Trilhas da Cena

Como participar?

BOLERO DE 4 - João Rafael Neto / Luiz de Abreu (BA) - Foto: Guto Muniz

Essa página foi criada para te explicar de maneira simples e direta, tudo que você precisa saber para participar do Trilhas da Cena, seja como um profissional, criador de um espetáculo, representante de um coletivo, de uma iniciativa ou mesmo como um amante das artes cênicas. Se você não encontrar aqui a resposta para suas dúvidas, entre em contato direto conosco. Ficaremos muito felizes em poder te ajudar!

E-mail: contato@trilhasdacena.com.br

WhatsApp: 31 999041908

Instagram (direct): @trilhasdacena

Quero ter uma página no Trilhas. Como faço?

A primeira coisa a fazer é pensar que tipo de página é mais importante para você neste momento: uma página pessoal, de um espetáculo seu, de um coletivo que você representa ou de uma iniciativa ou projeto do qual participa?

Está com dúvidas? Converse com a gente.

FIME NOIR - Pequod Teatro de Animação (RJ) | Foto: Guto Muniz
REALEJO - Grupo Bagaceira de Teatro (CE) | Foto: Guto Muniz

Que tipo de material vou precisar enviar para que a minha página seja criada?

As páginas do Trilhas da Cena aceitam uma vasta variedade de materiais. Você pode nos enviar textos, fotos, vídeos, áudios, arquivos PDF, links e até mesmo materiais não digitalizados (via correios). Enfim, cuidaremos de tudo que você considerar relevante para a sua página.

E sobre formatos e tamanhos de arquivos, resoluções… preciso me preocupar com isso?

Não precisa. Você vai nos enviar o que tiver em mãos. Nós avaliaremos cada um e faremos o possível para que fiquem da melhor forma para serem utilizados. Se surgir algum limite ou necessidade mais específica, faremos contato com você e orientaremos a respeito.

DOM JOÃO E A INVENÇÃO DO BRASIL - Catibrum Teatro de Bonecos (MG)
DOM JOÃO E A INVENÇÃO DO BRASIL - Catibrum Teatro de Bonecos (MG) | Foto: Guto Muniz
JOSEFINA, A CANTORA - Cia Absurda (MG) | Foto: Guto Muniz

Vou precisar enviar tudo de uma única vez?

Não. Envie-nos conforme sua disponibilidade e planejamento.

Nós sabemos que muitas vezes é difícil pesquisar, localizar e organizar um material que, em alguns casos, corresponde a uma vida inteira de trabalho. Isso é muito comum quando falamos de páginas pessoais, por exemplo. Não temos pressa.  Você verá que o processo de organização do seu material e construção da página, feito no tempo certo, sem nos apressarmos,  pode ser muito gratificante. O importante é começar!

Como vou enviar as informações?

Para enviar, é muito simples. Acesse a aba crie ou atualize suas páginas no menu do site. A partir de lá, você enviará suas informações de cadastro (caso ainda não seja um assinante do Trilhas) e também o conteúdo de sua página. Quem não se adapta a formulários poderá enviar o conteúdo da página por e-mail. Você terá acesso a um passo-a-passo logo após se cadastrar e preencher as informações iniciais de sua página.

Em caso de dúvidas, fale conosco.

HYGIENE - Grupo XIX de Teatro | Foto: Guto Muniz
Foto: Renato Mangolin
NECROPOLÍTICA, mundana companhia (Centro Cultural São Paulo, 2019) Foto: Renato Mangolin

Para atualizar minha página, qual é o procedimento?

O envio das informações para a atualização de sua página é feito da mesma forma que o envio das informações para sua criação. Você deve acessar a aba crie ou atualize suas páginas e começar a preencher o formulário. Logo no início, ele te perguntará o que deseja fazer. Basta marcar a opção de atualização e seguir em frente.

Quanto vou pagar para manter minhas páginas online?

Neste momento, o custo mensal para ter sua página no Trilhas, incluindo hospedagem e manutenção, é de, no máximo, R$30. Além dos nossos diversos planos, ainda temos condições especiais que podem te garantir até 100% de desconto na anuidade. Veja todos os planos e o que eles oferecem aqui.

Foto: Caio Lírio
EX-PASSO | Direção: Cláudio Machado | Foto: Caio Lírio (2018)
O ALFAIATE DE LIVROS - Otávio Bastos (PE) | Foto: Guto Muniz

Cada página tem sua assinatura? Como ela é renovada?

Sim, cada página tem sua assinatura que começa a ser contada a partir do momento em que ela é publicada.

