Espaço do apoiador
REI LEAR - Raul Cortez (SP)| Foto: João Caldas
Nesta página você encontrará
- Informações sobre os sorteios a serem realizados para nossos apoiadores
- Histórico dos sorteios já realizados e os apoiadores contemplados
- Critérios de adoção de páginas
- Lista dos espetáculos para adoção, aguardando as contribuições de novos apoiadores
- Lista dos espetáculos adotados através da campanha de financiamento coletivo recorrente do Trilhas da Cena
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ATENÇÃO:
Em breve anunciaremos o novo sorteio e novidades para nossos assinantes.
Próximo sorteio
O DUELO | mundana companhia
Descrição técnica:
Sobre a fotografia:
Quinta-feira, 15 de agosto de 2013, 20:04:38, Parque Nacional da Serra da Capivara (PI).
Dia de estreia, O Duelo, mundana companhia (SP).
Dentro do Parque Nacional foi montada uma estrutura teatral, com arquibancadas, refletores, geradores. A estrutura se confunde com a paisagem. O Cáucaso russo da novela “O Duelo” de Anton Tchecov é adaptado. O sertão é protagonista. Na aridez da paisagem, os personagens transitam. O céu estrelado, o horizonte, a Pedra Furada.
Nos minutos seguintes, a chegada do público, em sua primeira vez em um ato teatral. Os ônibus chegam da cidade Raimundo Nonato. Terceiro sinal.
Quem participará do sorteio?
Todos os assinantes da campanha de financiamento coletivo recorrente do Trilhas da Cena.
A cada R$ 15,00 mensais de apoio ao projeto, você participará com um número no sorteio.
Data do sorteio:
01º/08/2024
Como acompanhar o sorteio?
Através do canal do Youtube do Trilhas da Cena
Próximo sorteio
TEUDA BARA: COMUNISTA DEMAIS PARA SER CHACRETE - Um livro de João Santos (em breve)
Tipo: livro | Cedentes: Teuda Bara e João Santos
Descrição:
Biografia da atriz Teuda Bara, do Grupo Galpão (BH). O livro, além da voz da própria Teuda, traz a voz de João Santos, o autor, que vai nos guiando entre várias histórias e uma incrível seleção de fotos do arquivo pessoal da atriz.
O livro encontra-se esgotado na editora. Serão sorteados três exemplares para três assinantes (um exemplar por assinante da campanha).
Quem participará do sorteio?
Todos os assinantes da campanha de financiamento coletivo recorrente do Trilhas da Cena.
A cada R$ 15,00 mensais de apoio ao projeto, você participará com um número no sorteio.
Data do sorteio:
Em breve
Como acompanhar o sorteio?
Através do canal do Youtube do Trilhas da Cena
Histórico de sorteios
Quinta-feira, 15 de agosto de 2013, 20:04:38, Parque Nacional da Serra da Capivara (PI).
Dia de estreia, O Duelo, mundana companhia (SP).
Dentro do Parque Nacional foi montada uma estrutura teatral, com arquibancadas, refletores, geradores. A estrutura se confunde com a paisagem. O Cáucaso russo da novela “O Duelo” de Anton Tchecov é adaptado. O sertão é protagonista. Na aridez da paisagem, os personagens transitam. O céu estrelado, o horizonte, a Pedra Furada.
Nos minutos seguintes, a chegada do público, em sua primeira vez em um ato teatral. Os ônibus chegam da cidade Raimundo Nonato. Terceiro sinal.
Ganhador: Chico Pelúcio (Belo Horizonte/MG)
Assista o vídeo do sorteio clicando aqui.
Fotografia de ensaio realizado pela fotógrafa paulistana Sílvia Machado. Neste ensaio, Silvia trabalhou com a bailarina Luiza Lopes, antes dela se tornar primeira bailarina da Swedish Company, na Suécia. O ensaio explorou as dores e desafios enfrentados pelos bailarinos, incluindo questões como a pressão pela magreza.
Na fotografia em questão, Luiza representa um cisne invertido, simbolizando a dualidade entre o belo e os desafios enfrentados pelos dançarinos.
Ganhador: Estevão Gontijo (Belo Horizonte/MG)
Assista o vídeo do sorteio clicando aqui.
Fotografia que integra o projeto FESTIVAL DO NADA.
O projeto trata da primeira exposição individual do fotógrafo e artista visual Humberto Araujo. A partir da fotografia still (de objetos e cenários) realizadas ao longo de 8 anos durante a cobertura fotográfica de vários festivais e mostras culturais (de teatro, dança, cinema e música), busca propor uma narrativa poética do silêncio, do vazio e dos rituais que ocorrem no espaço/tempo fora da cena.
As fotografias apresentam um olhar privilegiado desses espaços que geralmente não são acessíveis ao público, num contexto de entreatos – aquilo que ocorre antes ou depois dos espetáculos, portanto sem a presença do público – o não visto, o não realizado, o nada, ou aonde tudo acontece.
