Trilhas da Cena

Princesa Falalinda

De: Livia Gaudencio

Com: Cecília Gaudencio, Isabella Michielini, Jordan Antunes, Leo Campos e Livia Gaudencio

Direção: Cynthia Falabella

Realização: Companhia de teatro O Trem

Foto: Manu Sales
Foto: Manu Sales

Princesa Falalinda, Sem Papas na Língua narra uma fábula contemporânea que questiona os arquétipos clássicos dos contos de fadas. Em uma fusão de humor, poesia e crítica social, o enredo convida o público a refletir sobre o silenciamento feminino e a importância da liberdade de expressão desde a infância.

 

Na trama, a protagonista Falalinda recebe de uma bruxa a maldição de dizer tudo o que pensa. Curiosa, inteligente e divertida na infância, ela passa a ser vista como incômoda à medida que cresce e se recusa a silenciar suas opiniões. O conflito com o pai, o rei, se intensifica quando ele decide casá-la com um príncipe especialista em, literalmente, calar as pessoas.

 

Depois de ser isolada em uma torre e perder gradualmente a fala, Falalinda reencontra sua voz graças à intervenção da bruxa, que revela ser, na verdade, sua mãe, a rainha. O desfecho surpreendente transforma a protagonista na soberana mais amada de todos os reinos, por sua coragem e sinceridade.

 

Assinado pela companhia de teatro O Trem, também de Belo Horizonte, o espetáculo aposta na delicada fusão entre lirismo e ironia para tratar temas como empoderamento feminino, escuta ativa e liberdade de expressão. A encenação inclui trilha sonora original e figurinos que misturam elementos clássicos e modernos, reforçando o contraste entre tradição e ruptura. Ainda criança, Falalinda é interpretada por uma atriz-mirim, criando forte identificação com o público infantil.

 

Princesa Falalinda, Sem Papas na Língua é mais do que um conto reimaginado: é um convite ao pensamento crítico, inclusive para os pequenos espectadores. Ao propor novos repertórios e protagonismos, a montagem contribui para formar uma geração mais consciente e plural.

Serviço

Datas e horários: 21 de setembro de 2025 | domingo, às 16h

Local: Teatro Francisco Nunes

Endereço: Parque Municipal Américo Renné Giannetti – Avenida Afonso Pena, 1.321, Centro, Belo Horizonte (MG)

 

Tipo de espetáculo: Pago

Preços: R$20 inteira | R$10 meia

Compra ou retirada de ingressos aqui ou na bilheteria

 

Duração: 55 minutos

Classificação indicativa: Livre

Acessibilidade: Apresentação acessível em Libras.

Ficha artística e técnica

Texto: Livia Gaudencio

Direção: Cynthia Falabella

Elenco: Cecília Gaudencio, Isabella Michielini, Jordan Antunes, Leo Campos e Livia Gaudencio

Trilha sonora original: Chuck Hipolitho e Thiago Guerra

Cenários e figurinos: Kleber Montanheiro

Iluminação: Bruno Cerezoli

Técnico: Cristiano Medeiros

Assistente de produção: Hudson Moreira

Produção executiva: Lucas Chiaradia

Diretor de produção: Marcelo Carrusca

Responsável pelas informações aqui apresentadas: Beatriz França

Caso encontre um erro ou divergência de dados, favor entrar em contato enviando mensagem para beatrizfranca@rizomacomunica.com.br.