A ULTIMA SESSÃO DE FREUD
de : Mark St. Germain
Direção: Elias Andreato
Estreia: 2022
Atualizada em 29/05/2024
O texto de Mark St. Germain é baseado no livro “Deus em Questão” escrito pelo Dr. Armand M. Nicholi Jr., professor de psiquiatria da Harvard Medical School.
A ação se passa em 1939 no gabinete de Freud na Inglaterra onde havia se exilado, depois de ter fugido da Áustria, por causa da perseguição nazista em plena segunda guerra mundial. O cenário reproduz o consultório onde Sigmund Freud desenvolvia sua psicanalise e estudos. Sua filha Ana havia remontado esse espaço em Londres exatamente como era em Viena.
Em seu gabinete Sigmund Freud, pai da psicanalise, ateu convicto e implacável critico da crença religiosa, recebe o escritor poeta e critico literário C.S Lewis, dois gênios que influenciaram o pensamento critico e filosófico da sociedade do século XX. Freud quer entender por que um ex ateu e brilhante intelectual como Lewis pode, segundo sua palavras, ‘abandonar a verdade por uma mentira insidiosa” tornando-se um cristão convicto.
O embate verbal se expande por assusto como o sentido da vida, natureza humana, sexo, morte e as relações humanas, resultando em um espetáculo que se conecta profundamente com o espectador através de ferramentas como o humor, a sagacidade e o resgate da escuta como ponto de partida para uma boa conversa. O sarcasmo e a ironia rondam toda essa discussão. As ideias contundentes ali propostas nos confundem , por mais ateu ou crentes que sejamos.
Segundo o autor ” A peça mostra um embate de ideias. Isso é uma armadilha e eu não queria que o espetáculo se transformasse em um debate. Por isso, pelo bem da ação dramática, situei o encontro entre Freud e Lewis no dia em que a Inglaterra ingressou na Segunda Guerra Mundial. Então são dois homens no limite sabendo que Hitler poderia bombardear Londres a qualquer momento.”
Ficha Técnica
Texto: Mark St. Germain
Tradução: Clarisse Abujamra
Direção: Elias Andreato
Assistente de Direção: Raphael Gama
Idealização: Ronaldo Diaféria
Elenco: Odilon Wagner e Claudio Fontana( temporadas 2022/2023) Odilon Wagner e Marcello Airoldi ( temporada 2024)
Cenário e figurino: Fábio Namatame
Assistente de cenografia: Fernando Passetti
Desenho de Luz: Gabriel Paiva e André Prado
Iluminação: Nádia Hinz
Trilha Sonora: Raphael Gama
Arte Gráfica: Rodolfo Juliani
Fotografia: João Caldas
Designer de som: André Omote
Coordenador Geral de Produção: Ronaldo Diaféria
Produtora Executiva: Katia Brito
Direção de palco / Contra-regragem: Vinicius Henrique, Kauã Nascimento
Produtores Associados: Diaféria Produções e Itaporã Comunicação
A atualização dos dados desta página bem como a veracidade das informações nela contidas são de responsabilidade de João Caldas Caso encontre um erro ou divergência de dados, favor entrar em contato pelos canais acima ou enviando mensagem para joaocaldasfilho@gmail.com
Acesse via celular ou tablet e compartilhe.
Compartilhe esta página em outro dispositivo móvel.
Esta página é mantida provisoriamente online pelo Trilhas da Cena. Para que ela faça parte do acervo permanente do portal, ela precisa de recursos gerados através do apoio de nossos colaboradores via campanha de financiamento coletivo recorrente do Trilhas da Cena na plataforma Catarse. Sem esse apoio, ela poderá deixar o acervo em breve.
O Trilhas da Cena é um projeto construído sem patrocínios e é viabilizado através da contribuição dos artistas e do público em geral. Participe de nossa campanha e ajude a preservar a história das artes cênicas brasileiras.
QUER TER PÁGINAS NO TRILHAS DA CENA?