Conta com a curadoria da atriz e jornalista especializada na área cultural Carmem Moretzsohn. Acesse a exposição: http://festivaldonada.online
Ganhador: Sérgio Santos Melo (Varginha/MG)
Assista o vídeo do sorteio clicando aqui.
O livro foi criado a partir de um arquivo com mais de 800 peças fotografadas por Elenize Dezgeniski num recorte de tempo de 15 anos. Em uma narrativa não cronológica, a edição busca tornar visível os efeitos dos encontros entre as imagens, as companhias e os artistas, revelando relações possíveis entre tempo, memória e narrativa.
O livro foi elaborado num processo contínuo de quase dois anos de trabalho, e contou com a assistência de edição da artista Lidia Ueta e da cineasta Débora Zanatta. Gesto contínuo é um livro-peça (montagem), atento aos sentidos dos encontros e dedicado ao tempo presente.
Ganhadora: Isabela Romani (MG)
Assista o vídeo do sorteio clicando aqui.
Dois passaportes (assinante + acompanhante) com direito a 5 ingressos para espetáculos da mostra Movimentos de Solo, entre os dias 11 de janeiro e 4 de fevereiro no Teatro Domingos Oliveira, na Gávea, Rio de Janeiro
Ganhadora: Erika Neves (RJ)
Observação: este sorteio foi dirigido apenas aos assinantes que declararam interesse pelo prêmio.
Livro com 120 fotografias capturadas pelo fotógrafo de cena paulista João Caldas em suas três primeiras décadas de carreira iniciada em 1981.
Ganhadora: Isabela Romani (MG)
Assista o vídeo do sorteio clicando aqui.
Fotografia do elenco e cenário do espetáculo “Romeu e Julieta”, em montagem do Grupo Galpão (MG), com direção e adaptação de Gabriel Vilella. Esta fotografia for realizada em 1992 pelo fotógrafo Guto Muniz para o programa original do espetáculo.
Ganhadora: Raquel Carneiro (MG)
Assista o vídeo do sorteio clicando aqui.
Adoção de páginas
O principal objetivo da campanha de financiamento coletivo do projeto Trilhas da Cena é arrecadar recursos para que páginas que, pelos mais variados motivos, não possuam quem possa arcar com seus custos de manutenção, possam ser mantidas no site através do apoio de nossos colaboradores. Assim, com o apoio de todos, podemos construir juntos a memória das artes cênicas brasileiras.
O valor arrecadado mensalmente será utilizado na cobertura dos custos das páginas presentes na lista de adoção. O Trilhas da Cena mantém no site uma cota de até 50 páginas já criadas em busca de adoção.
Na medida que novas contribuições chegam através da campanha de financiamento coletivo do projeto, tais páginas tornam-se permanentes e novas páginas podem ser acrescentadas à lista.
A adoção é coletiva, uma vez que é feita a partir do somatório das contribuições recebidas no mês. Por isso, nenhum apoiador pode indicar uma página de deseja adotar.
A construção da lista de páginas em adoção segue quatro preceitos básicos do projeto:
1. Queremos que o Trilhas da Cena seja cada vez mais “nacional”. Que nos conte histórias de todas as partes de nosso país. Por isso, o primeiro critério para definir a prioridade de adoção das páginas é o estado de origem do espetáculo ou performance, ou o estado de atuação do profissional, coletivo ou iniciativa. Aqueles estados com menor quantidade de páginas do site, estarão à frente na lista.
2. O Trilhas da Cena preza pelo respeito à diversidade e à luta pela igualdade de direitos. Então, como segundo critério, páginas de profissionais, de coletivos e iniciativas compostas em sua maioria por integrantes de comunidades de baixa renda, indígenas, pessoas negras, PCDs, mulheres, membros da comunidade LGBTQIA+ e outras minorias sociais, bem como páginas de espetáculos que tratem de temas ligados à realidade dos acima citados, serão tratados como prioritários.
3. Não queremos que nenhuma história seja esquecida. Assim, páginas de profissionais já falecidos, de iniciativas e coletivos que já encerraram suas atividades e de espetáculos não mais apresentados, terão prioridade em relação a todos aqueles que se encontram em atividade.
4. Por fim, entendemos que é preciso respeitar a história e a experiência daqueles que aqui se encontram. Então, a idade dos profissionais, a data de estreia dos espetáculos e do inicio das atividades dos coletivos e iniciativas, também terá nossa atenção.
Para informações ainda mais completas sobre tudo que envolve a adoção das páginas e sua participação na campanha de financiamento coletivo recorrente do Trilhas da Cena, clique aqui.
Páginas para adoção (24)
(em ordem de prioridade)
Sinopse:
A opereta infantojuvenil Cabelos Arrepiados, de Karen Acioly, com encenação do Buia Teatro de Manaus, conta a história de cinco crianças que não conseguem dormir. Ao mesmo tempo que enfrentam os efeitos da privação de sono e de sonhos, elas refletem sobre temas como amizade, o diálogo com os pais e os perigos do consumismo e da destruição do meio ambiente.
