Trilhas da Cena

LOGO TRILHAS DA CENA HORIZONTAL-site

TEORIA KING KONG

de Virginie Despentes

Direção: Yara de Novaes

Dramaturgia: Márcia Bechara

Estreia: 2023

Atualizada em 24/11/2023

Sinopse

Teoria King Kong é um espetáculo com uma dramaturgia não-realista, onde três atrizes buscam, através de suas traduções e vivências, trazer para a realidade brasileira alguns temas abordados pela escritora francesa Virginie Despentes. O espetáculo apresenta –– numa espiral cheia de humor e acidez, reflexões para um possível pacto civilizatório. Protagonizam a montagem três das mais brilhantes atrizes da nossa geração, Amanda Lyra, Ivy Souza e Verónica Valenttino, sob a direção de Yara de Novaes.

 

A peça estreou em 25 agosto de 2023, às 20h30, no Mezanino do Sesc Copacabana, Rio de Janeiro.

Programa do espetáculo

Equipe

Autora: Virginie Despentes

Direção: Yara de Novaes

Dramaturgia: Márcia Bechara

Elenco e colaboração dramatúrgica: Amanda Lyra, Ivy Souza e Verónica Valenttino

Direção de movimento e assistência de direção: Murillo Basso

Cenografia: Dina Salem Levy

Desenho de luz: Sarah Salgado

Figurinos: Marichilene Artisevskis

Trilha sonora: Natalia Mallo

Direção dos vídeos: Clarissa Campolina

Edição e animação: Lucas Uchoa

Coreografia voguing: Danna Lisboa

Instrutora de auto defesa e empoderamento feminino: Adriana Lima

Operadora de luz e projeção: Luana Della Crist

Operadora de som: Adriana Lima

Cenotécnico responsável: Rodrigo Shalako

Contrarregra: Nivaldo Ferreira

Técnicos de montagem: Branco Ferreira, Bruno Aragão e Ricardo Vivian

Voz off: Márcia Bechara

Citação coreográfica: Xenia Koghilaki [Bang Bang Bodies]

Imagens originais do filme Solon: direção Clarissa Campolina

Assessoria de comunicação: Bruna Paulin

Identidade visual: Evee Ávila

Fotos: Igor Marotti e Guto Muniz

Assessoria jurídica: Rafael de Novaes e Ana Carolina Capozzi

Idealização e produção: Quintal Produções

Diretora de produção: Verônica Prates

Coordenadora de projetos: Valencia Losada

Produtora executiva: Camila Camuso

Assistência de produção: Luana Della Crist e Ellen Miranda

Amanda Lyra – Atriz formada pela Escola de Arte Dramática da USP. No teatro foi indicada na categoria Melhor Atriz aos prêmios Shell (SP), APCA, APTR (RJ) e Aplauso Brasil. Ganhou o Prêmio Questão de Crítica (RJ) com o monólogo Quarto 19, dirigido por Leonardo Moreira. Com 14 peças no  currículo, seus trabalhos mais recentes são, além da peça Quarto 19, os espetáculos Língua Brasileira, direção de Felipe Hirsch com músicas de Tom Zé; Mãe Coragem, com direção de Daniela Thomas; Fim, dirigida por Felipe Hirsch e Agamenon, 12 horas, direção de Carlos Canhameiro. Na televisão atuou em Mila no Multiverso (Disney+), Hebe (Globo); Hard (HBO), Samantha! (Netflix), entre outras. Seu último trabalho no cinema foi o longa metragem Tia Virgínia, dirigido por Fábio Meira, com estreia prevista para o segundo semestre de 2023.

Ivy Souza – Atriz, performer e diretora de teatro. Formada pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo. No cinema participou de A felicidade delas, de Carol Rodrigues, A passagem do Cometa direção de Juliana Rajas; Helen de André Meirelles Collazzo, Mar de Dentro de Dainara Toffoli, A Sombra do Pai de Gabriela Amaral, Boas Maneiras de Marco Dutra e Juliana Rajas. Na TV interpretou Nina Simone no especial Falas Negras dirigido por Lázaro Ramos, Rota 66 – A polícia que mata, Verdades Secretas 2. No teatro integrou o coletivo E quem é gosta?, grupo que circulou com o espetáculo Isto é um negro?. É diretora assistente do espetáculo Mãos Trêmulas, texto de Victor Nóvoa e direção de Yara de Novaes. É curadora do projeto Risca Faca, um podcast sobre arte contemporânea do Instituto Goethe São Paulo. Dirigiu a peça Mato Cheio da coletiva Carcaça de Poéticas Negras; Galpão de Espera, texto de Allan da Rosa e Entre Cy do Grupo Teatral Saga . Com a Cia Os Crespos foi produtora do projeto de De Brasa e Pólvora: Zonas Incendiárias; Panfletos Poéticos e atuou em Os Coloridos, infantil com direção de Lucelia Sergio.

Verónica Valenttino – Atriz ganhadora do Prêmio Shell de Teatro como melhor atriz de 2022, Prêmio Bibi Ferreira como Atriz Revelação de 2022, Prêmio Atriz Revelação de 2022 do Prêmio – Destaque de Imprensa Digital pelo espetáculo Brenda Lee e o palácio das Princesas. Vinda do Ceará, a atriz e cantora, vocalista da banda Verônica Decide Morrer  e radicada na cidade de São Paulo há 6 anos, participou de importantes festivais de Música pelo Brasil, como Virada Cultural (SP), Maloca Dragão (CE), Ruído em cena (PR), Tomar Rock (RO), Teia (RN), Festival Marsha! (SP), 2º Festival Transversalidades Casa Chama (SP) e For Rainbow (CE). Graduada em Artes Cênicas pelo IFCE.

Por onde passamos... para onde vamos.

R. Domingos Ferreira, 160 – Copacabana

Rio de Janeiro / RJ

25 de agosto a 17 de setembro de 2023

 

 

Alameda Nothmann, 185 – Campos Elíseos
São Paulo / SP

17 de novembro a 17 de dezembro de 2023

 

A atualização dos dados desta página bem como a veracidade das informações nela contidas são de responsabilidade da Quintal Rio Produções Artísticas.

Caso encontre um erro ou divergência de dados, favor entrar em contato pelos canais acima ou enviando mensagem para veronica.prates@quintalproducoes.com.br

Pular para o conteúdo