Trilhas da Cena

LOGO TRILHAS DA CENA HORIZONTAL-site

PARTIDO

Adaptação livre da obra “O Visconde Partido ao Meio” de Ítalo Calvino.

Direção: Cacá Carvalho

Dramaturgia: Cacá Brandão

Estreia: 1999

Atualizada em 04/10/2023

Sinopse

O Visconde Medardo de Terralba volta da guerra partido ao meio. Apenas a metade má de Medardo retorna à Terralba, para espanto dos familiares, serviçais e conterrâneos, que o esperavam com ansiedade. Alguém observa tudo com os olhos cheios de espanto e curiosidade: é o Menino, sobrinho de Medardo, narrador do romance “O Visconde Partido ao Meio”, publicado por Ítalo Calvino, em 1951.

 

É a partir do ponto de vista desse Menino, cuja vida se transforma dia após dia, sob o influxo das transformações trazidas pelo Visconde partido, que acompanhamos a história dos seres de Terralba, um lugar onde a dúvida se instala e onde nada mais parece inteiro.

 

“Partido” tem livre adaptação de Cacá Brandão para o romance de Ítalo Calvino, produção do Grupo Galpão, direção de Cacá Carvalho e cenário e figurinos de Márcio Medina. A montagem marcou os 17 anos de história do Grupo Galpão e seu encontro com o ator e diretor Cacá Carvalho.

Programa do espetáculo

Ensaio e bastidores

Equipe

Elenco
Antonio Edson – Menino
Arildo de Barros – Dr. Trelawney / Huguenote
Beto Franco – Pedroprego / Cavalo
Eduardo Moreira – Pai de Medardo / Galateo / Ezequiel
Fernanda Vianna – Pata / Mulher de Ezequiel
Inês Peixoto – Pamela / Huguenote
Lydia Del Picchia – Esaú / Velho
Paulo André – Visconde Medardo de Terralba
Simone Ordones – Cabra / Mãe de Pamela
Teuda Bara – Ama Sebastiana / Huguenote

 

Equipe de criação
Direção – Cacá Carvalho
Dramaturgia – Cacá Brandão
Assistente de direção – Rodolfo Vaz
Cenário e figurino – Márcio Medina
Assistente de figurino – Wanda Sgarbi
Preparação vocal e arranjos – Ernani Maletta
Iluminação – Alexandre Galvão e Wladimir Medeiros
Maquiagem – Mona Magalhães
Adereços – Wanda Sgarbi
Assistentes de adereços – Ivana Andrés / Ana Maria Prates
Execução de cenário – Helvécio Izabel
Assistente de cenário -Dário Alves
Execução de figurino – Maria Castilho
Assistente de figurino – Maria Rosa Vidal
Execução do figurino do Menino – D. Geny Soares
Programação visual – Don Design
Fotos – Guto Muniz
Direção de produção – Gilma Oliveira
Produção – Grupo Galpão

Clipping

Publicações

Neste volume, o Grupo Galpão apresenta o texto de  “Partido”, direção de Cacá Carvalho e adaptação de Cacá Brandão, peça livremente inspirada no romance do escritor italiano Italo Calvino, “Visconde partido ao meio”, feita a partir de improvisos dos atores. Adquira o livro impresso clicando aqui.

Os Diários de Montagem do Grupo Galpão oferecem aos amantes de teatro e aos leitores especialmente curiosos um mergulho nos bastidores de mais de duas décadas de espetáculos de uma das principais companhias do Brasil. O espetáculo “Partido”, parceira com o ator e diretor Cacá Carvalho, é o quarto desta coleção de dez diários, que apresentam as nuances e entranhas de um processo criativo único. Adquira o livro impresso clicando aqui.

Estratégias polifônicas na montagem de Partido com o Grupo Galpão

por Ernani Maletta

Desde 1994, desenvolvo com o Grupo Galpão, de Belo Horizonte, um trabalho voltado para a sua formação artística – com foco na linguagem musical –, o que me levou a participar, como diretor musical, de diversos espetáculos montados, tendo assim a oportunidade de incorporar à minha experiência múltiplas estratégias utilizadas pelos diretores Gabriel Villela, Eduardo Moreira, Cacá Carvalho, Chico Pelúcio e Paulo José. A montagem do espetáculo Partido, em 1999, inspirado na obra O Visconde Partido ao Meio, de Italo Calvino – que é o tema deste artigo –, mostrou-se uma experiência muito significativa para minha pesquisa de Doutorado – cujo foco é a atuação polifônica –, uma vez que, no decorrer de toda a montagem, principalmente em função da orientação do diretor Cacá Carvalho, o grupo usou recursos indiscutivelmente polifônicos.

Músicas

Vídeo

A atualização dos dados desta página bem como a veracidade das informações nela contidas são de responsabilidade de Guto Muniz.

Caso encontre um erro ou divergência de dados, favor entrar em contato pelos canais acima ou enviando mensagem para gutomuniz@focoincena.com.br

Esta página é mantida com recursos gerados através do apoio de nossos colaboradores via campanha de financiamento coletivo recorrente do Trilhas da Cena na plataforma Catarse. Sem esse apoio, seria impossível manter essa página no ar.

Participe de nossa campanha e ajude a preservar a história das artes cênicas brasileiras.
Acesse: https://www.catarse.me/trilhasdacena

Pular para o conteúdo