Ano de estreia: 2021
Origem: Amazonas
Endereço: https://trilhasdacena.com.br/cabelos-arrepiados/
Sinopse:
Criar outras línguas. Falar outras línguas, sobre outras línguas, línguas que ainda não existem, histórias que ainda não foram contadas. Escrever, reescrever, não escrever, repensar, recriar, ruminar e restabelecer línguas e histórias. Aqui, nesta língua-história falamos sobre outros caminhos. A língua-história registrada nas apostilas do ensino fundamental jogamos para o alto. Sobre ela, criamos novas estradas. Pisoteamos suas folhas como quem pisoteia folhas que não registram as nossas jornadas ao longo dos séculos. Língua pretuguês, de sinais, língua de mulher, língua preta, intensa, nova. Língua surda, afiada, sudaca, voraz. Projetamos esta nova língua. Vemos-queremos essa nova língua em todos os lugares, o tempo todo. Essa língua que agora falamos é a língua de deus, assim mesmo, em minúsculas, e das Deusas, em maiusculas. É um contra-ataque ao homem, este homenzinho que se fez engolir ao longo dos séculos. É a língua que poderíamos ser, não fôssemos o que somos agora.
Ano de estreia: 2023
Origem: Paraná
Endereço: https://trilhasdacena.com.br/lingua-em-revista/
Sinopse:
O espetáculo narra a história dos advogados André e Antônio. Eles são surpreendidos por uma Medida Provisória do governo que obriga os cidadãos com características de ascendência africana a regressarem aos seus países de origem.
Todos devem ser capturados e devolvidos à África, sob o pretexto de “corrigir” o erro da escravização. Sua narrativa se desenrola em torno de uma realidade distópica em um Brasil do futuro.
Ano de estreia: 2011
Origem: Bahia
Endereço: https://trilhasdacena.com.br/namibia-nao/
Sinopse:
Uma trupe composta por sete corpos da rua apresenta a peça A Desafortunada História do Romance de Julieta e Romeu. A montagem, que integrou a programação do 25º Festival Cultura Inglesa, é uma produção da ATeliê voadOR Teatro, em comemoração aos seus 20 anos, com direção e dramaturgia de Djalma Thürler. Nesta montagem carnavalesca e repleta de referências musicais brasileiras, o dramaturgo se vale de uma poética de encruzilhadas, em que se inspira em textos e cenas emblemáticas de outros gêneros literários e autores: o drama de William Shakespeare, a poesia do poeta Arthur Brooke, a prosa de Matteo Bandello e a poesia popular de João Martins de Athayde, sendo esta última, a base principal para a encenação. Desde o prólogo, os sete corpos de rua, em encantaria, convocam a atenção de todo o público e, em gira, festejam a história da desafortunada história do romance de Julieta e Romeu, na bela Verona, antiga cidade da província italiana.
Ano de estreia: 2022
Origem: Bahia
Endereço: https://trilhasdacena.com.br/a-desafortunada-historia-do-romance-de-julieta-e-romeu/
Sinopse:
Zoe, neta de Nelson Mandela, precisa fazer um trabalho de escola sobre seu avô e contar como foi sua infância na aldeia sul-africana Qunu. Conversando com o avô e revolvendo suas memórias, Zoe é transportada através de uma “fenda no espaço-tempo” para 1926, onde ela encontra o menino Rolihlahla, que se desdobra para aproveitar ao máximo a vida entre brincadeiras, obrigações e o aprendizado com os anciões de sua tribo. Quando Rolihlahla começa a frequentar a escola, recebe de sua professora um novo nome, Nelson. Às voltas com um mundo repleto de hábitos e saberes novos, o menino vai enfrentar a perda precoce do pai e a despedida da mãe, que precisa entregá-lo aos cuidados de seu tutor, o Rei Jongintaba. A partir daí, o pequeno Nelson terá que desbravar um mundo desconhecido e pautado pela desigualdade racial.
Ano de estreia: 2024
Origem: Rio de Janeiro
Endereço: https://trilhasdacena.com.br/menino-mandela/
Sinopse:
Com este espetáculo a companhia procurou tratar de algumas das mais recorrentes questões metafísicas: a perda do paraíso, sua nostalgia e a consequente busca de um religamento original. Para tanto se inspirou desde os relatos mesopotâmicos da criação, o gênesis bíblico e os textos apócrifos dos livros de Adão e Eva até a obra de John Milton, “O Paraíso Perdido”, poema responsável pela origem e articulação deste projeto. O Vertigem entende que o mito da queda pode ser associado aos sentimentos contemporâneos de decadência e de nostalgia de um padrão superior de existência. Ele retrata a perda da proximidade às origens da natureza humana e o abandono de um contato ideal com o plano divino. Se a separação inicial é um dado inescapável e instituidor da condição humana, por outro lado somos portadores de uma nostalgia intrínseca e difusa de uma Idade de Ouro, cujo efeito sentimos sob os nomes de melancolia, angústia ou na ansiedade quanto ao modo como vivemos hoje: distanciados de nós mesmos. Na tentativa de configurar esse ancestral, essa memória da origem, a companhia lançou mão do universo da infância. Porém com a perspectiva de dar-lhe um tratamento não individual, histórico e psicológico, mas sim mítico e metafórico. É a infância do Homem e não de um homem específico o que lhes interessa.
