Trilhas da Cena

Como participar?

BOLERO DE 4 - João Rafael Neto / Luiz de Abreu (BA) - Foto: Guto Muniz

Esta página apresenta um passo-a-passo para você participar do projeto Trilhas da Cena. Caso ao final dela, você ainda tenha dúvidas, consulte o nosso FAQ no menu superior do site ou faça contato conosco através do e-mail contato@trilhasdacena.com.br

Quero ser um assinante e ter minhas páginas no site!

O site está aberto não só aos artistas da cena, como também a pesquisadores, cenógrafos, figurinistas, críticos, curadores, produtores, enfim, todos os profissionais ligados de alguma maneira às artes cênicas. Para ser um assinante e ter uma ou mais páginas no site, basta comprovar através de algum documento, imagem ou mesmo depoimento de outro profissional assinante do site, sua ligação a, ao menos, um trabalho cênico já apresentado.

FIME NOIR - Pequod Teatro de Animação (RJ) | Foto: Guto Muniz
REALEJO - Grupo Bagaceira de Teatro (CE) | Foto: Guto Muniz

Quero ser um apoiador do projeto!

Todas as pessoas podem participar do Trilhas como apoiadores do projeto. Ao contribuir com uma quantia mínima de R$ 15,00 por mês, você ajudará na adoção  de novas páginas. Isso quer dizer que, com seu apoio, páginas de espetáculos ou de profissionais, coletivos e iniciativas que não tenham como se manter no site, terão seus custos de manutenção cobertos, ajudando a resgatar essas histórias e construir nossa memória. Como contrapartida, o apoiador participará de sorteios de ingressos, livros, fotos impressas e tudo mais que os artistas presentes no site puderem oferecer. Para saber mais e ser um apoiador, clique aqui.

Como me inscrevo como assinante?

A inscrição no site é simples e gratuita. Você passará a ter custos apenas no momento em que enviar os dados para criação de sua primeira página. Para se inscrever, clique aqui.

Ao se tornar um assinante do Trilhas da Cena, você receberá um login e senha que te possibilitará acessar sua página de assinante. A partir dela, você terá acesso a diversas informações, dentre elas, como proceder para enviar os dados para a criação de suas páginas para envio dos dados para criação de suas páginas.

DOM JOÃO E A INVENÇÃO DO BRASIL - Catibrum Teatro de Bonecos (MG)
DOM JOÃO E A INVENÇÃO DO BRASIL - Catibrum Teatro de Bonecos (MG) | Foto: Guto Muniz
JOSEFINA, A CANTORA - Cia Absurda (MG) | Foto: Guto Muniz

Existem diferentes tipos de páginas?

Sim, existem. Antes de enviar os dados para criar suas páginas é importante conhecer estes diferentes tipos e os planos de assinatura existentes. Aqui vale também dizer que você poderá ter quantas páginas desejar. Cada página poderá ser de um determinado tipo e ter seu próprio plano de pagamento. Ou seja, cada página tem sua própria assinatura. O vínculo entre elas é que todas estarão sob sua responsabilidade.

Páginas simples

As páginas simples trazem um conjunto de informações essenciais para sua apresentação:

  • Páginas de espetáculos: nome do espetáculo, nome do coletivo/artista realizador, estado de origem, direção, ano de estreia, carimbo “em circulação” para espetáculos em repertório, sinopse, ficha técnica, links para as redes sociais do espetáculo ou do coletivo/artista realizador e até 6 imagens incluíndo a fotografia de abertura da página.
  • Página de profissionais, coletivos ou iniciativas: nome do(a) profissional, coletivo ou iniciativa, estado sede, ano de criação (coletivos e iniciativas), atividades desenvolvidas (profissionais e iniciativas), texto de apresentação, texto com histórico de realizações (em especial nas artes cênicas), links para as redes sociais, logo (coletivo ou iniciativa) ou foto de perfil (profissional) e até 6 imagens.
HYGIENE - Grupo XIX de Teatro | Foto: Guto Muniz
O ALFAIATE DE LIVROS - Otávio Bastos (PE) | Foto: Guto Muniz

Páginas completas

As páginas completas trazem todos os itens e conteúdos das páginas simples anteriormente listados e todas as demais informações que o assinante desejar colocar, tais como clippings, vídeos, depoimentos, links para críticas, artigos e até 40 imagens em galerias ou compondo os demais campos da página. Compare os dois tipos de páginas de um mesmo profissional ou espetáculo clicando nos botões abaixo:

Planos de assinatura

Plano básico (atualização anual):

Você terá direito a uma atualização anual gratuita de sua página. Nesse momento, você poderá atualizar todos os campos da mesma sem qualquer custo adicional. As demais atualizações necessárias no decorrer da vigência da assinatura serão cobradas a parte, por campo da página atualizado.

 

Plano avançado (atualizações ilimitadas):

Você poderá atualizar ou acrescentar campos à sua página quantas vezes for necessário durante a vigência da assinatura, sem nenhum custo adicional. Somente alterações que atinjam 50% ou mais campos da página poderão ser cobradas à parte.

