ZuZus
De: Mulheres em Dança
Com: Marcia Neves, Marise Dinis, Flavi Lopes e Gabriela Christófaro
Direção: Rita Clemente
Realização: Ajuntamento Mulheres em Dança
ZuZus é o novo trabalho do ajuntamento Mulheres em Dança, formado pelas bailarinas Marcia Neves, Marise Dinis, Flavi Lopes e Gabriela Christófaro, sob a orientação dramatúrgica da diretora e atriz Rita Clemente. Em cena, cerca de 250 peças de roupa, associadas aos gestos e movimentação das bailarinas no palco, recontam os passos da estilista que, após a morte do filho pelos militares, nos anos 70, usa a moda para denunciar, nas passarelas do mundo, a violência dos anos de chumbo, no Brasil.
Nascida em Curvelo (MG), em 1921, a estilista e designer de moda brasileira, Zuleika Angel Jones, conhecida como Zuzu Angel, ficou conhecida por sua ousadia e insubmissão em denunciar a arbitrária prisão, tortura e assassinato de seu filho, Stuart Angel Jones, durante a ditadura civil-militar no Brasil. A artista, que antes da morte do filho já era reconhecida por levar às passarelas de todo o mundo referências das chitas e cores da cultura nacional, transforma sua arte em instrumento de luta, e passa a bordar nos vestidos imagens como pássaros enjaulados, canhões e tanques militares.
A história de Zuzu Angel não se restringe ao passado, já que as violências e arbitrariedades que ela denunciou compõem a rotina de muitas mulheres, em diferentes tempos e contextos. O espetáculo aborda um universo de opressão e ausências que é decorrente da ditadura, mas que vai além, e que ainda hoje é duramente vivido em determinados contextos sociais no Brasil, em que o extermínio da juventude negra e das mulheres trans é algo cotidiano.
Além dos corpos das bailarinas, as peças de roupa que tomam o palco compondo o cenário desempenham papel importante. Em cena, elas podem ser associadas diretamente à vida e obra de Zuzu, mas também ao contexto das faltas – os desaparecimentos, as mortes, as trocas de identidade. A trilha sonora original, assinada por DJ Black Josie, traz releituras de músicas da década de 70 com distorções nas melodias e ritmos, construindo uma paisagem sonora consistente que dá suporte à narrativa do espetáculo.
Serviço
Datas e horários: 18 e 19 de novembro de 2025 | terça-feira, às 20h (sessão com audiodescrição), e quarta-feira, às 20h
Local: Funarte MG – Galpão 4
Endereço: Rua Januária, 68 – Centro – Belo Horizonte (MG)
Tipo de espetáculo: Gratuito com ingresso
Preços: Gratuito
Informações sobre compra ou retirada de ingressos na bilheteria 1h antes da apresentação
Ficha artística e técnica
Concepção, criação e atuação: Flavi Lopes, Gabriela Christófaro, Márcia Fabiano Neves, Marise Dinis
Orientação dramatúrgica: Rita Clemente
Trilha sonora original: Dj Black Josie
Figurino: Ananda Sette
Iluminação: Flávia Mafra
Assessoria de imprensa: Beatriz França – Rizoma Comunicação & Arte
Produção executiva: Merry Couto
Design gráfico e publicidade: Mari Flecha
Fotografia e vídeo: Luísa Machala
Gestão financeira e prestação de contas: Renata Figueiredo
Gestão de produção: Mulheres em Dança
Acessibilidade: Vias Acessíveis
Responsável pelas informações aqui apresentadas: Beatriz França (Rizoma Comunicação & Arte)
Caso encontre um erro ou divergência de dados, favor entrar em contato enviando mensagem para beatrizfranca@rizomacomunica.
QUER TER PÁGINAS NO TRILHAS DA CENA?