O Teatro da Pedra é um coletivo plural e diverso, formado em 2015 por artistas e educadores que vivem de teatro e acreditam no potencial transformador da arte.
Com sede em São João del-Rei (MG), oferece espetáculos gratuitos ou a preços populares para o público da região e de outras cidades brasileiras, contribuindo para a formação de novos públicos e para a democratização do acesso à arte.
Só em 2023, circulou por 35 cidades, onde apresentou 42 vezes o espetáculo Okàn, 32 vezes o espetáculo Partidas, 50 vezes a Seresta Partidas e 7 vezes o infantil “A fada, a flor e a princesa”, além de 128 contações de histórias.
O grupo também desenvolve o projeto “Teatro para Escolas”, pelo qual recebe, na sua sede, alunos de escolas públicas para assistirem a espetáculos gratuitamente. Apenas em 2023, foram acolhidas 2.467 crianças.
Agora em 2024, o Teatro da Pedra estreou em palcos internacionais, ao ser selecionado para apresentar seu espetáculo Desmontagem Okàn no XXI Congresso Mundial e Festival de Artes Cênicas da ASSITEJ Internacional – “Vozes de um mundo novo”, realizado em Havana, Cuba, de 23 de maio a 2 de junho.
A SEDE
O Centro de Pesquisa em Arte e Educação do Teatro da Pedra é um ponto de cultura onde o grupo se reúne para a troca e o desenvolvimento de práticas artísticas. De frente para uma cadeia de montanhas, cercado de muita natureza, é um espaço aberto para a comunidade, comprometido com a pesquisa e o fomento à arte.
Abriga o acervo de figurinos e cenários do grupo e dispõe de uma biblioteca com grande variedade de livros. O espaço ainda oferece uma cantina que funciona antes e depois das atrações com um cardápio caprichado e artesanal.
REPERTÓRIO
Em nove anos de estrada, o Teatro da Pedra já produziu 12 espetáculos. São peças diversificadas que têm como fio condutor a capacidade de emocionar o público e instigar sua reflexão acerca dos problemas estruturais da sociedade brasileira.
Atualmente, mantém seis deles no repertório:
Ọkàn conta a história de uma família preta vivendo no interior de Minas Gerais: avó, pai e filha. A menina, ao sentir a proximidade da partida de sua avó, mergulha em uma viagem em torno de sua origem, seus ancestrais africanos, suas histórias, seus costumes e sua cultura.
Classificação: a partir de 8 anos
Duração: 60 min
Partidas é um espetáculo que mergulha nas trajetórias de mulheres que nasceram no interior e foram ganhar a vida na cidade grande. Partidas fala da mineiridade, mas fala também de sentimentos universais como o amor, a saudade e a dor do êxodo. Embaladas por clássicos do cancioneiro popular, quatro histórias que relembram a poesia e a dor de uma vida partida, entre um cá e um lá, entre encontros e despedidas, entre o servir e o viver a sua própria vida, são apresentadas em cena: o olhar de quem vai e o de quem fica.
Classificação: 12 anos
Duração: 80 min
Seresta Partidas
É uma versão reduzida do espetáculo Partidas, feita para ser apresentada nas varandas das casa, nos quintais, em asilos… Mistura cenas do espetáculo Partidas com músicas do cancioneiro sertanejo do país. Fala de êxodo, de amor, de partidas, mas também de reencontros, especialmente aqueles experimentados pelo próprio espectador.
Classificação: 12 anos
Duração: 30 min
A fada, a flor e a princesa é um espetáculo infantil do Teatro da Pedra que transporta a plateia para um mundo fantástico de fadas, princesas, madrastas, príncipes, rainhas, reis e seres encantados através de músicas, danças, poemas, brincadeiras e histórias.
Tudo começa com um cortejo musical que chama os ouvintes para adentrarem no mundo da imaginação. Em seguida, entram em cena as contadoras que vão se transformando nos personagens das histórias e tecendo uma narrativa que mescla diálogos diretos e contação.