A renovação é automática. Porém, enviaremos uma mensagem por e-mail uma semana antes da data final de vigência da mesma, a fim de que você possa alterar seu plano, se for de seu interesse ou até mesmo cancelar a assinatura de sua página.

Sou eu que vou construir e atualizar a minha página ou são vocês?

Seremos nós, com sua total supervisão. A página precisa ter a sua cara ou a cara do seu espetáculo. Ela não será um “modelo” preenchido pelo assinante, o que as tornaria todas iguais. Você nos envia o seu material, nós criamos e te mostramos. Assim, faremos os ajustes necessários até que ela esteja pronta para ficar online. Depois, é só continuar nos enviando informações e nós a atualizaremos. Nada de você ter que ficar entrando em plataformas, inserindo dados e lidando com bugs.

Esse trabalho é nosso!

TRANSTORNA - Cia de Dança Palácio das Artes (MG) | Foto: Guto Muniz
GALANGA, CHICO REI! - Maurício Tizumba (MG) | Foto: Guto Muniz

Quanto tempo levará para que a minha página fique pronta?

Esse tempo depende de alguns fatores. Se você enviar todo o material necessário de uma única vez e também aprovar nossa primeira proposta de página, sem alterações, sua página poderá estar online em uma semana. Mas a construção pode demorar mais, se o ritmo de envio das informações e ajustes for outro. O mais importante é saber que você é quem determina quando a página pode ser publicada. E que a anuidade dela só começará a vigorar no dia de sua publicação.

Posso contar com vocês para minha divulgação de minhas páginas?

Trabalhar pela promoção das artes cênicas em todo o território nacional é um dos compromissos do Trilhas da Cena. A Agenda do Trilhas divulga continuamente espetáculos em cartaz por todo o Brasil. Além disso, nossos associados têm destaque em nossas redes sociais por meio de posts exclusivos sobre suas páginas, atividades e temporadas de seus espetáculos. Para isso, basta nos manter informados e suas páginas atualizadas.

MIGRAÇÕES DE TENNESSEE - Cia. Absurda (MG) | Foto: Guto Muniz
PARAÍSO PERDIDO - Teatro da vertigem (SP) | Foto: Guto Muniz

Para divulgar meu espetáculo na Agenda do Trilhas é preciso ser assinante?

Não. A inscrição prévia no site não é necessária. A Agenda do Trilhas é um serviço que oferecemos gratuitamente para a divulgação de espetáculos e eventos das artes cênicas em todo o Brasil. Para divulgar o seu espetáculo, basta acessar a aba Divulgue seu Espetáculo no menu superior do site e seguir as instruções que aparecerão em sua tela.

O que diferencia as páginas de espetáculos da Agenda e as páginas da aba Espetáculos?

As páginas da Agenda são temporárias e trazem apenas as informações essenciais para uma boa divulgação das apresentações. Elas são removidas assim que as temporadas se encerram. Já as páginas da aba Espetáculos são permanentes, criadas por iniciativa de nossos assinantes e contêm um vasto volume de informações sobre os espetáculos, frequentemente atualizadas. Além disso, quando um desses espetáculos está em cartaz, sua página completa é vinculada à Agenda do Trilhas, reforçando ainda mais a sua divulgação.

GIGANTES DE AR - Pia Fraus (SP) | Foto: Guto Muniz
O LÍQUIDO TÁTIL - Grupo Espanca! (MG) | Foto: Guto Muniz

Não sou profissional, mas amo as artes cênicas. Posso participar?

Você é imprescindível para o nosso projeto!
O Trilhas da Cena é um projeto que, a cada dia, vem construindo um acervo fundamental das ricas histórias das artes cênicas brasileiras. E muitas dessas histórias são mantidas exclusivamente com a ajuda de nossos apoiadores. Considere participar da iniciativa Amigos do Trilhas. Com doações únicas ou contribuições a partir de R$10 por mês, você nos ajuda e ainda poderá usufruir dos benefícios das parcerias que estamos estabelecendo. Saiba mais detalhes no nosso Espaço do Apoiador.

Como o Trilhas da Cena lida com as questões de direitos autorais e de imagem dos materiais publicados?

Cada página do site possui um responsável direto, que é sempre um assinante do Trilhas da Cena. O nome e o e-mail de contato desse responsável podem ser encontrados sempre no final da página. Ao publicá-la, esse profissional assume a responsabilidade pelos direitos autorais e de imagem do conteúdo. Por isso, é fundamental que haja bastante atenção ao material a ser publicado em sua página. Leia nossos termos e condições de uso.

