Duração: 75 minutos

Classificação indicativa: 14 anos

Ficha artística e técnica

Dramaturgia: Fernanda Zancopé

Direção: Dante Passarelli

Elenco: Eduardo Leoni, Fernando Aveiro e Fernanda Zancopé

Cenografia: Fernando Passetti

Desenho de Luz: Aline Santini

Trilha sonora: Ale Martins

Figurino: Rosangela Ribeiro

Visagismo: Leopoldo Pacheco

Videografia: Vic Von Poser

Direção de Movimento: Ana Paula Lopez

Produção: Anayan Moretto

Design gráfico: Renan Suto

Fotografia de divulgação: Jamil Kubruk

Operação de luz: Taiguara Chagas

Responsável pelas informações aqui apresentadas: Márcia Marques

Caso encontre um erro ou divergência de dados, favor entrar em contato enviando mensagem para marcia@canalaberto.com.br.