Trilhas da Cena

LOGO TRILHAS DA CENA HORIZONTAL-site

Núcleo FAC

Belo Horizonte (MG)

Ano de criação: 2017

Atualizada em 12/01/2024

O Núcleo de Estudos Fotografia Arte e Cultura surgiu em Belo Horizonte em 2017 com o objetivo principal de fomentar a discussão sobre o pensamento e o fazer fotográfico e suas inter-relações com as demais artes e a cultura em geral. Seus coordenadores são Madu Dorella e Beto Eterovick, fotógrafos e produtores culturais, além de Guto Muniz, também fotógrafo, com 37 anos de experiência na fotografia de cena. Em 2020, com o início da pandemia de COVID 19, o FAC passou a oferecer diversos cursos online não somente de fotografia, como também de artes cênicas, ministrados por Daniele Avila Small, artista do teatro, crítica e curadora. Desde então, novos cursos voltados ao pensamento em torno das artes da cena começaram a ser oferecidos por Daniele e outros professores.

 

Mesmo com o final da pandemia, optou-se pela continuidade dos cursos online, acreditando no grande alcance propiciado por esse formato, capaz de unir em um mesmo curso, participantes e professores de diferentes regiões brasileiras, bem como de outros países A partir de 2024, o Núcleo FAC passou a ser chamado de Núcleo de Estudos Fotografia, Artes da Cena e Cultura. Esta página é dedicada exclusivamente à oferta de cursos de artes cênicas. Para conhecer os curso de fotografia, acesse nucleofac.com.br

CURSO EM OFERTA

Leituras desconfiadas da história do teatro

Daniele Avila Small

O curso online LEITURAS DESCONFIADAS DA HISTÓRIA DO TEATRO tem como proposta central realizar uma abordagem crítica de narrativas historiográficas correntes a partir de textos e períodos específicos. São cinco aulas expositivas, com espaço para questionamentos e observações dos participantes, em que serão discutidos textos e ideias previamente compartilhados. 

O primeiro módulo do curso, que vai se realizar em janeiro e fevereiro de 2024, vai se deter sobre alguns aspectos da história do teatro no Brasil, mais especificamente o período entre as últimas décadas do século XIX e as primeiras do século XX, pensando as implicações éticas, estéticas e políticas do teatro realista e das formas ligadas ao teatro de variedades.

CURSO ONLINE COM AULAS AO VIVO PELA PLATAFORMA ZOOM

 

Datas: 23 e 30 de janeiro | 06, 20 e 27 de fevereiro (terças-feiras)

Horário: de 19h às 21h

Carga horário total: 10 horas

Valor: R$ 250,00

Forma de pagamento: à vista (PIX ou depósito bancário) ou em até 12x com juros (via Mercado Pago)

PLANO DE AULA

 

Aula 1:

Contextualização histórica, apresentação da bibliografia, da metodologia e dos problemas gerais que serão abordados ao longo do curso.

 

Aulas 2 e 3:

O teatro e os movimentos abolicionistas nos anos 1880.

 

Aulas 4 e 5:

O teatro realista e o teatro de revista até os anos 1920.

Os participantes vão estudar um determinado período da história do teatro brasileiro com um olhar atravessado por questões que pautam as discussões da cena contemporânea, com referências bibliográficas que podem questionar narrativas hegemônicas, com o objetivo de ampliar as nossas noções de teatro e, quem sabe, as nossas noções de Brasil.

O curso é voltado para qualquer pessoa interessada em estudar história a partir do teatro e estudar teatro a partir da história. Não é preciso ter qualquer experiência prática com as artes da cena.

Pode ser interessante ter algum conhecimento prévio do período, mesmo que superficial, mas não é necessário ter estudado o assunto especificamente. Vale a pena ter disponibilidade para algumas leituras durante o curso.

Internet banda larga, computador ou celular, fones de ouvido para melhor fruição e disponibilidade para leituras fora do tempo de aula. 

As aulas serão ao vivo. A gravação das mesmas poderá ser assistida exclusivamente pelos participantes do curso durante 30 dias após sua realização. É expressamente proibido o download das mesmas bem como a disponibilização do link de acesso a terceiros, não participantes do curso, sob pena de violação de direitos autorais e de imagem.

