Atriz, professora, maquiadora e performer
Mona Magalhães
Rio de Janeiro
Atualizado em 03/07/2023
Mona Magalhães é doutora em Estudos da Linguagem – UFF / 2010; Mestre em Ciência das Artes – UFF / 2004; Especialista em maquiagem – Makeup Designory (MUD / USA); Bacharel em Artes Cênicas – UNIRIO. É Professora Associado III da Escola de Teatro da UNIRIO, responsável pelas disciplinas de Caracterização I, II e III. Responsável pela maquiagem de caracterização de mais de 90 obras teatrais. Trabalhou com diversos grupos teatrais entre eles: Grupo Galpão (MG), Clowns de Shakespeare (RN), SerTão Teatro (PB), Cia. Teatro Esplendor (RJ), Cia PeQuod (RJ) . Tem trabalhos publicados em congressos e palestras em eventos internacionais como a Prague Quadrennial 2019. Recebeu os Prêmios: Avon Color / 1995, 2004; Coca-Cola / 2000; CBTIJ / 2016,2017; Prêmio de Excelência ISTAN – China / 2018
Foto: Guto Muniz
Atriz, professora, maquiadora e performer
Mona Magalhães
Rio de Janeiro
Atualizado em 03/07/2023
Foto: Guto Muniz
Mona Magalhães é doutora em Estudos da Linguagem – UFF / 2010; Mestre em Ciência das Artes – UFF / 2004; Especialista em maquiagem – Makeup Designory (MUD / USA); Bacharel em Artes Cênicas – UNIRIO. É Professora Associado III da Escola de Teatro da UNIRIO, responsável pelas disciplinas de Caracterização I, II e III. Responsável pela maquiagem de caracterização de mais de 90 obras teatrais. Trabalhou com diversos grupos teatrais entre eles: Grupo Galpão (MG), Clowns de Shakespeare (RN), SerTão Teatro (PB), Cia. Teatro Esplendor (RJ), Cia PeQuod (RJ) . Tem trabalhos publicados em congressos e palestras em eventos internacionais como a Prague Quadrennial 2019. Recebeu os Prêmios: Avon Color / 1995, 2004; Coca-Cola / 2000; CBTIJ / 2016,2017; Prêmio de Excelência ISTAN – China / 2018
Portfólio
A feira de maravilhas do fantástico Barão de Münchausen
Cia. Pequod (2015)
Fotos: Simone Rodrigues
Um Tartufo
Cia. Teatro Esplendor – 2018
Fotos: Dalton Valério
Mona Magalhães concorreu com esse trabalho ao 31º Prêmio Shell de Teatro do Rio de Janeiro na categoria Inovação.
Guernica Bodypainting
Guernica Bodypainting (2017) foi uma intervenção urbana oriunda do projeto de pesquisa institucional – O Corpo e a Cidade: pesquisa sobre bodypainting – em parceria com o Projeto de Extensão Núcleo de Criação. O ponto inicial desta pesquisa é a relação do corpo cidadão com a cidade, expressada por meio da pintura corporal. Foi realizada em 03 de Dezembro de 2017, envolvendo cerca de 30 artistas entre corpos modelos, pintores e fotógrafos. Os elementos que compõem o quadro de Guernica: o touro, o cavalo, o pássaro, a portadora da lamparina, a mão do guerreiro segurando a espada quebrada e uma flor, a mãe com o filho morto nos braços, o homem caído, a mulher do incêndio, a mulher perdida e a luminária/sol, estão representados por dezoito corpos masculinos e femininos pintados e posicionados na escadaria da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, representando o momento político, social e econômico que vive o Brasil, especialmente a Cidade e o Estado do Rio de Janeiro.
O Importante é o que interessa
O Importante é o que interessa (2019) é uma série de interferências artísticas oriunda do projeto de pesquisa acadêmica – O Corpo e a Cidade: pesquisa sobre bodypainting – em parceria com o Projeto de Extensão Núcleo de Criação, desenvolvidos na Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- Unirio, Brasil. O espetáculo de rua Les gens de couler do grupo francês Ilotopie nos serviu de inspiração estética, contudo os nossos coloridos expressam a liberdade de sermos o que somos, com a responsabilidade de respeitar e conhecer o outro. A interação pode ocorrer entre objetos da mesma cor, mas o principal objetivo é o contato entre cores, no intuito de ampliar o universo das relações e conhecimento mútuo. Perguntamos: o que de fato importa para construção e promoção do bem-estar numa sociedade?
Motivos Marinhos: Envolturas corporais no Capanema
Motivos Marinhos: envolturas corporais no Capanema (2016) – Os murais de azulejos criados por Candido Portinari encomendados pelo então ministro da Educação e Saúde, Gustavo Capanema, no período de 1936 a 1945, serviram como base para as intervenções espaciais Motivos Marinhos: Envolturas Corporais no Capanema
Pinóquio
Cia. Pequod (2021)
Fotos: Renato Mangolin
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