Trilhas da Cena

O projeto

CORPOS DE PASSAGEM - Gentlemen de Rua (SP) | Foto: Guto Muniz

Trilhas são, no nosso entender, caminhos abertos para a exploração. Por elas caminhamos e enfrentamos obstáculos: subidas e descidas íngremes, pedras, lamaçais… Bifurcações quase sempre não sinalizadas nos levam à necessidade da escolha do caminho a seguir, na crença de que será o correto.

 
Ao mesmo tempo que nos desafiam, as trilhas nos convidam à aventura da descoberta. Quais serão as belezas e os perigos desvendados na próxima curva, nos próximos passos? Marcamos o caminho de volta ou simplesmente seguimos em frente?
 
Trilhas podem cortar caminhos entre estradas pavimentadas, demarcadas, onde transitamos com facilidade e com menores desafios, ou podem nos levar ao “nada”, ao momentaneamente intransponível, que pode até mesmo ser exatamente onde queremos chegar.
 
Trilhar caminhos é processo natural da criação cênica. As escolhas, os obstáculos e as dúvidas são desafios diários que enfrentamos, sozinhos por vezes, acompanhados em muitas outras. No seu emaranhado, podemos nos encontrar e nos perder. E, ao chegar ao destino (ou ao lugar possível), o trilheiro da cena terá compartilhado com aqueles que o acompanham a experiência da caminhada.
 
O projeto Trilhas da Cena quer ajudar a contar as histórias dessas travessias. Falar das escolhas, dos encontros e ajudar a pensar em novos desafios. Nosso objetivo é construir uma memória sólida e facilmente acessível das artes cênicas brasileiras, por meio de um site que possibilite não somente o acesso às mais diversas informações de trabalhos artísticos atuais e de acervo, como também o cruzamento desses conteúdos com as biografias de seus criadores, realizadores e demais profissionais participantes.