Atriz, diretora e professora
Yara de Novaes
São Paulo (SP)
Atualizada em 27/08/2025
Sou atriz, fundamentalmente atriz. Daí vem minha imaginação para dirigir um espetáculo, montar uma aula, pensar um projeto. Escolhi ser atriz desde que, aos 14 anos, levada por minha irmã, Denise, assisti a um espetáculo no auditório da Universidade Católica de Minas Gerais, em que uma atriz (que infelizmente não sei quem é), num foco amarelado, feito por um refletor ordinário, conseguia, sozinha, criar matéria, energia, espaço e tempo. Em 1982, entrei como bolsista na oficina de teatro de Pedro Paulo Cava e nunca mais deixei de trabalhar com aquilo que me salvou, libertou, soltou, melhorou. Fundei e participei de três companhias de teatro: Grupo Teatral Encena e Odeon Companhia Teatral, em Belo Horizonte; e Grupo 3 de Teatro, em São Paulo. Nelas pude me experimentar em diversos papéis, nelas me formei como diretora e tive grandes parceiros e parceiras. Também fora delas tudo isso aconteceu. Também sou professora de teatro, desde 1992. Trabalhei na PUC Minas, UNI-BH, UFPE e FAAP-SP.

Foto: Fábio Audi
Atriz, diretora e professora
Yara de Novaes
São Paulo (SP)
Atualizada em 27/08/2025