Classificação: Livre
Duração: 45 min
Cortejo de Natal
Uma história contada há mais de dois mil anos emociona o público como poucas outras. Pelas lentes do Teatro da Pedra, o espetáculo narra a trajetória de Maria e José desde o anúncio do anjo Gabriel até o nascimento de Jesus, em Belém, encenando os percalços e milagres vivenciados pelo caminho. O repertório musical variado inclui músicas de artistas como Milton Nascimento, Ceumar, Clara Nunes, Beto Guedes e Alceu Valença, além de canções natalinas. Um evento que celebra a união das famílias, enche os corações de alegria e renova as esperanças. Uma história de amor, fé e devoção!
Classificação: Livre
Duração: 45 min
O Teatro da Pedra cria em 2017 um espetáculo especialmente voltado para as ruas, um cortejo cênico musical que convida a plateia a um passeio pelas canções de Caetano Veloso. Caminhando contra o vento, sete atores levam para as ruas um espetáculo cortejo que remete às tradicionais procissões religiosas tão comuns às cidades históricas mineiras por seu formato. Nesse espetáculo, além de um contato com a obra do compositor baiano, a plateia, envolvida na encenação, é convidada a um olhar diferenciado para a arquitetura da própria cidade.
Classificação: Livre
Duração: 50 min
Para saber mais sobre os espetáculos da companhia, acesse: https://www.teatrodapedra.org/espetaculos
ARTE POR TODA PARTE
No âmbito educacional, o Teatro da Pedra oferece oficinas gratuitas de teatro, circo, dança, cerâmica e história brincante. O objetivo é promover acesso à arte e fortalecer a valorização da identidade cultural nas localidades onde atua.
Em 2023, ofertou 90 turmas de oficinas de artes em 11 cidades, que envolveram um total de 3.562 alunos. Agora em 2024, já são 12 distritos e 5 sedes de municípios atendidos.
Em 2020, o projeto pedagógico desenvolvido em São Miguel do Cajuru, distrito de São João del-Rei, foi contemplado pelo Criança Esperança, projeto da Rede Globo em parceria com a Unesco.
A EDITORA TEATRO DA PEDRA
Desde 2022, o Teatro da Pedra edita obras que contribuem para conectar as crianças e seus antepassados por meio da arte, além de fortalecer os vínculos e o pertencimento de todos eles com as localidades onde vivem.
A primeira obra lançada foi “Histórias do Camapuã”, que compila “causos” e lendas do pequeno distrito de Entre Rios de Minas. Posteriormente, foram lançados “Receitas de vida & histórias de receitas”, “Histórias de Caetano Lopes” e “Receitas que contam histórias”.
Para 2024, já está prevista a edição de Histórias de Dores de Campos.
COMO APOIAR O TEATRO DA PEDRA?
O Teatro da Pedra realiza campanhas de arrecadação destinadas aos públicos mais diversos. Empresas podem contribuir tanto com doações diretas como por doações via Leis de Incentivo à Cultura.
As pessoas físicas também podem escolher as formas de contribuição que mais se adequam a seu perfil. Há a doação direta, em que o contribuinte doa o percentual que puder diretamente para as contas do Teatro da Pedra. Também é possível doar até 6% do Imposto de Renda e receber o valor corrigido na próxima restituição. As doações também podem ser debitadas nas contas da Copasa.
Saiba mais em https://www.teatrodapedra.org/patrocine
A atualização dos dados desta página bem como a veracidade das informações nela contidas são de responsabilidade do Teatro da Pedra. Caso encontre um erro ou divergência de dados, favor entrar em contato pelos canais acima ou enviando mensagem para comunica@teatrodapedra.org
Acesse via celular ou tablet e compartilhe.
Compartilhe esta página em outro dispositivo móvel.
QUER TER PÁGINAS NO TRILHAS DA CENA?