Trilhas da Cena

QUASE ÁRVORE

Grupo Atrás do Pano (MG)

Direção: Fábio Furtado

Duração: 50 minutos

Estreia: 2022

Atualizada em 22/03/2024

Quase Árvore

Grupo Atrás do Pano (MG)

Direção: Fábio Furtado

Duração: 50 minutos

Estreia: 2022

TAG CARIMBO (em circulação)
Atualizada em 22/03/2024

Sinopse

Livremente inspirada nos poemas de Manoel de Barros, a peça trata do tema da natureza de forma poética e sensível, mostrando o encontro entre gerações, a passagem da infância para a adolescência e o gosto pela poesia.

Durante a caminhada, o velho poeta Carvalho acompanha o menino Carocinho em sua busca pelo pai (que é árvore) e pela mãe (que é passarinho). Voltado para todas as idades, em especial para o público da primeira infância (crianças de 0 a 06 anos e pais), o espetáculo trata do tema da natureza de forma poética, lúdica e sensível, mostrando o encontro entre gerações, os caminhos da infância e o gosto pela poesia.

Aprofundando suas pesquisas estéticas e de linguagem iniciadas durante o processo de criação de Por Parte de Pai, ao estabelecer interseções entre a literatura e o teatro, o Grupo constrói em Quase Árvore uma obra sensível e poética, que apresenta o encontro entre gerações e a passagem da infância para a adolescência com humor e poesia.

 

Em Quase Árvore apresentamos a saga de dois andarilhos, a junção do novo e o velho, assim como o gosto pela poesia e do amor à natureza. Mas, através dessa linguagem criada, também podemos refletir sobre os tempos atuais de: desmatamento, perseguição aos artistas, descaso aos velhos, problema de comunicação entre as gerações, falta de poesia e tempo.

 

O desejo foi criar um espetáculo para todas as idades, aprofundando na linguagem para as infâncias, com humor e poesia, em um jogo de ator que extrapola a cena e convida o espectador a participar de sua construção. O que queremos com o espetáculo é provocar na criança (e no adulto) o desejo por um mundo mais natural, livre e criativo.

 

Paulo Thielmann, que dá vida ao velho poeta Carvalho, complementa:

 

Adentrar no fértil terreno da poesia de Manoel de Barros e despertar no público o amor pela natureza e o encantamento por toda esta carga de materialidades advinda do chão. Nesse chão dançamos, cantamos, brincamos e damos liga à massa/barro de nosso terreiro cultural. Matérias e materiais extraídos deste solo compõem o universo simbólico e criam significado para a narrativa teatral, através de uma linguagem lúdica, sensorial e poética.

 

Texto originalmente publicado no blog do Grupo Atrás do Pano, sob o título A linguagem e a estética de Quase Árvore.

Teaser do espetáculo

Equipe

Direção e preparação de ator: Fabio Furtado
Texto e dramaturgia: Francisco Falabella Rocha
Assistência de direção: Myriam Nacif
Atores: Paulo Thielmann e Rodrigo Mangah
Cenografia: Paulo Thielmann e Casa Volante (Guilherme Pam e Jeanne Kieffer)
Figurino: Paulo Thielmann e Douglas Carlos
Iluminação: Jésus Lataliza
Operação de Luz: Bruna Aranha
Cozinha e costura: Ana Maria da Silva
Montagem: Patrick Hermany Ferreira Souza
Administrativo: Eliane Nacif
Produção: Grupo Atrás do Pano

Clipping

Informações técnicas

Outro espetáculo da companhia no Trilhas da Cena

A CONTADORA DE FILMES (2023)

O espetáculo mostra a história de uma menina com um talento raro para contar filmes. Assim, através da imaginação e magia, em um ato de oralidade, Maria Margarita supera a sua pobreza e o drama familiar vividos nesse pequeno vilarejo, cercado pelas minas de sal. Baseado na obra homônima do escritor chileno Hernán Rivera Letelier, “A Contadora de Filmes” é uma história protagonizada pela força do feminino, que resiste e mantém viva a memória de seu povo. 

https://trilhasdacena.com.br/a-contadora-de-filmes/

A atualização dos dados desta página bem como a veracidade das informações nela contidas são de responsabilidade do Grupo Atrás do Pano. Caso encontre um erro ou divergência de dados, favor entrar em contato pelos canais acima ou enviando mensagem para grupoatrasdopano@gmail.com

Acesse via celular ou tablet e compartilhe.

Compartilhe esta página em outro dispositivo móvel.

QUER TER PÁGINAS NO TRILHAS DA CENA? 

Pular para o conteúdo