Será criado um grupo de WhatsApp com participação da professora ou professor e os inscritos no curso para troca de informações e materiais de estudo durante a sua realização. Ao término do curso, o grupo será encerrado.

As aulas acontecerão nos dias e horários especificados nesta página.

 

É possível assistir as aulas tanto pelo celular quanto pelo computador. Elas acontecerão através da plataforma ZOOM. 

Baixe aqui o aplicativo da plataforma através de sua loja de aplicativos favorita ou através do site da plataforma.

 

Um dia antes do início das aulas, enviaremos por email o código de acesso que será usado para acessar a sala virtual do curso. 

Os certificados serão encaminhados por meio digital ao término de cada edição aos alunos que tiverem ao menos dois terços de presença nas aulas ao vivo.

A professora:

Foto: Guto Muniz

Daniele Avila Small (Rio de Janeiro, 1976) é artista de teatro, crítica e curadora. Doutora em Artes Cênicas pela UNIRIO, Mestra em História Social da Cultura pela PUC-Rio e Bacharel em Teoria do Teatro pela UNIRIO. É autora do livro O crítico ignorante – uma negociação teórica meio complicada (Editora 7Letras, 2015). Foi diretora artística do Teatro Gláucio Gill em 2011 e 2012 com Felipe Vidal na Ocupação Complexo Duplo, projeto indicado aos Prêmios Shell e APTR. É idealizadora e editora da revista Questão de Crítica. Em 2017, dirigiu Há mais futuro que passado – um documentário de ficção (Editora Javali, 2018). Foi curadora dos Olhares Críticos, eixo reflexivo da MITsp entre 2018 e 2020, dentre outros projetos de formação, teoria e crítica de teatro desde 2011, como as edições do Encontro Questão de Crítica, do IDIOMAS – Fórum Ibero-Americano de Crítica de Teatro e da Complexo Sul – Plataforma de Intercâmbio Internacional. Integrou também as equipes de curadoria do FIT BH 2018 no projeto Corpos Dialetos, da 6ª edição da Janela de Dramaturgia (CCBB-BH) e da seleção local do FIAC – Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia. É integrante do coletivo carioca Complexo Duplo e criou a palestra-performance O museu sem fim de 1976.

Saiba mais sobre Daniele visitando sua página no Trilhas da Cena.

Inscrição:

Para inscrever-se siga os seguintes passos:

  1. Efetue o pagamento;
    1. Opção A: à vista, utilizando a chave PIX (CNPJ): 00731178000102 – Favorecido: Foco in Cena Produção Fotográfica Ltda.
    2.  Opção B: parcelado em até 12 vezes com acréscimo através do Mercado Pago, clicando aqui.
  2. Preencha o formulário abaixo e, ao final, clique em enviar.
    Você receberá uma mensagem confirmando o envio dos dados e do comprovante de pagamento.
    Enviaremos um e-mail em até 24 horas confirmando sua inscrição.
  3. Em caso de dúvidas, mande um e-mal para fac@nucleofac.com.br ou pelo whatsapp 31 99904-1908

Formulário de Inscrição:

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Este nome será utilizado para a confecção do certificado do curso.
Menor de 18 anos?
Somente números
E-mail
Endereço completo
Incluir DDD
Clique ou arraste os arquivos para esta área para fazer upload. Você pode enviar até 2 arquivos.
Declaro que li e estou de acordo com os termos e condições de uso e com a política de privacidade do site.

CURSOS JÁ OFERTADOS

LABORATÓRIO CRIATIVO DE PALESTRA-PERFORMANCE

Daniele Avila Small

O laboratório criativo de palestra-performance é uma oficina online de criação de trabalhos individuais de artes cênicas para artistas que querem experimentar essa linguagem na prática. 

A palestra-performance é um gênero artístico que encontra ressonâncias nas artes visuais, na dança e no teatro. Sem um quadro de regras previamente definido, é uma modalidade de potencialidades elásticas, que pode combinar diferentes recursos para colocar em cena um pensamento, o compartilhamento de uma experiência ou mesmo uma pesquisa em aberto. 

AS DRAMATURGIAS DO TEATRO EXPERIMENTAL DO NEGRO

Guilherme Diniz

O curso visa oferecer um panorama histórico e artístico da trajetória do Teatro Experimental do Negro (1944-1968), discutindo, especialmente, os textos dramatúrgicos encenados pelo grupo. Nesse sentido, iremos situar o projeto estético do TEN no âmbito do teatro brasileiro moderno, analisando quais tensões, diálogos e aproximações que foram desenvolvidas entre os artistas negros e o seu contexto histórico.