Ano de estreia: 1992
Origem: São Paulo
Endereço: https://trilhasdacena.com.br/paraiso-perdido/
Sinopse:
O Livro de Jó foi desenvolvido com a perspectiva de aprofundar elementos vivenciados anteriormente e trazer ao núcleo do Teatro da Vertigem novas diretrizes. Mantendo um processo a partir dos depoimentos pessoais dos atores, o universo temático sofreu uma verticalização nesta montagem. Porém, dessa vez, colocou-se frente a uma dramaturgia mais formalizada trazendo para o grupo o universo da palavra.
Ano de estreia: 1995
Origem: São Paulo
Endereço: https://trilhasdacena.com.br/o-livro-de-jo/
Sinopse:
“Solos de Rua” inspira-se no texto manifesto “As Embalagens”, de Tadeusz Kantor. Trata-se de um jogo coreográfico no qual as bailarinas e a lona se afetam mutuamente em espaços públicos de grande circulação, misturando-se à paisagem local. Não é possível saber, ao certo, o que emerge de dentro da multidão. O que se sabe é que, de vez em quando, não convém permanecer em silêncio, pois é urgente mover,
dobrar(-se), friccionar, atar, ocultar, revelar, desviar, dizer e não apaziguar.
Ano de estreia: 2018
Origem: São Paulo
Endereço: https://trilhasdacena.com.br/solos-de-rua/
Sinopse:
A ação se passa em 1939 no gabinete de Freud na Inglaterra onde havia se exilado, depois de ter fugido da Áustria, por causa da perseguição nazista em plena segunda guerra mundial. O cenário reproduz o consultório onde Sigmund Freud desenvolvia sua psicanalise e estudos. Sua filha Ana havia remontado esse espaço em Londres exatamente como era em Viena.
Em seu gabinete Sigmund Freud, pai da psicanalise, ateu convicto e implacável critico da crença religiosa, recebe o escritor poeta e critico literário C.S Lewis, dois gênios que influenciaram o pensamento critico e filosófico da sociedade do século XX. Freud quer entender por que um ex ateu e brilhante intelectual como Lewis pode, segundo sua palavras, ‘abandonar a verdade por uma mentira insidiosa” tornando-se um cristão convicto.
O embate verbal se expande por assusto como o sentido da vida, natureza humana, sexo, morte e as relações humanas, resultando em um espetáculo que se conecta profundamente com o espectador através de ferramentas como o humor, a sagacidade e o resgate da escuta como ponto de partida para uma boa conversa. O sarcasmo e a ironia rondam toda essa discussão. As ideias contundentes ali propostas nos confundem , por mais ateu ou crentes que sejamos.
Ano de estreia: 2023
Origem: São Paulo
Endereço: https://trilhasdacena.com.br/a-ultima-sessao-de-freud/
Sinopse:
Espetáculo baseado nos contos de Murilo Rubião.
Ano de estreia: 1991
Origem: Belo Horizonte (MG)
Endereço: https://trilhasdacena.com.br/a-casa-do-girassol-vermelho/
Sinopse:
Acorda Aderbal foi o primeiro espetáculo criado pelo Armatrux. Os atores encenam em quadros rápidos, várias situações do cotidiano, utilizando-se de três tapadeiras. Um espaço mágico que transporta o público para uma diferente experiência de visualização cênica.
O espetáculo diverte e desperta o público para uma linguagem em que o lúdico e a ilusão se misturam à técnica dos atores.
Ano de estreia: 1991
Origem: Belo Horizonte (MG)
Endereço: https://trilhasdacena.com.br/acorda-aderbal/
Sinopse:
Ao atualizar o sentido da maior história de amor da humanidade, Gabriel Villela e o Galpão transpõem a tragédia de dois jovens apaixonados para o contexto da cultura popular brasileira, evocada por elementos presentes no cenário, nos adereços, na música e na figura do narrador, que rege toda a peça com uma linguagem inspirada em Guimarães Rosa e no sertão mineiro.
Considerado um marco na trajetória do Grupo Galpão e um dos espetáculos mais significativos do teatro brasileiro na década de 1990, Romeu e Julieta somou 303 apresentações, em 13 anos de existência.
Além das duas temporadas no Shakespeare’s Globe Theatre, na Inglaterra, em 2000 e 2012, o espetáculo viajou por todo o Brasil e por vários países da América Latina, dos Estados Unidos e da Europa.
