CORPOS VELHOS, para que servem?
Luis Arrieta (SP)
Estreia: 2023
Atualizada em 20/03/2024
“Corpos Velhos – para que servem”, reúne renomados artistas da dança cênica em São Paulo. Este projeto, concebido e dirigido pelo bailarino e coreógrafo Luis Arrieta, é produzido em parceria com a Associação de Cultura Corpo Rastreado e o Portal MUD – Museu da Dança.
Juntamente com destacados artistas da dança brasileira, incluindo Célia Gouvêa, Décio Otero, Iracity Cardoso, Lumena Macedo, Marika Gidali, Mônica Mion, Neyde Rossi e Yoko Okada, Arrieta explora no palco as possibilidades de dança para esses corpos envelhecidos.
Em “Corpos Velhos”, cada bailarino traz seus gestos e movimentos, que são enriquecidos por erros que se tornaram parte essencial do conhecimento, no contexto do tempo e lugar atuais. A performance proporciona um diálogo não verbal, uma improvisação carregada de memórias e histórias de criadores que pertencem à geração pioneira da dança cênica, com mais de meio século de trajetórias individuais distintas.
Ao elevar esses corpos ao status de protagonistas, este trabalho revela a transversalidade e a urgência das questões relacionadas ao envelhecimento na sociedade e celebra a continuidade da prática artística como um ato de resistência política, poética e subversiva.
- Vencedor do prêmio Projeto/Programa/Difusão/Memória 2023 na categoria de Dança do APCA -Portal MUD e Luis Arrieta
- Prêmio Denilto Gomes 2023 na categoria Projeto - Luis Arrieta
Ficha Técnica
Direção geral: Luis Arrieta
Assistente de Direção: Lumena Macedo
Assistente técnico: Fábio Villardi
Iluminação: Silviane Ticher
Fotos: Silvia Machado
Vídeo: Vinícius Cardoso
Trilha sonora: Marcos Palmeira
Coordenação e Projeto: Portal MUD – Talita Bretas
Produção: Corpo Rastreado – Danusa Carvalho e Gabi Gonçalves
Apoio: Ballet Stagium. Fábio Villardi e Loty Okada
Realização: Projeto de Fomento à Dança – Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo
Elenco: Célia Gouvêa, Décio Otero, Iracity Cardoso, Luis Arrieta, Lumena Macedo, Márika Gidali, Mônica Mion, Neyde Rossi e Yoko Okada
Fotos: Silvia Machado
Vídeos
A atualização dos dados desta página bem como a veracidade das informações nela contidas são de responsabilidade de Silvia Machado. Caso encontre um erro ou divergência de dados, favor entrar em contato pelos canais acima ou enviando mensagem para fotosilviamachado@gmail.com
Acesse via celular ou tablet e compartilhe.
Compartilhe esta página em outro dispositivo móvel.
Esta página é mantida provisoriamente online pelo Trilhas da Cena. Para que ela faça parte do acervo permanente do portal, ela precisa de recursos gerados através do apoio de nossos colaboradores via campanha de financiamento coletivo recorrente do Trilhas da Cena na plataforma Catarse. Sem esse apoio, ela poderá deixar o acervo em breve.
O Trilhas da Cena é um projeto construído sem patrocínios e é viabilizado através da contribuição dos artistas e do público em geral. Participe de nossa campanha e ajude a preservar a história das artes cênicas brasileiras.
QUER TER PÁGINAS NO TRILHAS DA CENA?