Trilhas da Cena

LOGO TRILHAS DA CENA HORIZONTAL-site

REENCARNAÇÃO AO VIVO

Negalara Produções (RJ)

Uma palestra-performance de Larissa Siqueira

Duração: 65 min

Estreia: 2023

Atualizada em 05/02/2024

Foto: Roberto Skora

REENCARNAÇÃO AO VIVO

Negalara Produções (RJ)

Uma palestra-performance de Larissa Siqueira

Duração: 65 minutos

Estreia: 2023

Atualizada em 05/02/2024
TAG CARIMBO (em circulação)

Foto: Roberto Skora

“Quando vemos um fantasma, o fantasma também nos vê”

 

Reencarnação ao vivo é uma palestra-performance na qual Larissa Siqueira desmonta “Aparição”, o seu trabalho anterior.

A artista elenca uma série de aparições (filmes, peças de teatro, canções e eventos da família), refletindo a cada uma destas, sobre as possibilidades de uma reencarnação sem morte a partir da arte. A arte nos levando a começar de novo.

 

Alguém sabe dizer onde sua vida começa?

 

Essa é uma questão central do trabalho.

 

Reencarnação – aquilo que nos acontece quando estamos diante de uma aparição.

 

Aparição – súbita manifestação que, de algum modo, podemos reconhecer, ou seja, que de algum modo nos diz respeito.

A artista considera, à partir da noção de origem de Walter Benjamim, que o início de um rio não está no olho d’água e sim no atrito do seu curso com a pedra.

 

Reencarnação ao vivo é um trabalho de arte que reflete sobre as nossas possibilidades de reencarnar (re arranjar) sem precisar morrer, à partir de nossas experiências estéticas, ou ainda, de nossos prórpios arranjos curatoriais.

 

O espetáculo articula conceitos como aparição e reencarnação com processos artísticos, como reenactment ou reperformance.

No formato palestra,  a

atriz compartilha imagens projetadas em uma espécie de catálogo de aparições, relacionando eventos, como a voz do espetáculo Vaga Carne (no qual a artista também é diretora técnica), as mulheres do espetáculo Stabat Mater, o cinema de Jonas Mekas, o cantor e compositor Gilberto Gil, os artistas plásticos cariocas Ducha e Marssares e as tradição de sua família em manter a falha, o mau hábito; práticas  estranhos de sua mãe, o trajeto do ônibus da escola e o motel à beira da BR 101 em que morou quando criança.

Sem fazer distinção entre obra de arte e eventos autobiográficos, a artista chama todas as experiências de Aparições, no entanto, não deixa de estabelecer o espaço da arte como um espaço de trabalho, do seu próprio trabalho, compondo assim, uma curiosa narrativa historiográfica e performativa. Nesse contexto o espetáculo convida o publico a mergulhar no espaço multidimensinal da arte, abraçando suas diversas manifestações e destacando a urgencia de reconhecer, cada um, seu proprio processo criativo e inalienável.

Trajetória do espetáculo

Criação do texto Aparição, à medida que ia sendo escrito era também lido pela própria autora – Larissa
Siqueira – em lives no Instagram
@coronaquarentena, e tal ação fez parte da companha de arrecadação de
fundos para famílias vulneráveis da pandemia COVID 19.

O texto de Aparição foi selecionado no Edital da Secretaria do Estado de Cultura do Rio de Janeiro – Cultura nas Redes

Apresentação da primeira versão de Aparição (live), no formato online, na plataforma do Youtube e
codirigido com a artista Zaba Azevedo.

Larissa Siqueira participa do laboratório de pesquisa Museu, Teatro e História, onde desmonta Aparição e cria a palestra-performance Reencarnação.

Apresentação de Aparição (live) no Instagram, em um formato mais curto.

Ainda no formato online, porém agora gravado, apresenta uma segunda versão de Aparição dentro da
programação do Festival de Teatro Midrash 2020 e com a participação e Zaba Azevedo como atriz.

Clique aqui para assistir trechos editados da apresentação.

 

Apresenta Reencarnação na plataforma do Zoom, dentro da programação da Complexo Sul 2020.