Tio Vânia (aos que vierem depois de nós) - Grupo Galpão (MG) | Foto: Guto Muniz

E quanto à segurança das minhas informações pessoais?

O Trilhas da Cena não solicita a você dados bancários ou de cartões eletrônicos. Todas as ações do site que envolvem pagamentos são direcionadas para empresas especializadas e reconhecidas, as quais utilizam métodos avançados de segurança para proteger seus dados. Armazenamos apenas suas informações de contato e CPF. E tomamos todas as precauções ao nosso alcance para protegê-las, dentre elas, o uso de servidor próprio que, além de garantir maior estabilidade e velocidade de navegação, também reduz significativamente os riscos de segurança. Acesse nossa política de privacidade.

CON LA CARMEN NO TE METAS | Súbita Companhia de Teatro | Foto: Elenize Dezgeniski
Foto: Flaviana OX (2017)
O BONECO DE BARRO E O REI | Spatium Arte e Cultura (TO) Foto: Flaviana OX (2017)

Tenho minhas redes sociais. Preciso mesmo de uma página como as do Trilhas?

Perfis em redes sociais e páginas de conteúdo em um site têm objetivos muito diferentes. Enquanto os perfis em redes sociais como o Instagram são muito úteis para divulgação imediata de um trabalho ou mesmo do seu dia a dia, a fragmentação das informações torna difícil, ou mesmo impossível, ter uma ideia mais clara de você, de seus projetos e de sua trajetória. Já uma página de um site pode apresentar suas informações de forma organizada e sempre atualizada, sem que nada se perca em uma linha do tempo fragmentada e quase infinita.

Qual a diferença entre ter um site próprio e uma ou mais páginas no Trilhas da Cena?

As diferenças são muitas. Mas a principal delas é que seu site será visitado, especialmente, por quem busca diretamente informações sobre você. Em um portal como o Trilhas da Cena, onde tudo gira em torno das artes cênicas e as informações se cruzam de forma organizada, além de quem já está diretamente interessado por informações a seu respeito, outros visitantes que buscam outro profissional ou desejam saber mais sobre um espetáculo específico podem acabar se deparando com sua página, conhecendo você e seu trabalho.

Foto: Humberto Araujo
FESTIVAL DE CURITIBA | Denise Stoklos em Extinção | Foto: Humberto Araujo
PERDOA-ME POR ME TRAÍRES - Cia Luna Lunera (MG) | Foto: Guto Muniz

Qual será o endereço de minha página no Trilhas da Cena?

Seu endereço será sempre trilhasdacena.com.br/nome-da-pagina

onde nome-da-pagina será seu nome artístico, nome do espetáculo, do coletivo ou da iniciativa que você representa.

Tenho meu site, mas gostaria de trocá-lo por uma ou mais páginas no Trilhas da Cena. O que vai acontecer quando digitarem meu endereço atual?

Se você tem um domínio próprio Registro.br, você não perderá nenhuma visita e, se preferir, poderá ainda continuar utilizando seu endereço atual. Criaremos um redirecionamento automático para que todos que digitarem este endereço sejam levados imediatamente para sua página no nosso site.

Foto: Renato Mangolin
MORRO MUNDO, Laura Vinci (Galeria Nara Roesler, São Paulo, 2018) Foto: Renato Mangolin
PESO BRUTO | Jussara Belchior | Foto: Elenize Dezgeniski

Posso ter uma página no Trilhas que leve as pessoas para o meu site?

Sim, esta é uma opção muito eficiente para quem já tem um site robusto, com diversas páginas e muita informação. Você pode criar uma página no Trilhas da Cena que apresente um resumo de todo o conteúdo do seu site e colocar nela quantos links forem necessários para que o visitante do Trilhas seja levado para o seu site, onde poderá aprofundar-se em suas histórias em seu site próprio.

Posso cancelar minha assinatura a qualquer momento?

Pode sim. Caso você tenha feito o pagamento anual, receberá a restituição integral referente aos meses não usufruídos. O cancelamento é feito através de sua página na área do assinante. Para acessá-la, basta fazer seu login clicando aqui.

Foto João Caldas
CLARA CROCODILO Direção: Lala Deheinzelin (1981) | Foto João Caldas

Ainda tenho dúvidas. Como podem me ajudar a esclarecê-las?

Você pode entrar em contato conosco através de nosso e-mail: contato@trilhasdacena.com.br

através do nosso WhatsApp: 31 999041908

ou através do direct em nosso perfil do Instagram: @trilhasdacena

Teremos muito prazer em conversar com você!

NOITES BRANCAS - Odeon Companhia Teatral (MG) | Foto: Guto Muniz