GALANGA, CHICO REI!
Maurício Tizumba (MG) e JLM Produções Artísticas (RJ)
Direção: João das Neves
Estreia: 2012
Atualizada em 10/07/2024
O espetáculo traça um panorama da fabulosa história da vida de Chico, rei de uma tribo do Congo que é trazido como escravo para o Brasil e torna-se herói. Na peça usa-se a congada – bailado dramático tradicional em vários estados brasileiros, principalmente em Minas Gerais, em que os figurantes representam, com cantos, danças, cortejos, cavalgadas, levantamento de mastros e muita música, a coroação de um rei do Congo, mesclando cultos católicos com africanos. Estes rituais são dedicadas à protetora tradicional dos negros no Brasil, Nossa Senhora do Rosário, e vários santos negros, especialmente São Benedito e Santa Efigênia.
Ao mesmo tempo, Galanga, Chico Rei revê a história tradicional do nosso país e da nossa cultura sob o prisma da identidade afro-brasileira. E usa a tradição oral em cena com as várias versões de uma mesma história contadas, muitas vezes, de forma simultânea.
Galeria de fotos
Fotografias realizadas por Guto Muniz no dia 29 de janeiro de 2012, na Associação Tambor Mineiro, em Belo Horizonte.
Equipe
Texto e música: Paulo César Pinheiro
Direção e cenário: João das Neves
Direção musical: Titane
Figurinos: Rodrigo Cohen
Iluminação: Paulo César Medeiros
Programação visual: André Castro
Elenco: Maurício Tizumba, Alysson Salvador, Bia Nogueira, Denilson Tourinho, Evandro Passos, Everton Coroné, Felipe Gomes, Kátia Araccelle, Lucas Costa, Maíra Baldaia e Rodrigo Jerônimo.
Direção de Produção: JLM Produções Artísticas
A atualização dos dados desta página bem como a veracidade das informações nela contidas são de responsabilidade de Guto Muniz. Caso encontre um erro ou divergência de dados, favor entrar em contato pelos canais acima ou enviando mensagem para gutomuniz@focoincena.com.br
Acesse via celular ou tablet e compartilhe.
Compartilhe esta página em outro dispositivo móvel.
Esta página é mantida provisoriamente online pelo Trilhas da Cena. Para que ela faça parte do acervo permanente do portal, ela precisa de recursos gerados através do apoio de nossos colaboradores via campanha de financiamento coletivo recorrente do Trilhas da Cena na plataforma Catarse. Sem esse apoio, ela poderá deixar o acervo em breve.
O Trilhas da Cena é um projeto construído sem patrocínios e é viabilizado através da contribuição dos artistas e do público em geral. Participe de nossa campanha e ajude a preservar a história das artes cênicas brasileiras.
Acesse: catarse.me/trilhasdacena