Foto: Fábio Audi
Sou atriz, fundamentalmente atriz. Daí vem minha imaginação para dirigir um espetáculo, montar uma aula, pensar um projeto. Escolhi ser atriz desde que, aos 14 anos, levada por minha irmã, Denise, assisti a um espetáculo no auditório da Universidade Católica de Minas Gerais, em que uma atriz (que infelizmente não sei quem é), num foco amarelado, feito por um refletor ordinário, conseguia, sozinha, criar matéria, energia, espaço e tempo. Em 1982, entrei como bolsista na oficina de teatro de Pedro Paulo Cava e nunca mais deixei de trabalhar com aquilo que me salvou, libertou, soltou, melhorou. Fundei e participei de três companhias de teatro: Grupo Teatral Encena e Odeon Companhia Teatral, em Belo Horizonte; e Grupo 3 de Teatro, em São Paulo. Nelas pude me experimentar em diversos papéis, nelas me formei como diretora e tive grandes parceiros e parceiras. Também fora delas tudo isso aconteceu. Também sou professora de teatro, desde 1992. Trabalhei na PUC Minas, UNI-BH, UFPE e FAAP-SP.
Yara como atriz
- A LIRA DOS VINTE ANOS – de Paulo César Coutinho | Direção: Wilson Oliveira (1984)
- A REVOLTA DOS PERUS – de Carlos Queiroz Telles | Direção: Cássio Pinheiro (1985)
- CIRANDA DE PEDRA – de Lygia Fagundes Telles | Direção: Kalluh Araujo (1987)
- TRIVIAL SIMPLES – de Nelson Xavier | Direção: Wilson Oliveira (1991)
- THE ADDAMS – de Edmundo Novaes Gomes | Direção: Carlos Gradim (1994)
- MÃO NA LUVA – de Oduvaldo Vianna Filho | Direção: Wilson Oliveira (1994)
- O BEIJO NO ASFALTO – de Nelson Rodrigues | Direção: Wilson Oliveira (1996)
- RICARDO 3º – de William Shakespeare | Direção (e atuação): Yara de Novaes (1999)
- O COORDENADOR – de Benjamin Gallemiri | Direção: Carlos Gradim (2003)
- O INSPETOR GERAL – de Nicolai Gogol | Direção: Paulo José (2004)
- O CONTINENTE NEGRO – de Marco Antônio de La Parra | Direção: Aderbal Freire Filho (2007)
- CONTRAÇÕES – de Mike Bartlett | Direção: Grace Passô (2013)
- UMA ESPÉCIE DE ALASKA – de Harol Pinter | Direção: Gabriel Rubens Paiva (2015)
- JUSTA – de Newton Moreno |Direção: Carlos Gradim (2017)
- LOVE, LOVE, LOVE – de Mike Bartlett | Direção: Eric Lenate (2018)
- NESSE MUNDO LOUCO, NESSA NOITE BRILHANTE – de Silvia Gomez | Direção: Gabriel Rubens Paiva (2019)
- LADY X MACBETH – de Marcia Zanelatto | Direção: Mara Borba e Marcio Aurélio (2022)
- MALU (longa metragem) | Direção: Pedro Freire (2023)
- O SOM E A SÍLABA – de Miguel Falabella (série da Disney+) | Direção: Cininha de Paula e Juliana Vonlanten (2024)
- SUTURA (série da Prime Vídeo) | Direção geral: Diego Martins | Direção: Jéssica Queiroz | (2024)
Yara com diretora
- CASABLANCA, MEU AMOR – de Fernando Arrabal (1989)
- MANUEL, O AUDAZ – musical de Nestor Santana (1990)
- AURORA DA MINHA VIDA – de Naum Alves de Souza (1997)
- SENHORA DOS AFOGADOS – de Nelson Rodrigues (1997)
- RICARDO 3º – de William Shakespeare (1999)
- A HISTÓRIA DO ZOOLÓGICO – de Edward Albee (2001)
- NOITES BRANCAS – de Fiodor Dostoiévski | dramaturgia de Edmundo de Novaes Gomes (2003)
- A SERPENTE – de Nelson Rodrigues (2005)
- CÉU DE ESTRELAS – de Fernando Bonassi | dramaturgia de Silvia Gomez (2006)
- O CAMINHO PARA MECA – de Athol Fugard (2008)
- A MULHER QUE RI – de Paulo Santoro (2008)
- AS MENINAS – de Lygia Fagundes Telles | dramaturgia de Maria Adelaide Amaral (2009)
- O AMOR E OUTROS ESTRANHOS RUMORES – de Murilo Rubião | dramaturgia de Silvia Gomez (2010)
- TIO VÃNIA – de Anton Tchekov (2011)
- MARIA MISS – de Guimarães Rosa | dramaturgia de Evill Rebouças (2013)
- NOTURNO – de Sara Pinheiro (2015)
- O CAPOTE – de Nicolau Gogol | dramaturgia de Cassio Pires e Drauzio Varella (2015)
- TIROS EM OSASCO – de Cassio Pires (2016)
- A IRA DE NARCISO – de Sérgio Blanco (2018)
- CORPOS OPACOS – de Carolina Virguez e Sara Antunes (2018)
- BRIAN OU BRENDA – de Franz Keppler (2019)
- ENTRE – de Eloisa Elena (2019)
- NEBLINA – de Sergio Roveri (2020)
- MÃOS TRÊMULAS – de Victor Nóvoa (2023)
- TEORIA KING KONG – de Virginie Despentes (2023)
- PRIMA FACIE – de Suzie Miler | tradução de Alexandre Tenório (2024)
- LADY TEMPESTADE – dramaturgia de Silvia Gomez (2024)
Prêmios
Troféu Ceschiatti (1985)
Atriz revelação pelo espetáculo A Revolta dos Perus.
INACEN (1987)
Melhor atriz pelo espetáculo Ciranda de Pedra.
FUNDACEN (1989)
Diretora revelação pelo espetáculo Casablanca, Meu Amor.
SESC / SATED-MG (1994)
Melhor atriz pelo espetáculo Mão na Luva.
Fundação Clóvis Salgado (1996)
Prêmio Estímulo às Artes Cênicas
SESC / SATED-MG (1996)
Melhor atriz de teatro infantil pelo espetáculo The Addams
SESC / SATED-MG (1996)
Melhor atriz coadjuvante pelo espetáculo O Beijo no Asfalto
Fundação Clóvis Salgado (1999)
Prêmio Estímulo às Artes Cênicas
SESC / SATED-MG (1999)
Melhor espetáculo por Ricardo 3º
SESC / SATED-MG (1999)
Melhor direção pelo espetáculo Ricardo 3º
Troféu Candango - Festival de Cinema de Recife (2002)
Melhor atriz em curtas metragens por Todos os dias são iguais.
USIMINAS / SINPARC (2003)
Melhor espetáculo por Noites Brancas
USIMINAS / SINPARC (2003)
Melhor direção pelo espetáculo Noites Brancas
SESC / SATE-MG (2011)
Melhor direção pelo espetáculo Tio Vânia (aos que vierem depois de nós)
Aplauso Brasil (2013)
Melhor atriz pelo espetáculo Contrações
APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte (2013)
Melhor atriz pelo espetáculo Contrações
APTR - Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro (2014)
Melhor atriz pelo espetáculo Contrações
Questão de Crítica (2014)
Atuação pelo espetáculo Contrações
SATED/MG (2015)
Mérito artístico
Questão de Crítica (2018)
Atuações em Justa, Uma Espécie de Alaska e Love, Love, Love
Shell (2018)
Melhor atriz por Love, Love, Love
Aplauso Brasil (2019)
Melhor elenco por Love, Love, Love
Troféu Redentor - Festival de Cinema do Rio (2024)
Melhor atriz de longa-metragem da mostra Première Brasil por Malu.
Cairo International Film Festival (2024)
Melhor atriz por Malu.
Festival Internacional de Cine de Punta del Este (FICPunta - 2025)
Melhor atriz por Malu.
APTR (2025)
Melhor direção por Lady Tempestade e Prima Facie
Entrevistas
Entrevistas em vídeo

16:18

1:03:01

14:57

8:05

7:37

51:52

1:57:25

1:16:49

41:52

53:35
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