Quem somos
A VIDA É SONHO - Oficinão Galpão Cine Horto (MG) | Foto: Guto Muniz
Somos pessoas que acreditam no encontro e no compartilhamento como forças criativas, que mesmo os trabalhos solo surgem do coletivo e que há de se valorizar todos que participam do processo. Pessoas que sabem que o universo é muito maior do que aquilo que se coloca à frente dos nossos olhos ou ao alcance de nossas mãos.
Assim, queremos encontrar as artes cênicas de todas as regiões brasileiras e envolver os criadores no desejo de compartilhar suas criações, propiciando assim novas oportunidades de encontros e trocas.
Entendemos que o conhecimento, a escuta e a reflexão são de grande importância no desenvolvimento e no amadurecimento do espetáculo, dos profissionais nele envolvidos e também do público. Por isso, damos grande valor à pesquisa e ao pensamento crítico.
Quanto ao público, compreendemos que as histórias se fazem na sua presença, seja ela física ou virtual. Por isso, queremos envolvê-lo a ponto de se sentirem construtores e mantenedores dessas memórias.
E memória é a palavra que nos move. Porque é a partir dela que, a cada dia, construímos nossos valores e nossa identidade.
O Trilhas da Cena é um projeto de Guto Muniz, fotógrafo com carreira iniciada na segunda metade da década de 80 e que conta com um arquivo de cerca de 2000 espetáculos fotografados desde então. Do Foco in Cena, site que abriga grande parte de seus trabalhos, surgiu a inspiração para esse projeto. No Trilhas, ele rompe a barreira de seu acervo pessoal, democratizando o acesso a todos os profissionais da cena que dele queiram participar com suas biografias, trabalhos e experiências.
O projeto conta com a parceria de Daniele Avila Small, pesquisadora, curadora, crítica e artista do teatro. Idealizadora e coordenadora da revista eletrônica Questão de Crítica. Criada em 2008, já em sua 73ª edição, a revista disponibiliza mais de 700 textos reflexivos de autoria dela e de diversos outros autores brasileiros.