Ano de estreia: 1992
Origem: Belo Horizonte (MG)
Endereço: https://trilhasdacena.com.br/romeu-e-julieta/
Sinopse:
Um desconhecido é morto ao ser atropelado por um ônibus e, agonizante, pede a um bancário que lhe dê um beijo na boca. O gesto é transformado em escândalo pela imprensa sensacionalista e o bancário sofre com o preconceito popular e também passa a ser investigado pela polícia, que começa a supor que o acidente tenha sido um assassinato.
Ano de estreia: 1996
Origem: Belo Horizonte (MG)
Endereço: https://trilhasdacena.com.br/o-beijo-no-asfalto/
Sinopse:
A Casa de Bernarda Alba do Grupo Oficcina Multimédia foi pensada como uma casa móvel, onde se enfumaçam os contornos entre o sonho e a realidade. A história se passa no interior da Espanha em meados do século passado. Tudo tem início quando a viúva Bernarda Alba decreta um luto de 8 anos para a família, encarcerando suas 5 filhas jovens dentro de casa. Neste ambiente sufocante, portas e janelas se abrem para o nada e os personagens circulam nervosos, ruminando seu próprio sofrimento enquanto tecem a cada passo a trama trágica de uma família onde ninguém vai ser poupado.
Ano de estreia: 2001
Origem: Belo Horizonte (MG)
Endereço: https://trilhasdacena.com.br/a-casa-de-bernarda-alba/
Sinopse:
Neste espetáculo, Mimulus Cia de Dança identifica olhares, se orienta e se localiza Do lado esquerdo de quem sobe a rua, de quem sobe o morro, de quem sobe a história, de quem sobe o corpo. Descobre que Yamandú Costa, além de imprimir a virtuosidade característica às músicas que toca, as faz soarem como choro, mesmo quando executa músicas que não são brasileiras. O encontro entre o gaúcho Yamandú Costa e a mineira Mimulus Cia de Dança era previsível. A sede da Cia fica à esquerda de quem sobe a Rua Ituiutaba que, por sua vez, corre paralela à Rua dos Pampas. E, no infinito, as paralelas se encontram, mais exatamente no lado esquerdo de quem sobe.
Ano de estreia: 2006
Origem: Belo Horizonte (MG)
Endereço: https://trilhasdacena.com.br/do-lado-esquerdo-de-quem-sobe/
Sinopse:
Da rotina de uma “repartição” – metáfora para qualquer ambiente inóspito e burocrático de trabalho, revela-se o desenvolvimento de laços de cumplicidade entre dois de seus novos funcionários, gerando incômodo nos demais. É que “num deserto de almas também desertas, uma alma especial reconhece de imediato a outra.” Criado a partir do conto homônimo de Caio Fernando Abreu.
Espetáculo integrante do projeto Observatório de Criação.
Ano de estreia: 2007
Origem: Belo Horizonte (MG)
Endereço: https://trilhasdacena.com.br/aqueles-dois/
Sinopse:
O espetáculo traça um panorama da fabulosa história da vida de Chico, rei de uma tribo do Congo que é trazido como escravo para o Brasil e torna-se herói. Na peça usa-se a congada – bailado dramático tradicional em vários estados brasileiros, principalmente em Minas Gerais, em que os figurantes representam, com cantos, danças, cortejos, cavalgadas, levantamento de mastros e muita música, a coroação de um rei do Congo, mesclando cultos católicos com africanos. Estes rituais são dedicadas à protetora tradicional dos negros no Brasil, Nossa Senhora do Rosário, e vários santos negros, especialmente São Benedito e Santa Efigênia.
Ao mesmo tempo, Galanga, Chico Rei revê a história tradicional do nosso país e da nossa cultura sob o prisma da identidade afro-brasileira. E usa a tradição oral em cena com as várias versões de uma mesma história contadas, muitas vezes, de forma simultânea.
Ano de estreia: 2012
Origem: Belo Horizonte (MG)
Endereço: https://trilhasdacena.com.br/galanga-chico-rei/
Sinopse:
O “Líquido Tátil” foi escrito em 1997 por Daniel Veronese. um dos nomes mais reverenciados do teatro contemporâneo. A sugestão para a montagem deste texto partiu do próprio diretor. A trama gira em torno de uma família e seus diálogos sobre as artes, o ato teatral e os desejos inconscientes que perseguem o homem.
Ano de estreia: 2012
Origem: Belo Horizonte (MG)
Endereço: https://trilhasdacena.com.br/o-liquido-tatil/
Sinopse:
Para os 30 anos do Grupo de Dança 1° Ato, os coreógrafos Denise Namura e Michael Bugdahn propõem uma obra que pode ser vista como uma travessia. Travessia de uma temporalidade onde o passado, presente e futuro se misturam para se tornar um tempo além do tempo.
Neste espetáculo, organizado como um livro com capa, capítulos e contracapa, dois grandes mineiros serão companheiros de viagem: João Guimarães Rosa e Milton Nascimento, suas vidas e obras.