CRÍTICA DE TEATRO: ESCRITA CRIATIVA

Daniele Avila Small

A proposta do curso é estimular a escrita da crítica de teatro como escrita criativa, ensaística, que movimenta ideias, afetos e mentalidades na reflexão sobre a linguagem da cena. Será apresentada uma breve contextualização histórica e cultural, com sugestões de leituras, bem como propostas voltadas para exercícios práticos de escrita. A ideia é que cada participante trabalhe sobre a escrita de um texto crítico ao longo do curso.

OUTRAS CENAS: TEATRO E PSICANÁLISE

Luciana Romagnoli

O curso promove encontros regulares para apresentação, historicização e elaboração de questões em torno dos teatros negros brasileiros, conectando quatro territórios criativos: Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e São Paulo.

Através de leituras de textos dramatúrgicos, bibliográficos, críticas teatrais e arquivos audiovisuais de teatro, a atividade deseja criar um espaço que entrelaça aulas expositivas e dialógicas, a fim de se aproximar dos pensamentos estéticos e políticos que envolvem a cena teatral negra contemporânea.

SABERES ESPIRALARES: SOBRE TEATROS NEGROS E A CENA CONTEMPORÂNEA [PRETA]

Lorenna Rocha

O curso promove encontros regulares para apresentação, historicização e elaboração de questões em torno dos teatros negros brasileiros, conectando quatro territórios criativos: Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e São Paulo.

Através de leituras de textos dramatúrgicos, bibliográficos, críticas teatrais e arquivos audiovisuais de teatro, a atividade deseja criar um espaço que entrelaça aulas expositivas e dialógicas, a fim de se aproximar dos pensamentos estéticos e políticos que envolvem a cena teatral negra contemporânea.

ESTUDOS COMPARTILHADOS DA CENA CONTEMPORÂNEA

Daniele Avila Small

Com 12 edições realiadas a partir de 2020, a proposta do curso é promover encontros regulares para apreciação e discussão de questões e procedimentos das artes cênicas na contemporaneidade, especialmente do teatro, a partir de recortes de registros audiovisuais de espetáculos. A exibição de cenas gravadas de determinadas peças serve como mote para o desenvolvimento dos debates. 

CRÍTICA DE ARTISTA | CRÍTICA DE ARQUIVO

Daniele Avila Small

A ideia de CRÍTICA DE ARTISTA tem sido objeto de reflexão da crítica e curadora de teatro Daniele Avila Small desde o início da sua pesquisa que resultou na publicação do livro O crítico ignorante – Uma negociação teórica meio complicada (7Letras, 2015) e ao longo das atividade da revista eletrônica Questão de Crítica (desde 2008). Voltado para artistas, estudantes e pesquisadores, o curso se propõe a refletir sobre a crítica como uma escrita criativa, que pode assumir formatos diversos para propor um diálogo inventivo com os espetáculos.

AS ARTES CÊNICAS E A FOTOGRAFIA

Guto Muniz

O envolvimento da fotografia com as artes cênicas requer um mergulho neste riquíssimo universo, na sua capacidade de senti-lo e expressar tais sentimentos através da imagem fotográfica.

Neste curso, o participante é conduzido pelas diferentes artes e diferentes espaços de apresentação a partir da experiência de Guto Muniz construída em 35 anos dedicados a essas artes e à fotografia.

BOLSAS DE ESTUDO (PARCERIA)

O Núcleo FAC  agora é parceiro do Trilhas da Cena. Através desta parceria, todos os assinantes  da campanha de financiamento coletivo do Trilhas que desejarem, poderão participar de sorteios de bolsas de estudos integrais para os cursos de artes cênicas oferecidos pelo FAC.
Para conhecer mais sobre a campanha, tornar-se um assinante e poder participar dos sorteios, acesse catarse.me/trilhasdacena

A atualização dos dados desta página bem como a veracidade das informações nela contidas são de responsabilidade de Núcleo FAC.

Caso encontre um erro ou divergência de dados, favor entrar em contato com ele a partir dos links acima ou envie mensagem para fac@nucleofac.com.br

Pular para o conteúdo