SOBREVIVENTE
Nena Inoue (PR)
Direção: Henrique Fontes (RN)
Duração: 60 min
Estreia: 2023
Atualizada em 29/02/2024
Foto: Maringas Maciel
Sobrevivente
Nena Inoue (PR)
Direção: Henrique Fontes (RN)
Duração: 60 minutos
Estreia: 2023
Atualizada em 29/02/2024
Foto: Maringas Maciel
SOBREVIVENTE é o segundo espetáculo da “Trilogia para adiar o fim”, iniciada por Nena Inoue em “Para Não Morrer”, espetáculo que lhe rendeu o Prêmio Shell de Melhor Atriz e que levou 40.000 pessoas ao teatro em suas mais de 300 apresentações, entre 2017 e 2019.
Dessa vez, a artista convidou o dramaturgo e encenador amazonense Henrique Fontes (Prêmio Shell Dramaturgia), para compartilhar da nova criação, onde o teatro documental é a força motora para mostrar o apagamento dos trajetos percorridos pelos povos originários, das mulheres da família da atriz, especialmente de sua avó materna, possivelmente indígena.
A estreia nacional no Festival de Teatro de Curitiba, em maio de 2023.
Sinopse
SOBREVIVENTE, teatro documental, onde Nena Inoue trilha o caminho de sua historiografia e busca suas origens apagadas.
Descendente de japoneses e ciente de sua possível ascendência indígena, a atriz revela a história das mulheres que vieram antes, indígenas e não indígenas. Uma peça com relato documental e fabular, atravessado por um documento-denúncia da história de nossos antepassados. Uma comédia-tragédia onde Nena Inoue mergulha em suas raízes – latino americana, oriental, miscigenada – na busca de acessar sua ancestralidade indígena. Já no início da jornada, a atriz com origem predominantemente asiática, constata que tem uma avó indígena, mas o acesso à sua história é interrompido pela pouca memória documental, pela invisibilização do povo originário e o apagamento das lembranças de família.
Sobrevivente é um relato em primeira pessoa, mas feito a muitas vozes. Um elo geracional, onde Nena é acompanhada pelas narrativas de seus antepassados e também pelo seu filho, Pedro Inoue, ator, que opera a dramaturgia audiovisual e mantém viva a ligação entre passado, presente e futuro.
Vídeos
Video do espetáculo na íntegra
Ficha técnica
Idealização: Nena Inoue
Dramaturgia e Direção: Henrique Fontes
Atuação: Nena Inoue e Pedro Inoue
Direção de Texto: Babaya
Cenografia/Figurino/Adereços: Carila Matzenbacher
Iluminação: Marina Arthuzzi
Sonoplastia: Lilian Nakahodo
Ator Operador/Diretor Assistente: Pedro Inoue
Operador Luz: Vitinho Amaral, Vini Sant
Relato Voz Off: Dráusio Galante, João Paulo de Souza
Relato Vídeo: Dulce Cândida de Souza
Cenotécnico: Nietzsche
Designer Gráfico: Martin Castro
Fotografia: Maringas Maciel, Humberto Araújo, Daniel Sorrentino
Registros Digitais: Trópico Audiovisual, Igor Marotti
Assessoria de Imprensa e Redes Sociais: Platea Comunicação e Arte
Costureira: Sandra Francisca Canônico
Assistentes de Produção: Mattheus Boeck, Alyssa Riccieri
Suporte Técnico: Effex Tecnologia
Técnico de Áudio: Germano Landgraf
Captação Recurso: Meire Abe
Direção de Produção: Marcos Trindade
Coordenação Geral: Nena Inoue
Apoio Cultural:
Teatro Guaíra, Padaria América, Baba Salim, O.I.D.E, Bar Quermesse, Novo Café do Teatro.
Parcerias Afetivas e Agradecimentos:
Tania Araujo, Lica Capovilla, Leo Lessa, Rafa Barros, Suely Machado, Carmen Jorge, Aldice Lopes, Cleverson Cavalheiro, Jose Basso, Sabel Santana, Galpão Cine Horto, Cristiano Gonçalves, Ildenira Trindade, Carlos Trindade, Alexandra Scotti, Guto Pasko e Luigi Castel.
Incentivo:
Bosch e Consórcio Servopa
Idealização:
Teatroca e Espaço Cênico
Este projeto foi realizado com recursos do Programa de Apoio de Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da
Prefeitura Municipal de Curitiba.
Criadores
NENA INOUE
Atriz e idealizadora do espetáculo
Nasceu em 1960, em Córdoba/Argentina e veio para o Brasil aos 9 anos de idade.
Formada pelo Curso Permanente do Teatro Guaíra/Curitiba. Artista gestora, consolidou seu trabalho em mais de quatro décadas ininterruptas de dedicação ao teatro com base na cidade de Curitiba e participou de mais de 80 montagens teatrais. Entre as mais recentes como atriz, “Murro em ponta de faca”, direção de Paulo José (2010/17) e “Para não Morrer” (de 2017 e em repertório). Como atriz e produtora, destaca os trabalhos dos diretores Ademar Guerra, Aderbal Freire-Filho, Felipe Hirsch, Laerte Ortega, Sergio Britto, Paulo José, entre outros. E por sua direção, “Henfil Já! “(2009), “Glue Trap” (Axys Theatre Company, NY//2009), “Paranã” e “Dalton Cabaré” (2016) e “Para Não Morrer” (2017).