Navegando entre o prosear mineiro e o silêncio cheio de promessas, entre o nada e o tudo, entre o mar de montanhas e as estradas de terra vermelha, os caminhos nascem e se cruzam pouco a pouco, em um movimento coreográfico feito poesia.
Por vezes os coreógrafos se inspiram no som, no cheiro, na textura, no peso de uma simples palavra, de uma nota só, para transformar este material em estados emocionais fortes, concentrando-se ainda na vida dos personagens: na busca do absoluto, nas escolhas de vida, na solidão, no medo, nos laços de família.
Ano de estreia: 2012
Origem: Belo Horizonte (MG)
Endereço: https://trilhasdacena.com.br/po-de-nuvens/
Sinopse:
A partir do poema “O Cego” do checo Rainer Maria Rilke e do livro “O Som das Cores” do taiwanês Jimmy Liao, além das influências de várias fantasias cinematográficas, o espetáculo “O Som das Cores” traz a história de Lúcia, uma adolescente que perde a visão aos 15 anos e pensando que seu cachorro havia fugido com seus olhos, sai em busca dele. No subterrâneo das estações do Metrô e fora delas enfrenta perigos, derrota inimigos, e a tentativa de recuperar sua visão se transforma na maior aventura de sua vida.
A montagem é para o público em geral. O tema é abordado a partir de recursos de ilusionismo e trilha sonora com efeitos surround, provocando emoções e propondo outra maneira de interpretar a partir da exploração dos sentidos.
Ano de estreia: 2013
Origem: Belo Horizonte (MG)
Endereço: https://trilhasdacena.com.br/o-som-das-cores/
Sinopse:
Um homem carrega uma rara doença, pombos infestam sua casa, um cacto toma conta do jardim. Outras pessoas o rodeiam tentando fazê-lo reviver memórias e gestos, enquanto se perguntam se é possível continuar.
A obra parte dos diversos significados da palavra “humor” para explorar as manifestações corporais, os líquidos que correm dentro do organismo: nossos humores, os motores que nos fazem continuar existindo. A peça também traz a tona discussão sobre a nossa relação com a passagem de tempo e com a ininterrupta e lenta morte do corpo. “Humor” joga com as afetações e os estados emocionais para construir uma cena excêntrica, em um lugar indeterminado entre a comédia e o drama.
Ano de estreia: 2014
Origem: Belo Horizonte (MG)
Endereço: https://trilhasdacena.com.br/humor/
Sinopse:
A montagem traz diversas referências culturais ao período barroco e à formação da identidade do povo mineiro. A religiosidade, o domínio português e a resistência da cultura negra, o contato do homem com a natureza e os desdobramentos dessas vivências foram conceitos pesquisados e traduzidos para o espetáculo de forma contemporânea pela Cia. de Dança.
Entre o Céu e as Serras navega pelos sentidos e significados da música, texto e corpos inscritos nos rituais e festividades das comunidades afrodescendentes, agentes expressivos de tradições e espiritualidade.
Ano de estreia: 2014
Origem: Belo Horizonte (MG)
Endereço: https://trilhasdacena.com.br/entre-o-ceu-e-as-serras/
Sinopse:
“MATRAGA NÃO É MATRAGA, NÃO É NADA. Matraga é Estêves. Augusto Estêves, filho do Coronel Afonsão Esteves, das Pindaíbas e do Saco-da-Embira. Ou Nhô Augusto – o homem”. Assim começa A Hora e a Vez de Augusto Matraga, de João Guimarães Rosa (1908-1967). Assim continua a quase épica história do “homem”. Assim termina com a hora e a vez, “a morte e a morte” de Augusto Matraga.
Em três atos, Matraga, inspirada no conto A Hora e a Vez de Augusto Matraga, de João Guimarães Rosa, tem libreto e música de Rufo Herrera, artista que, em 2023, completou 90 anos. E também participações dos corpos artísticos da Fundação Clóvis Salgado: Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG), Coral Lírico de Minas Gerais (CLMG) e Cia. de Dança Palácio das Artes (CDPA). Grande elenco de solistas e a narração do ator Gilson de Barros, conhecido pela atuação inspirada no universo rosiano.
