Trilhas da Cena

A FARSA DA BOA PREGUIÇA

de Ariano Suassuna

Cia da Farsa (MG)

Direção: Alexandre Toledo

Estreia: 2003

Atualizada em 15/11/2023

A farsa conta a história do poeta popular Joaquim Simão e sua mulher, Nevinha. O rico Aderaldo, apaixonado por Nevinha, tenta conquistá-la com a ajuda da diaba Andreza. Clarabela, mulher de Aderaldo, está por sua vez apaixonada por Simão, que acaba cedendo à tentação e inicia um caso com ela.

 

Sobre a obra de Suassuna estão séculos e séculos de experiências culturais que remontam a Aristófanes e Plauto, passam pela Idade Média e pelo Renascimento e se aconchegam no solo quente e fértil do sertão nordestino. Tão arcaico e tão moderno. Ali se ouvem os ecos de mil culturas. O som do latim vulgar é mastigado com a musicalidade própria do árabe peninsular. Como transformar em teatro um texto tão poético, tão musical, tão sagrado e profano, tão pernambucano… como colocá-lo do nosso jeito? Como casar nossa mineiridade urbana com um texto cujas vozes são tão ancestrais?

(texto retirado do programa do espetáculo)

Programa do espetáculo

Galeria

Fotos realizadas no dia 08/08/2023, no Teatro Klaus Vianna, em Belo Horizonte.

Equipe

Autor: Ariano Suassuna
Direção: Alexandre Toledo
Produção: Orlando Orube
Assistente de produção: Silvio Cesar Ferreira
Assistente de direção: Ana Nery
Trilha original e direção musical: Leri Faria
Preparador musical: Bill Lucas
Estudo de gravação: Daniel Lopes
Iluminação: Alexandre Galvão e Wladimir Medeiros
Preparação corporal: Robson Vieira
Cenografia: Marcelo Luís
Cenotécnico: Marciano Gonçalves
Adereços: Marciano Gonçalves
Figurinos: Alexandre Rousset e Tereza Bruzzi
Costureiras: Marlene Alvim Dias
Maquiagem: Márcia Carvalho
Design gráfico: Paulo Fatal
Fotos: Guto Muniz
Assessoria de imprensa: José Carlos Aragão

 

Elenco:

Alan Machado, Alcione Velask, André Maurício, Devanil Freitas, Dudu Guimarães, Fafá Fernandes, Ricardo Iker, Robson Vieira, Romullo Braga e  Sidneia Simões

Outro espetáculo da companhia no Trilhas da Cena

O CONTRABAIXO (2004)
O CONTRABAIXO é um espetáculo que mergulha no cotidiano de um músico, contrabaixista da Orquestra Sinfônica do Estado. Ali são expostos, de maneira sensível e profunda, os conflitos vividos pelo personagem, como músico profissional e como cidadão. Através do universo da música, o autor passa em revista as relações sociais e humanas do  mundo. O protagonista compartilha com o público suas alegrias e frustrações, suas angústias, e o seu olhar crítico sobre as mazelas da vida de um músico/funcionário público, mal remunerado e sujeito a uma estrutura altamente hierarquizada e opressiva. A descoberta da paixão, ainda que platônica, vem acrescentar um tempero diferente à trama, perturbando, de maneira inesperada, o dia a dia sem surpresas do protagonista.
https://trilhasdacena.com.br/o-contrabaixo/

A atualização dos dados desta página bem como a veracidade das informações nela contidas são de responsabilidade de Guto Muniz.

Caso encontre um erro ou divergência de dados, favor entrar em contato pelos canais acima ou enviando mensagem para gutomuniz@focoincena.com.br

Esta página é mantida com recursos gerados através do apoio de nossos colaboradores via campanha de financiamento coletivo recorrente do Trilhas da Cena na plataforma Catarse. Sem esse apoio, seria impossível manter essa página no ar.

Participe de nossa campanha e ajude a preservar a história das artes cênicas brasileiras.
Acesse: https://www.catarse.me/trilhasdacena

Pular para o conteúdo