Professor Samba: Uma Homenagem a Ismael Silva
De Ana Veloso
direção: Wladimir Pinheiro
O musical “Ismael Silva: Professor Samba” celebra a vida e obra do icônico sambista carioca Ismael Silva (1905-1978), fundador da primeira escola de samba, a “Deixa Falar” (atual Estácio de Sá). Em cartaz todas as quartas de maio, a partir do dia 7, às 20h30, na Sala Rosamaria Murtinho (RJ), o espetáculo promete uma imersão na Lapa dos anos 1920-50, com direito a participações especiais de escolas de samba como Estácio de Sá, Império Serrano e Viradouro.
Com texto de Ana Veloso e direção musical de Wladimir Pinheiro, a trama mistura história, malandragem e música, narrando a trajetória de Ismael Silva e sua revolução no samba. O trio Édio Nunes, Jorge Maya e Milton Filho (este último indicado ao Prêmio Shell) se alternam no papel principal, ressaltando a resistência negra e a luta contra preconceitos. “É a cultura do povo preto que foi abraçada, mas sempre marginalizada”, reflete Nunes, que também dirige o projeto.
Mais que um tributo, o espetáculo — indicado aos prêmios APTR e Shell — discute a descolonização dos corpos negros na arte, traçando paralelos entre o passado e os desafios atuais de artistas pretos. A dramaturgia incorpora histórias dos próprios atores, reforçando a luta de “tantos Ismaeis” que moldaram a cultura brasileira. Uma homenagem urgente ao homem que transformou o samba em símbolo nacional, deixando mais de 100 composições atemporais.
Serviço
7 a 28 de maio | quartas, às 20:30
Local: Sala Rosamaria Murtinho - Teatro Fashion Mall
Endereço: Estrada da Gávea, 899, sala 213, São Conrado
Cidade: Rio de Janeiro (RJ)
Duração: 90 minutos
Tipo de evento: pago
preço: R$100 (inteira) e R$50 (meia-entrada)
ingressos antecipados aqui ou na bilheteria do teatro.
Classificação indicativa: 14
As informações aqui prestadas são de responsabilidade de Angélica Zago
Caso encontre um erro ou divergência de dados, favor entrar em contato enviando mensagem para angelassessoria.contato@gmail.com