Ano de estreia: 2023
Origem: Belo Horizonte (MG)
Endereço: https://trilhasdacena.com.br/matraga/
Páginas adotadas
Espetáculos (32)
Acervo de Silvia Machado
Luis Arrieta (SP)
Estréia: 2023
Acervo de Renato Mangolin
Aluizio Abranches (RJ)
Estréia: 2023
Acervo de Renato Mangolin
Arlindo Lopes (RJ)
Estréia: 2019
Acervo de Caio Lírio
Coletivo4 (BA)
Estréia: 2019
Acervo de Renato Mangolin
AnaVitória (RJ)
Estréia: 2012
Acervo de Renato Mangolin
João Saladanha (RJ)
Estréia: 2010
Acervo de Renato Mangolin
Duda Maia (RJ)
Estréia: 2018
Acervo de Guto Muniz
Cia da Farsa (MG)
Estréia: 2004
Acervo de Guto Muniz
Cia da Farsa (MG)
Estréia: 2003
Acervo de Guto Muniz
Raquel Pires e convidados (MG)
Estréia: 2011
Acervo de Guto Muniz
No Ar Cia de Dança (MG)
Estréia: 2006
Acervo de Guto Muniz
No Ar Cia de Dança (MG)
Estréia: 2001
Acervo de João Caldas
com Paulo Autran (SP)
Estréia: 2000
Acervo de João Caldas
de Dib Carneiro Neto (SP)
Estréia: 2007
Acervo de João Caldas
com Antônio Fagundes (SP)
Estréia: 2009
Acervo de João Caldas
com Raul Cortez (SP)
Estréia: 2000
Acervo de João Caldas
com Marília Pêra (SP)
Estréia: 2004
Acervo de João Caldas
Orquestra Experimental de Repertório e Coral Lírico - Theatro Municipal de São Paulo (SP)
Estréia: 2003
Acervo de Guto Muniz
Grupo Galpão (MG)
Estréia: 1999
Acervo de João Caldas
com Paulo Autran (SP)
Estréia: 2006
Acervo de João Caldas
Teatro Popular do SESI-SP e Sutil Companhia de Teatro (PR)
Estréia: 2005
Acervo de Silvia Machado
São Paulo Companhia de Dança (SP)
Estréia: 2018
Acervo de Silvia Machado
Balé da Cidade de São Paulo (SP)
Estréia: 2004
Acervo de Guto Muniz
Cia Sonho & Drama (MG)
Estréia: 1986
Acervo de Guto Muniz
Helvécio Izabel e Lúcio Ventania (MG)
Estréia: 2017
Acervo de João Caldas
Lala Deheinzelin (SP)
Estréia: 1981
Acervo de Silvia Machado
Cia Druw (SP)
Estréia: 2021
Acervo de Silvia Machado
Lagartixa na Janela (SP)
Estréia: 2016
Acervo de Guto Muniz
Cia. Luna Lunera (MG) e Areas Coletivo de Arte (RJ)
Estréia: 2015
Acervo de Silvia Machado
Jorge Garcia Companhia de Dança (SP)
Estréia: 2013
Acervo de João Caldas
Iacov Hillel (SP)
Estréia: 1995
Profissionais
Coletivos
Iniciativas
Páginas adotadas
Espetáculos (32)
Acervo de Silvia Machado
Luis Arrieta (SP)
Estréia: 2023
Acervo de Renato Mangolin
Aluizio Abranches (RJ)
Estréia: 2023
Acervo de Renato Mangolin
Arlindo Lopes (RJ)
Estréia: 2019
Acervo de Caio Lírio
Coletivo4 (BA)
Estréia: 2019
Acervo de Renato Mangolin
AnaVitória (RJ)
Estréia: 2012
Acervo de Renato Mangolin
João Saladanha (RJ)
Estréia: 2010
Acervo de Renato Mangolin
Duda Maia (RJ)
Estréia: 2018
Acervo de Guto Muniz
Cia da Farsa (MG)
Estréia: 2004
Acervo de Guto Muniz
Cia da Farsa (MG)
Estréia: 2003
Acervo de Guto Muniz
Raquel Pires e convidados (MG)
Estréia: 2011
Acervo de Guto Muniz
No Ar Cia de Dança (MG)
Estréia: 2006
Acervo de Guto Muniz
No Ar Cia de Dança (MG)
Estréia: 2001
Acervo de João Caldas
com Paulo Autran (SP)
Estréia: 2000
Acervo de João Caldas
de Dib Carneiro Neto (SP)
Estréia: 2007
Acervo de João Caldas
com Antônio Fagundes (SP)
Estréia: 2009
Acervo de João Caldas
com Raul Cortez (SP)
Estréia: 2000
Acervo de João Caldas
com Marília Pêra (SP)
Estréia: 2004
Acervo de João Caldas
Orquestra Experimental de Repertório e Coral Lírico - Theatro Municipal de São Paulo (SP)
Estréia: 2003
Acervo de Guto Muniz
Grupo Galpão (MG)
Estréia: 1999
Acervo de João Caldas
com Paulo Autran (SP)
Estréia: 2006
Acervo de João Caldas
Teatro Popular do SESI-SP e Sutil Companhia de Teatro (PR)
Estréia: 2005
Acervo de Silvia Machado
São Paulo Companhia de Dança (SP)
Estréia: 2018
Acervo de Silvia Machado
Balé da Cidade de São Paulo (SP)
Estréia: 2004
Acervo de Guto Muniz
Cia Sonho & Drama (MG)
Estréia: 1986
Acervo de Guto Muniz
Helvécio Izabel e Lúcio Ventania (MG)
Estréia: 2017
Acervo de João Caldas
Lala Deheinzelin (SP)
Estréia: 1981
Acervo de Silvia Machado
Cia Druw (SP)
Estréia: 2021
Acervo de Silvia Machado
Lagartixa na Janela (SP)
Estréia: 2016
Acervo de Guto Muniz
