O TEMPO NÃO DÁ TEMPO
Direção: Duda Maia (RJ)
Estreia: 2018
Atualizada em 27/02/2024
Com texto do humorista e poeta Gregório Duvivier, do escritor Gonçalo M. Tavares e do dramaturgo Oscar Saraiva, o espetáculo O Tempo Não Dá Tempo é uma montagem itinerante com direção de Duda Maia, e reuniu diferentes gerações como a bailarina e coreógrafa Angel Vianna – celebrando 90 anos de vida, Ciro Sales, Juliana Linhares, Marina Vianna e Oscar Saraiva.
A peça mescla teatro e dança e explora a nossa experiência do tempo no dia a dia das cidades. Assim, são apresentadas cenas curtas, interrompidas, confinadas, que buscam trazer as sensações de interrupção, insistência, lentidão e ansiedade. Contra esse tempo corrido, coloca o tempo da poesia, que seria marcado pelo cuidado e pela delicadeza. É uma “homenagem ao presente, com ou sem leveza, desde que seja inteiro”.
Segundo a diretora Duda Maia, colocar cinco gerações de atores/intérpretes em cena é um caminho extremamente potente de percepção de tempo. De como o tempo de história de cada um é significativo na realização de um pequeno gesto e, consequentemente, a leitura da cada espectador irá navegar por caminhos pessoais. “Espero que o espectador se torne um protagonista com essa experiência artística e mergulhe, como quiser, no seu TEMPO”, comenta Duda, que acrescenta… “Conheço Angel desde que tinha 18 anos, sua dança mudou a minha vida, me deu direção e desejo. Tanto tempo e parece que foi ontem. Em 2018 eu completo 50 anos e Angel 90. Não teria um jeito mais belo de comemoramos nossos aniversários“, comemora a diretora.
A iluminação da montagem é de Renato Machado (Prêmio Shell de melhor iluminação por ‘Filme Noir’), a direção musical de Ricco Viana (Prêmio APTR de melhor música por ‘Jim’) e a cenografia e figurinos de Theodoro Cochrane (Prêmio Shell e Prêmio Questão de Crítica de melhor figurino pelos espetáculos da Cia Hiato, ‘Escuro’ e ‘O Jardim’, respectivamente).
Galeria de fotos
Fotografias realizadas por Renato Mangolin no OI FUTURO, Flamengo
(atual FUTUTOS, ARTE E TECNOLOGIA). Janeiro, 2018.
Equipe
Dramaturgia:
Gregório Duvivier, com a criação colaborativa de
Oscar Saraiva, Gonçalo M. Tavares e elenco
Direção:
Duda Maia
Intérpretes-criadores:
Ciro Sales, Juliana Linhares,
Marina Vianna e Oscar Saraiva
Artista convidada:
Angel Vianna
Diretor assistente: Jamil Cardoso
Direção de arte: Theodoro Cochrane
Direção de projeções e criação gráfica: Rico e Rentato Vilarouca
Direção musical: Ricco Viana
Composição do “tema da escada”: Renato Luciano
Iluminação: Renato Machado
Cenógrafa assistente: Mari Pitta
Figurinista assistente: Thereza Macedo
Fotografia: Renato Mangolin
Direção de produção: Ciro Sales
Produção executiva: Bruno Fagotti e Nana Martins
Administração: Liame – Associação de apoio à cultura
Assessoria de Imprensa:Daniella Cavalcanti
Realização:
Oi Futuro e Otimistas Artes e Projetos
A atualização dos dados desta página bem como a veracidade das informações nela contidas são de responsabilidade de Renato Mangolin. Caso encontre um erro ou divergência de dados, favor entrar em contato pelos canais acima ou enviando mensagem para rmangolin@gmail.com
Esta página é mantida com recursos gerados através do apoio de nossos colaboradores via campanha de financiamento coletivo recorrente do Trilhas da Cena na plataforma Catarse. Sem esse apoio, seria impossível manter essa página no ar.
Participe de nossa campanha e ajude a preservar a história das artes cênicas brasileiras.
Acesse: https://www.catarse.me/trilhasdacena