Trilhas da Cena

Projeto Clarice

De: Clarice Lispector 

Com: Clara Carvalho, Magali Biff, Mariana Muniz e Vera Zimmermann

Direção: Cesar Ribeiro

Realização: Garagem 21, Brancalyone Produções

Foto: João Caldas
Foto: João Caldas

Projeto Clarice traz para o palco o encontro entre quatro atrizes e o diretor Cesar Ribeiro, com o desejo de refletir sobre o feminino a partir de temas que percorrem a obra de Clarice Lispector, como subjetividade, identidade, alteridade, família e afetos. A obra foi construída a partir de cinco contos da escritora: Via Crucis, Menino a Bico de Pena, A Legião Estrangeira, Amor e O Ovo e a Galinha.

 

Cada texto retrata um aspecto diferente da vida de uma mulher e tem como protagonista uma das atrizes: Via Crucis é uma parábola sobre o nascimento de Cristo; Menino a Bico de Pena foca na relação entre mãe e filho a partir da alteridade; A Legião Estrangeira trata da formação da identidade tendo como base a relação entre uma mulher e uma menina; Amor destaca a identidade de uma mulher em meio ao seu núcleo familiar; e O Ovo e a Galinha é uma espécie de metafísica de todas essas situações.

 

As narrativas se alternam entre cenas individuais e dialógicas, com participações das outras atrizes como agentes narrativos. A ideia da montagem é discutir a construção do feminino em uma sociedade machista, de uma maneira lúdica e poética.

 

Na direção, Cesar Ribeiro explora uma atuação que mescla realismo, simbolismo e extrarrealismo. O protagonismo é feminino, mas existem figuras masculinas presentes no espetáculo: Pedro Conrado, Matheus Sabbá e Eneas Leite aparecem vestidos de smoking preto e máscaras de peixe, aludindo a uma masculinidade sem rosto, em referência ao livro A Mulher que Matou os Peixes.

 

A trilha sonora transmite a sensação de velocidade do tempo contemporâneo, apresentando canções oriundas de jogos eletrônicos, budots (música eletrônica das Filipinas), punk, Mercedes Sosa e efeitos sonoros, representando a vida como um grande jogo.

Serviço

Datas e horários: 16 de outubro a 9 de novembro de 2025 | quinta a sábado às 20h30, domingo às 19h

Local: Teatro Cacilda Becker

Endereço:  Rua Tito, 295 – Lapa – São Paulo (SP)

 

Tipo de espetáculo: Pago

Preços:  R$20

Compra ou retirada de ingressos aqui ou na bilheteria 1h antes da apresentação

 

Duração: 120 minutos

Classificação indicativa: 12 anos

Ficha artística e técnica

Textos: Clarice Lispector

Adaptação, trilha sonora e direção: Cesar Ribeiro

Atuação: Clara Carvalho, Magali Biff, Mariana Muniz e Vera Zimmermann

Atores-contrarregras: Pedro Conrado, Matheus Sabbá e Eneas Leite

Cenografia: J. C. Serroni

Figurinos: Telumi Hellen

Iluminação: Rodrigo Palmieri

Visagismo: Louise Helène

Produção executiva: Jarbas Galhardo

Direção de produção: Marisa Medeiros

Coordenação de produção: Edinho Rodrigues

Realização: Garagem 21, Brancalyone Produções, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Governo Federal, Ministério da Cultura e Lei Aldir Blanc

Assessoria de imprensa: Canal Aberto – Márcia Marques, Daniele Valério e Flávia Fontes

Responsável pelas informações aqui apresentadas: Canal Aberto Comunicação

Caso encontre um erro ou divergência de dados, favor entrar em contato enviando mensagem para daniele@canalaberto.com.br.