Cia. Luna Lunera (MG) e Areas Coletivo de Arte (RJ)
Estréia: 2015
Acervo de Silvia Machado
Jorge Garcia Companhia de Dança (SP)
Estréia: 2013
Acervo de João Caldas
Iacov Hillel (SP)
Estréia: 1995
Profissionais
Coletivos
Iniciativas
Investimento dos apoios recebidos
(Campanha de financiamento coletivo recorrente na plataforma Catarse)
Valor total das contribuições para o projeto (campanha na Catarse): R$ 435,00
Valor líquido das contribuiçoes do mês: R$ 396,38
Número de páginas adotadas no mês: 0
Total de páginas adotadas via campanha: 32
Valor mensal utilizado na adoção/manutenção de páginas: R$ 480,00
Saldo do mês: R$ -83,62
Valor total das contribuições para o projeto (campanha na Catarse): R$ 435,00
Valor líquido das contribuiçoes do mês: R$ 396,38
Número de páginas adotadas no mês: 0
Total de páginas adotadas via campanha: 32
Valor mensal utilizado na adoção/manutenção de páginas: R$ 480,00
Saldo do mês: R$ -83,62
Valor total das contribuições para o projeto (campanha na Catarse): R$ 435,00
Valor líquido das contribuiçoes do mês: R$ 396,38
Número de páginas adotadas no mês: 0
Total de páginas adotadas via campanha: 32
Valor mensal utilizado na adoção/manutenção de páginas: R$ 480,00
Saldo do mês: R$ -83,62
Valor total das contribuições para o projeto (campanha na Catarse): R$ 435,00
Valor líquido das contribuiçoes do mês: R$ 396,38
Número de páginas adotadas no mês: 0
Total de páginas adotadas via campanha: 32
Valor mensal utilizado na adoção/manutenção de páginas: R$ 480,00
Saldo do mês: R$ -83,62
Valor total das contribuições para o projeto (campanha na Catarse): R$ 580,00
Valor líquido das contribuiçoes do mês: R$ 528,51
Número de páginas adotadas no mês: 2
Total de páginas adotadas via campanha: 32
Valor mensal utilizado na adoção/manutenção de páginas: R$ 480,00
Saldo do mês: R$ 48,51
Valor total das contribuições para o projeto (campanha na Catarse): R$ 580,00
Valor líquido das contribuiçoes do mês: R$ 528,51
Número de páginas adotadas no mês: 5
Total de páginas adotadas via campanha: 30
Valor mensal utilizado na adoção/manutenção de páginas: R$ 450,00
Saldo do mês: R$ 78,51
Valor total das contribuições para o projeto (campanha na Catarse): R$ 590,00
Valor líquido das contribuiçoes do mês: R$ 537,62
Número de páginas adotadas no mês: nenhuma
Total de páginas adotadas via campanha: 25
Valor mensal utilizado na adoção/manutenção de páginas: R$ 375,00
Saldo do mês: R$ 162,62
Valor total das contribuições para o projeto (campanha na Catarse): R$ 540,00
Valor líquido das contribuiçoes do mês: R$ 492,05
Número de páginas adotadas no mês: nenhuma
Total de páginas adotadas via campanha: 25
Valor mensal utilizado na adoção/manutenção de páginas: R$ 375,00
Saldo do mês: R$ 117,05
Valor total das contribuições para o projeto (campanha na Catarse): R$ 605,00
Valor líquido das contribuiçoes do mês: R$ 531,60
Número de páginas adotadas no mês: 5
Total de páginas adotadas via campanha: 25
Valor mensal utilizado na adoção/manutenção de páginas: R$ 375,00
Saldo do mês: R$ 156,60
Valor total das contribuições para o projeto (campanha na Catarse): R$ 575,00
Valor líquido das contribuiçoes do mês: R$ 500,25
Número de páginas adotadas no mês: 5
Total de páginas adotadas via campanha: 20
Valor mensal utilizado na adoção/manutenção de páginas: R$ 300,00
Saldo do mês: R$ 200,25
Valor total das contribuições para o projeto (campanha na Catarse): R$ 545,00
Valor líquido das contribuiçoes do mês: R$ 474,15
Número de páginas adotadas no mês: 4
Total de páginas adotadas via campanha: 15
Valor mensal utilizado na adoção/manutenção de páginas: R$ 225,00
Saldo do mês: R$ 249,15
Valor total das contribuições para o projeto (campanha na Catarse): R$ 205,00
Valor líquido disponível: R$ 178,35
Número de páginas adotadas no mês: 11
Total de páginas adotadas via campanha: 11
Valor usado na adoção/manutenção de páginas: R$ 165,00
Valor total utilizado: R$ 165,00
Saldo do mês: R$ 13,35
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