PRÊMIOS: Troféu Gralha Azul (3) Melhor Atriz (1993/94 e 2017); Melhor Espetáculo (2) por “Romeu e Julieta para Crianças” e “Aconteceu no Brasil enquanto o ônibus não vem”; 08 prêmios Poty Lazzarotto (entre eles Atriz e Espetáculo) por “Estou te Escrevendo de um País Distante”, dir. Felipe Hirsch. Por sua atuação em “Para não Morrer”recebeu o Troféu Gralha Azul (2017) e Prêmio SHELL 2019 Melhor Atriz.
Foi Diretora Artística do Teatro Guaira (2006/09). Criou os grupos Teatroca, Cia. de Atores e de 2000 a 2009 o ACT – Ateliê de Criação Teatral, junto com Luís Melo. É fundadora e coordenadora do Espaço Cênico, atuante desde 1997.
É mãe de Martin Américo de Castro e Pedro Inoue e avó de Alexandre e Otto.
HENRIQUE FONTES
Dramaturgo e diretor do espetáculo
Nascido em 16.01.1975, em Manaus. Possui graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000) e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). Dramaturgo, ator, diretor teatral e gestor cultural com 34 anos de experiência. Como diretor tem 17 peças montadas e como dramaturgo 29 textos escritos. Henrique Fontes também é fundador do Espaço Cultural Casa da Ribeira em Natal e atual diretor artístico (www.casadaribeira.com.br )e trabalha com o Grupo Carmin desde sua origem em 2007 (www.grupocarmin.com.br).
Indicado aos prêmios Shell e APTR 2023 de Dramaturgia por “Peça de Amar”;. Vencedor do Prêmio Shell 2019 em Dramaturgia por “A Invenção do Nordeste”. Vencedor dos Prêmios Humor 2019 e Botequim Cultural 2019 ,como melhor Autor e Prêmio APTR de melhor Dramaturgia (RJ).
Como ator tem mais de 30 peças; como encenador 17 e como dramaturgo 25 obras. Compartilhou com o também dramaturgo Pablo Capistrano, os seguintes prêmios:31o PRÊMIO SHELL DE TEATRO de Melhor Dramaturgia (2019); 6o PRÊMIO CESGRANRIO DE TEATRO de Melhor Espetáculo; 7o PRÊMIO BOTEQUIM CULTURAL de Melhor Autor Drama/Comédia; 3o PRÊMIO DO HUMOR nas categorias Melhor Peça, Melhor Direção e Melhor Texto; 13o PRÊMIO APTR DE TEATRO de Melhor Autor e 8o PRÊMIO QUESTÃO DE CRÍTICA, todos referentes à peça “A Invenção do Nordeste”, do Grupo Carmin. Em 2022, cumpre sua primeira turnê internacional, em Setembro, na Mostra São Palco, nas cidades de Coimbra, Aveiro e Santarém, em Portugal.
PEDRO INOUE
Ator, diretor assistente e ator operador do espetáculo
Nasceu em Curitiba, em 1991 e subiu ao palco com 5 anos da idade.
Ator com 20 anos de carreira e mais de 30 espetáculos teatrais, destaca as direções de Felipe Hirsch, Antunes Filho, Gabriel Villela e Vladimir Capella, parceria esta que lhe rendeu indicação ao Premio FEMSA de teatro infanto-juvenil, com o espetáculo “Meu Amigo Pintor”. Entre seus trabalhos recentes, “Odisseia/Canto XIII”, de Homero, direção de Octavio Camargo, em 2022 Entre diversos cursos destaca “Clown”, c/ Philipe Gaulier (Barcelona); “Corpo Musical”, com Jean Jacques Lemètre. Domina a técnica da comedia Del”Arte e tem em repertório, o monólogo de rua “É o povo que sustenta o Brasil”, de Roberto Innocente (parceria que lhe rendeu duas indicações ao Troféu Gralha Azul de Melhor Ator /Premio Governador do Estado do PR).
No cinema, destaca os diretores Aly Muritiba, Fernando Severo e Marcos Jorge. Integrou o núcleo principal do premiado longa ‘Ferrugem”, da Grafo Audiovisual. Na TV integrou o elenco de 02 telenovelas na Rede Globo, com direção de Dennis Carvalho e Maria de Medici; 1 serie na Nickelondeon e outra na HBO, ambas produzidas pela Mixer, com direção de Julia Jordão. Seu trabalho mais recente no áudio visual a serie “Insânia”, com direção Gustavo Bonafe, pela da Star Plus e disponível em mais de 50 países.
Críticas
Rider técnico
(clique para ampliar)
Outro espetáculo de Nena Inoue no Trilhas da Cena
PARA NÃO MORRER (2017)
A partir da obra de Eduardo Galeano, este espetáculo solo aborda temáticas feministas e traz historias verídicas de mulheres de distintas épocas e lugares que deram sua vida pela liberdade e pela justiça e recupera a biografia de várias personagens históricas cuja importância a perspectiva dominante reduziu.
A atualização dos dados desta página bem como a veracidade das informações nela contidas são de responsabilidade de Nena Inoue. Caso encontre um erro ou divergência de dados, favor entrar em contato pelos canais acima ou enviando mensagem para nena.inoue@gmail.com