A ZAP 18 existe desde 2002 no bairro Serrano em Belo Horizonte, na divisa das Regionais Pampulha e Noroeste. Hoje somos reconhecidos como Ponto de Cultura, e essa é a melhor definição para o conjunto de atividades que realizamos em três frentes, que dialogam:
• Somos um espaço cultural aberto para coletivos, grupos, artistas e toda a comunidade, recebendo e oferecendo espetáculos, ensaios, oficinas, mostras, festivais e encontros de reflexão sobre arte, teatro e cultura.
• Somos um espaço de formação livre em artes, que desenvolve há quase 20 anos o Projeto Zap teatro escola & afins, voltado para a vivência pedagógica nas artes da cena, teatro e dança, com foco no trabalho com mulheres maduras, juventudes, artistas/estudantes da área negres.
• Somos um coletivo teatral que produz espetáculos e solos a partir das pesquisas: teatro e realidade, teatro épico, teatro documentário e autobiografia em cena. Destacamos as montagens reconhecidas e premiadas: A Menina e o Vento, Esta noite Mãe Coragem, 1961-2009, O gol não valeu!, O ano em que virei adulto, Memórias Póstumas de um neguinho e Homem Vazio na Selva da Cidade, entre outras.
Além disso, publicamos, desde 2007, a Revista Cadernos da Zap, sobre os nossos processos criativos em diálogo com a produção acadêmica.
A atualização dos dados desta página bem como a veracidade das informações nela contidas são de responsabilidade da ZAP 18.
Caso encontre um erro ou divergência de dados, favor entrar em contato com ele a partir dos links acima ou envie mensagem para ocupazap18@gmail.com