TRANSTORNA - Cia de Dança Palácio das Artes (MG) | Foto: Guto Muniz
GALANGA, CHICO REI! - Maurício Tizumba (MG) | Foto: Guto Muniz

Formas de pagamento da anuidade

As assinaturas das páginas vencem sempre a cada 12 meses, mas você poderá optar pelo pagamento mensal ou anual para cada uma delas. O prazo da assinatura começará a valer sempre no dia 14 ou 28 subsequente ao envio dos dados para criação da página. Você receberá um e-mail alguns dias antes de seu vencimento para que possa atualizar gratuitamente sua página, trocar de plano ou cancelar sua assinatura. Não havendo resposta, a assinatura será renovada automaticamente no mesmo plano e forma de pagamento.

Valores

Você terá dois custos para colocar sua página no ar.

 

Custo de criação: cobrado uma única vez, é o custo relativo ao desenvolvimento de sua página a partir dos dados enviados.

Custo de assinatura: cobrado mensal ou anualmente, dependendo do plano escolhido, ele se refere ao custo de ocupação de espaço no servidor do site, manutenção da página e desenvolvimento da plataforma.

Os valores podem ser consultados clicando aqui.

MIGRAÇÕES DE TENNESSEE - Cia. Absurda (MG) | Foto: Guto Muniz
PARAÍSO PERDIDO - Teatro da vertigem (SP) | Foto: Guto Muniz

Descontos por indicações e número de páginas

A cada nova página criada por um profissional, coletivo ou iniciativa que vierem para o Trilhas da Cena por sua indicação, você terá R$ 30,00 de desconto na sua próxima anuidade. Esse desconto é acumulativo. Ou seja, caso você chegue a ter 100% de desconto nas suas  anuidades, os descontos seguintes serão aplicados no próximo vencimento. Mas para a indicação valer, é necessário que, no ato da inscrição, seu nome seja colocado no campo específico do formulário. relativo à sua indicação.

Você também tem descontos no site pelo conjunto de páginas sob sua responsabilidade. Clique aqui para saber mais sobre isso.

Criação da página (envio de dados)

Após definir o tipo de página, seu plano de pagamento e o tipo de assinatura ideal para a mesma, você poderá enviar os dados para a criação de sua página. Para isso, você precisará fazer seu login no site utilizando o nome de usuário e senha que foram enviados para você via e-mail quando de sua inscrição. Feito o login, você terá acesso à sua página de assinante. Nela, você encontrará o link para a página de envio de dados. São duas as opções: envio através de e-mail ou formulário próprio.

GIGANTES DE AR - Pia Fraus (SP) | Foto: Guto Muniz
O LÍQUIDO TÁTIL - Grupo Espanca! (MG) | Foto: Guto Muniz

Criação da página (o processo)

Após receber suas informações, as imagens terão sua resolução conferidas e os links serão verificados para conferir sua validade. Enfim, todo o material será analisado para que sua página possa ser corretamente construída. Após esta fase, você receberá um e-mail com o link para pagamento da assinatura baseado nas informações enviadas. Quando recebermos o comprovante do pagamento, sua página começará a ser criada. Durante o processo de criação, ela será postada em um ambiente de testes com senha. Somente após todos os ajustes e sua aprovação final é que ela será postada publicamente no site.

Atualizações das páginas

As atualizações de dados de suas páginas deverão ser solicitada através de um formulário próprio, acessível através da sua página pessoal, quando logado ao site.

Por atualizações entendemos as mudanças de textos, trocas, acréscimos ou retiradas de conteúdos de um mesmo campo. Para os planos que incluem apenas uma atualização anual na data de sua renovação, será cobrada uma taxa de R$ 30,00 por campo atualizado. A separação entre campos da página normalmente se dá a partir da alteração dos tons de cinza ou a partir de indicações gráficas de separação presentes na mesma. Mudanças significativas de conteúdos também podem ser indicadoras de separação de campos. Para a criação de novos campos, o valor cobrado será de R$ 60,00 por campo criado.

Tio Vânia (aos que vierem depois de nós) - Grupo Galpão (MG) | Foto: Guto Muniz
A MÁQUINA - João Falcão (PE) | Foto: Guto Muniz

Banco de projetos em captação

O Trilhas da Cena também oferece aos seus assinantes uma página para divulgação de seus  projetos aprovados em leis, à espera de captação. Para poder postar os dados de seu projeto, é necessário que você tenha ao menos uma página criada sob sua responsabilidade no site. Envie os dados do seu projeto através do link que pode também ser encontrado em sua página pessoal.

Divulgue seu espetáculo em nossa agenda!

Por fim, o site oferece a você a possibilidade de divulgar seu espetáculo em nossa agenda. O serviço é gratuito e aberto a todos, mesmo para aqueles que não são nossos assinantes. Mas, sem dúvida nenhuma, ter a divulgação de seu espetáculo diretamente linkada às suas páginas  é uma forma muito interessante de despertar um interesse ainda maior das pessoas, não somente pelo seu espetáculo, mas por todo o seu trabalho!

Para enviar os dados para divulgação da sua apresentação ou temporada, basta clicar aqui.

NOITES BRANCAS - Odeon Companhia Teatral (MG) | Foto: Guto Muniz
PERDOA-ME POR ME TRAÍRES - Cia Luna Lunera (MG) | Foto: Guto Muniz

Tire suas dúvidas!

Se você chegou até aqui e permanece com algumas dúvidas, existem três caminhos para te ajudar.

Pular para o conteúdo