CONCERTO PARA RAMEIRINHAS
CiaSenhas de Teatro (PR)
Direção: Sueli Araujo
Estreia: 2011
Duração: 60 min
Sinopse
Concerto para Rameirinhas, da CiaSenhas de Teatro foi criado a partir de dois contos da escritora paranaense Luci Collin. A profunda humanidade dos personagens de Collin e sua narrativa pungente dialoga diretamente com a CiaSenhas, fundamentalmente, no que diz respeito ao exercício de perceber a realidade a partir de uma lente dupla: crueldade e delicadeza.
A encenação propõe uma brincadeira erótica que põe em jogo o prazer do corpo, da palavra, da presença do Outro, do flerte e do sexo. Isso, alinhavado por uma narrativa que desloca, reposiciona e complexifica a relação prazer-sexo-prostituição. Para tanto, o espaço cênico insinua uma rua, um beco, uma ruela com plateia em ambos os lados proporcionando uma atmosfera de intimidade e cumplicidade. Neste espaço se desenvolvem dois ambientes: um fictício que sugere um cabaré numa perspectiva urbana e contemporânea, sobre o qual desfilam as personagens presentes nos contos de Collin e, no segundo ambiente, músicos e atores assumem a “real” função de concertistas e condutores do Cabaré.
O “Concerto” se estabelece no cruzamento de sonoridades de palavras, sons e instrumentos musicais. Na paisagem visual e atmosfera de Cabaré surgem e desaparecem personagens aturdidos por questões existenciais, acontecem shows e performances eróticas, dança-se com a plateia, fala-se de sexo e se reivindica o direito ao prazer. É no jogo de sentido e significado entre sons e instrumentos musicais, na condução de personagens-atores, atores-narradores, no tempo presente do encontro com a plateia e no trânsito entre realidade e ficção, que se estabelecem as relações expressivas entre forma e conteúdo e se estrutura a dramaturgia de Concerto para Rameirinhas
Neste trabalho o teatro e a música estão intrinsecamente ligados. Os músicos Ary Giordani e Luis Otávio excutam ao vivo a trilha sonora criada por eles especialmente para o espetáculo. A peça é resultado de um processo de criação colaborativo entre atores, músicos e direção. A CiaSenhas propõe um Concerto Cênico Musical tornado ato político quando convida e conduz a plateia a um flerte coletivo vivenciado no e através do jogo teatral.
Galeria de fotos
Fotos realizadas por Elenize Dezgeniski durante a temporada, de 09/06 a 10/07/2011,
no Teatro Novelas Curitibanas.
Clipping
Maite Schneider entrevista o elenco da peça Concerto para Rameirinhas | 06/07/2011
Equipe
Direção e Dramaturgia: Sueli Araujo
Contos “Fotinha” e “Cotação do dia”: Luci Collin
Atores: Anne Celli, Greice Barros e Luiz Bertazzo
Composição e Execução Musical: Ary Giordani e Luis Otávio Almeida
Direção de Produção: Marcia Moraes
Assistência de Produção: Lígia Oliveira
Direção de Movimento e Preparação Corporal: Cinthia Kunifas
Preparação Vocal: Daniela Nathan
Cenário: Paulo Vinícius
Figurino: Amábilis de Jesus
Iluminação e Operação de Luz: Wagner Corrêa
Técnico de Som: Chico Santarosa
Consultoria de Maquiagem: Marcia Moraes
Cenotécnico: Anderson Quinsler
Design Gráfico: Adriana Alegria
Assessoria de Imprensa: Glaucia Domingos
Fotos: Elenize Dezgeniski
Registro Audiovisual: João Marcelo Gomes
Realização: CiaSenhas de Teatro
A atualização dos dados desta página bem como a veracidade das informações nela contidas são de responsabilidade de Elenize Dezgeniski. Caso encontre um erro ou divergência de dados, favor entrar em contato pelos canais acima ou enviando mensagem para elenizedezgeniski@hotmail.com
Acesse via celular ou tablet e compartilhe.
Compartilhe esta página em outro dispositivo móvel.
Esta página é mantida provisoriamente online pelo Trilhas da Cena. Para que ela faça parte do acervo permanente do portal, ela precisa de recursos gerados através do apoio de nossos colaboradores via campanha de financiamento coletivo recorrente do Trilhas da Cena na plataforma Catarse. Sem esse apoio, ela poderá deixar o acervo em breve.
O Trilhas da Cena é um projeto construído sem patrocínios e é viabilizado através da contribuição dos artistas e do público em geral. Participe de nossa campanha e ajude a preservar a história das artes cênicas brasileiras.
QUER TER PÁGINAS NO TRILHAS DA CENA?