 

Fotos: Guto Muniz

Apresenta Reencarnação ao vivo, palestra-performance, pela primeira vez o formato presencial.

 

Integra a programação do Festival Internacional de Teatro de Curitiba/2023 à convite dos curadores Patrick
Pessoa, Giovana Soar e Daniele Sampaio.

 

01º, 2 e 3 de fevereiro – 20h

Teatro Domingos Oliveira

Rua Vice-Governador Rúbens Berardo, 100. Gávea

Rio de Janeiro, RJ

Acesse a página da mostra.

 

Video do espetáculo na íntegra

Registro da Mostra de Solos no Festival de Curitiba 2023

Conteúdo restrito

Para ter acesso, digite sua senha.
Em caso de necessidade, solicite a mesma ao responsável através do e-mail negalara@gmail.com

Teaser

Equipe

Dramaturgia, direção e atuação – Larissa Siqueira

Colaboradores artísticos – Camilo Pellegrini, Daniele Avila Small e Zaba Azevedo

Iluminação, edição de vídeos – Lara Cunha e Fernanda Mantovani

Realização – Negalara Produções

Música “Um dia em Una” – Joana Queiroz

Direção de produção – L. S. Artes integradas

 

Artistas e obras citadas:

Gilberto Gil (Nos Barracos da Cidade)

Marssares (máquina fotográfica Congelada)

Ducha (A Cama)

Marcos Chaves

Zezé Siqueira

Jonas Mekas (As I was moving ahead occasionally i saw brieff glipses of beauty)

Janaína Leite e Amalia Fontes Leite (Stabat Mater)

Manoelzinho

Grace Passô (Vaga Carne)

Larissa Siqueira

LARISSA SIQUEIRA é atriz, autora, diretora, performer e iluminadora (a.K.a Lara Cunha),

 

Graduada em Teoria do Teatro pela UNIRIO e como atriz pela Escola de Teatro Martins Pena.

 

É integrante do grupo Teatro Voador não identificado, com o qual fez as peças O Processo  (indicado ao Shell, 2016), As Mil e Uma Noites (2018) e Saco de Batata (2022), trabalhou com a Cia do Latão (SP), Cia Brasileira (PR)  onde atuou tanto como atriz quanto como iluminadora.

 

Como nas peças Nus, Feroces e Anthropophages (dir. Marcio Abreu e Thomas Quillardet/2015), Os que ficam (Cia do Latão, 2015), Vil e Abajur Lilas (dir.Renato Carerra, 2016).

 

No cinema atuou  nos longas O que se Move de Caetano Gotardo, Pendular de Julia Murat, desaprender a dormir de Gustavo Vinagre,  O estranho de Flora Dias e Juruna Mallon (BERLINALE/23) e  Levante de Lilla Halla (Festival de Cannes/23).

 

Atuou também nas séries – Noturnos e Anjo Loiro com Sangue no Cabelo ambos para o canal Brasil.

Participou da residência Artística Casa da Figueira que integra a programação da Residência São João – Agroarte.

 

Aparição e Reencarnação ao Vivo são seus primeiros textos para teatro, tais espetáculos fizeram parte da programação do Festival Midrash 2022 e da Mostra oficial do Festival Internacional de Teatro de Curitiba 2023.

 

Assina a iluminação dos espetáculos Aracy, O figurante, Os últimos dias de Gilda, Foz Afora, Vamos acelerar essa festinha, Ninguém sabe meu nome e Saco de Batata, entre outros. É responsável técnica pelo espetáculo Vaga Carne (dir Grace Passô), desde sua estreia em 2016.

Clipping e críticas

Depoimentos

Informações técnicas

Mapa de luz, rider de luz e mapa de palco

A atualização dos dados desta página bem como a veracidade das informações nela contidas são de responsabilidade de Larissa Siqueira. Caso encontre um erro ou divergência de dados, favor entrar em contato pelos canais acima ou enviando mensagem para negalara@gmail.com

qrcode_Reencarnação ao vivo

Acesse via celular, tablet e compatilhe.

Pular para o conteúdo